Programa Vizinhança Solidária Funciona? Câmeras e Telefone

Na busca pela consolidação da Cultura da Paz, as forças policiais, em especial no caso da Polícia Militar, vem participando cada vez mais ativamente de ações sociais na comunidade. O intuito principal é aproximar a polícia e os cidadão comuns, criando uma relação de confiando ao invés de medo.

Atualmente existe, inclusive, uma área da polícia voltada exclusivamente para programas sociais, chamada de Polícia Comunitária. Entre as diversas ações do grupo, uma tem ganhado bastante destaque: Programa Vizinhança Solidária. E é sobre esse programa que falaremos a partir de agora. Fique com a gente até o final do texto e faça uma boa leitura.

cameras-e-telefone-programa-vizinhanca-solidaria Programa Vizinhança Solidária Funciona? Câmeras e Telefone

Programa Vizinhança Solidária

O Programa Vizinha Solidária, conhecido também pela sigla PVS, foi criado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e utilizado especialmente pela Polícia Comunitária. O programa tem como intuito principal unir as pessoas que foram separadas devido ao modelo atual de sociedade que vivemos.

Se anos atrás existia o hábito de visitar pessoas, levar pratos para dar boas vindas aos novos vizinhos ou costume de juntar a família e os pratos de comida em datas comemorativas como natal e ano novo, hoje, a maioria sequer sabe o nome do vizinho que mora no apartamento ao ao lado.

Essa nova formar de conviver (em partes) com outras pessoas possui diversos motivos. Entre eles, o principal é a insegurança. Para chegar a essa conclusão basta considerar que hoje os pais já não possuem a liberdade e sensação de segurança necessária para permitir que seus filhos brinquem na porta de casa as mesmas brincadeiras que eles brincaram anteriormente.

Esse medo somado as ferramentas que estão ao nosso alcance atualmente, temos pessoas, desde crianças até idosos, trancados dentro de suas respectivas casas, interagindo com o mundo lá fora apenas através de uma tela de celular, computador ou tablet.

O objetivo do Programa Vizinhança Solidária é transmitir a segurança necessária para que os vizinhos interajam, e que a partir dessa interação, a confiança de ambos se estenda também para a instituição.

programa-vizinhanca-solidaria-sao-paulo Programa Vizinhança Solidária Funciona? Câmeras e Telefone

Como funciona o Programa Vizinhança Solidária

Na prática, o Programa Vizinhança Solidária da Polícia Militar de São Paulo funciona da seguinte maneira:
A participação no programa é 100% voluntário. Sendo assim, o grupo que se candidatar voluntariamente para participar, terá entre eles um mediador, que é chamado de Tutor.

O Tutor será definido pela própria Polícia Militar, e ele será o principal mediador na relação entre os moradores e a Polícia Militar.

Esse tutor, juntamente com os outros participantes do programa possuem a função de se aproximarem uns dos outros e aproximarem a vizinhança como um todo, buscando entender quais os motivos de insatisfação, quais as melhorias desejadas e necessárias, assim como o que causa sensação de insegurança.

A partir dessas informações obtidas nessas reuniões e através de reuniões entre os moradores e Polícia Militar, que acontece de forma regular, a intenção é resgatar a sensação de segurança e também o amor ao próximo na comunidade.

Para participar do Programa Vizinhança Solidária, basta comparecer a Companhia da Polícia Militar de São Paulo mais próxima do seu endereço e informar sobre o interesse.

Até o momento esse tem sido o projeto da Polícia Militar mais aderido e que vem trazendo mais resultados na sociedade.

programa-vizinhanca-solidaria-policia-militar Programa Vizinhança Solidária Funciona? Câmeras e Telefone

Câmeras no Programa Vizinhança Solidária e Telefone

Pensando além da ideia inicial do Programa Vigilância Solidária, algumas empresas disponibilizam a opção de fornecer produtos como câmeras e alarmes, para que os vizinhos consigam, de forma mais ativa, informarem caso notem assaltos ou qualquer outro movimento suspeito.

A câmera ou as câmeras disponibilizadas são colocadas em posição estratégica, de maneira que faça a cobertura de toda a rua ou pelo menos das casas que aderiram ao programa.

As imagens das câmera serão disponibilizadas, caso seja solicitado, e podem também ser visualizadas 24 horas por dia, todos os dias, tanto ao vivo, quanto as gravações.

O valor da câmera e do monitoramento é igualmente dividido entre os moradores.

A ideia é que caso ocorra qualquer situação diferente ou suspeita, os vizinhos visualizem, informem uns aos outros e consigam imediatamente entrar em contato com a Polícia Militar para pedir ajuda quando necessário.

Vale ressaltar ainda que essa opção de câmeras, não faz parte do Programa da Polícia Militar, mas são responsabilidade de empresas privadas que possuem produtos ou serviços com o mesmo nome do programa ou nomes parecidos e que a princípio podem confundir o morador. Para contratar o serviço de uma das empresas privadas disponíveis, basta entrar em contato diretamente com a empresa desejada.

Clicando aqui você terá acesso a uma delas.

A Polícia Militar ressalta ainda que em caso de qualquer emergência, independente da presença do Programa Vizinha Solidária ou não, o telefone para contato permanece sendo o 190.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Programa Vizinhança Solidária Funciona? Câmeras e Telefone O site mais atualizado de 2024!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário