Puma História da Marca: Quem é o dono, fundador e curiosidades

A Puma é atualmente uma das principais marcas mundiais de artigos esportivos. E pensar que tudo começou por conta de uma briga familiar entre irmãos na Alemanha. Afinal de contas nem tudo são flores.

puma-historia-da-marca-quem-e-o-dono-fundador-e-curiosidades-1 Puma História da Marca: Quem é o dono, fundador e curiosidades

Mas por conta desse desentendimento, um deles optou por criar uma fábrica de artigos esportivos em 1948, apenas três anos após o término da segunda guerra mundial. Quando milhões de pessoas perderam suas vidas no momento mais triste da história da humanidade.

Então neste contexto de reconstrução do país surgiu a Puma, que na época nem se imaginava que poderia ser a gigante que é hoje. Quando se fala em grandes marcas de produtos esportivos no mundo, essa de origem alemã certamente é uma das principais. Até porque é uma das mais conhecidas globalmente.

Quem foi o fundador da Puma?

O dono Rudolf Dassler após brigar com o irmão naquele ano, optou por fundar sua própria empresa de artigos esportivos, e provavelmente nem imaginava que ela seria tudo isso o que é nos dias atuais. Inicialmente a grande aposta foi na fabricação de chuteiras de futebol. No entanto como a Alemanha também é um país onde o fanatismo pelo esporte é gigante, fui ainda um grande sucesso.

Com o crescimento nos anos seguintes a Puma logo atingiu o mercado mundial. Por exemplo em 1962 já estava em mais de 100 países. Naturalmente como era um ano de Copa do Mundo, que aconteceu no Chile, isso também ajudou a expandir ainda mais a marca alemã.

Então isso era uma questão de tempo para que a Puma ficasse ainda mais famosa no mundo todo. Depois na década de 1970 Armin e Gerd os dois filhos de Rudolf Dassler, assumiram o comando da empresa, que também passou a ter uma parceria com a NBA, a liga profissional de basquete dos Estados Unidos.

Assim ao ter esse acordo de fornecimento de material esportivo para um dos campeonatos esportivos mais rentáveis do mundo, a Puma também cresceu bastante.

puma-historia-da-marca-quem-e-o-dono Puma História da Marca: Quem é o dono, fundador e curiosidades

Empresa também teve fase ruim

Gradualmente aquela empresa familiar no interior da Alemanha, já era uma multinacional de grande segmento. E com isso a Puma tinha a possibilidade de continuar crescendo e buscando mais sucesso. Contudo houve também um período de muita dificuldade, no início da década de 1990.

Assim mesmo sendo já uma respeitada marca internacional, a Puma quase fechou as portas e ficou um bom tempo no vermelho. Mas a partir de uma importante reestruturação de marketing a empresa voltou a crescer, e em 1993 já não estava mais no vermelho. Assim a Puma voltou a ser uma gigante e nunca mais parou.

Atualmente são mais de 800 lojas oficiais da Puma espalhadas pelo mundo. No momento atua em mais de 120 países ao redor do globo e de acordo com informações de empresas financeiras, a Puma hoje é a terceira maior empresa no ramo de artigos esportivos do mundo.

Aliás em um determinado tempo até mesmo o saudoso Pelé Rei do Futebol, já teve parceria com a marca alemã de artigos esportivos pelo mundo.

puma-historia-da-marca-quem-e-o-dono-fundador Puma História da Marca: Quem é o dono, fundador e curiosidades

Saiba mais sobre a Puma

A Puma definitivamente se consolidou neste nicho de artigos esportivos, até por conta da qualidade de seus produtos oferecidos no mundo todo. E como curiosidade o irmão de Rudolf Dassler, Adolf Dassler, fundou outra empresa, a Adidas também na Alemanha e uma das grandes concorrentes nos dias de hoje.

Mas voltando a falar sobre a Puma, essa empresa também vem apostando em um marketing agressivo. Por exemplo conta com a consagrada cantora Rihanna como sua embaixadora desde 2015. O que também de certa forma ajudou a impulsionar a empresa.

Outra questão também e não apenas para a Puma, é que ela não vende mais apenas artigos esportivos. Ela também aposta em uma moda própria com roupas para o dia a dia. O que também vem ampliando o leque de opções para os consumidores e que ajuda a empresa a se manter sempre em alta.

Inclusive com a onda fitness e muita gente buscando as academias de ginástica, é possível também esse crescimento de vendas de material de treino para o dia a dia. E a Puma tem uma grande diversidade de material desse tipo, garantindo uma importante onda de vendas e também de novos lançamentos.

Então hoje também é possível encontrar diversas lojas que vendem os produtos esportivos originais da Puma, e não apenas em lojas exclusivas. Como também em outras que estão no auge e que vendem grandes produtos de muitas empresas diferentes.

Mas apesar de todo o sucesso e do amplo crescimento, a Puma tem um problema, a pirataria. Isso porque os produtos não oficiais e falsificados sempre são um desafio a ser resolvido, já que custam mais barato que o original e são uma concorrência considerada desleal pela Puma nos últimos anos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Puma História da Marca: Quem é o dono, fundador e curiosidades O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário