Puma História da Marca: Quem é o dono, fundador e curiosidades
A Puma é atualmente uma das principais marcas mundiais de artigos esportivos. E pensar que tudo começou por conta de uma briga familiar entre irmãos na Alemanha. Afinal de contas nem tudo são flores.

Mas por conta desse desentendimento, um deles optou por criar uma fábrica de artigos esportivos em 1948, apenas três anos após o término da segunda guerra mundial. Quando milhões de pessoas perderam suas vidas no momento mais triste da história da humanidade.
Então neste contexto de reconstrução do país surgiu a Puma, que na época nem se imaginava que poderia ser a gigante que é hoje. Quando se fala em grandes marcas de produtos esportivos no mundo, essa de origem alemã certamente é uma das principais. Até porque é uma das mais conhecidas globalmente.
Quem foi o fundador da Puma?
O dono Rudolf Dassler após brigar com o irmão naquele ano, optou por fundar sua própria empresa de artigos esportivos, e provavelmente nem imaginava que ela seria tudo isso o que é nos dias atuais. Inicialmente a grande aposta foi na fabricação de chuteiras de futebol. No entanto como a Alemanha também é um país onde o fanatismo pelo esporte é gigante, fui ainda um grande sucesso.
Com o crescimento nos anos seguintes a Puma logo atingiu o mercado mundial. Por exemplo em 1962 já estava em mais de 100 países. Naturalmente como era um ano de Copa do Mundo, que aconteceu no Chile, isso também ajudou a expandir ainda mais a marca alemã.
Então isso era uma questão de tempo para que a Puma ficasse ainda mais famosa no mundo todo. Depois na década de 1970 Armin e Gerd os dois filhos de Rudolf Dassler, assumiram o comando da empresa, que também passou a ter uma parceria com a NBA, a liga profissional de basquete dos Estados Unidos.
Assim ao ter esse acordo de fornecimento de material esportivo para um dos campeonatos esportivos mais rentáveis do mundo, a Puma também cresceu bastante.

Empresa também teve fase ruim
Gradualmente aquela empresa familiar no interior da Alemanha, já era uma multinacional de grande segmento. E com isso a Puma tinha a possibilidade de continuar crescendo e buscando mais sucesso. Contudo houve também um período de muita dificuldade, no início da década de 1990.
Assim mesmo sendo já uma respeitada marca internacional, a Puma quase fechou as portas e ficou um bom tempo no vermelho. Mas a partir de uma importante reestruturação de marketing a empresa voltou a crescer, e em 1993 já não estava mais no vermelho. Assim a Puma voltou a ser uma gigante e nunca mais parou.
Atualmente são mais de 800 lojas oficiais da Puma espalhadas pelo mundo. No momento atua em mais de 120 países ao redor do globo e de acordo com informações de empresas financeiras, a Puma hoje é a terceira maior empresa no ramo de artigos esportivos do mundo.
Aliás em um determinado tempo até mesmo o saudoso Pelé Rei do Futebol, já teve parceria com a marca alemã de artigos esportivos pelo mundo.

Saiba mais sobre a Puma
A Puma definitivamente se consolidou neste nicho de artigos esportivos, até por conta da qualidade de seus produtos oferecidos no mundo todo. E como curiosidade o irmão de Rudolf Dassler, Adolf Dassler, fundou outra empresa, a Adidas também na Alemanha e uma das grandes concorrentes nos dias de hoje.
Mas voltando a falar sobre a Puma, essa empresa também vem apostando em um marketing agressivo. Por exemplo conta com a consagrada cantora Rihanna como sua embaixadora desde 2015. O que também de certa forma ajudou a impulsionar a empresa.
Outra questão também e não apenas para a Puma, é que ela não vende mais apenas artigos esportivos. Ela também aposta em uma moda própria com roupas para o dia a dia. O que também vem ampliando o leque de opções para os consumidores e que ajuda a empresa a se manter sempre em alta.
Inclusive com a onda fitness e muita gente buscando as academias de ginástica, é possível também esse crescimento de vendas de material de treino para o dia a dia. E a Puma tem uma grande diversidade de material desse tipo, garantindo uma importante onda de vendas e também de novos lançamentos.
Então hoje também é possível encontrar diversas lojas que vendem os produtos esportivos originais da Puma, e não apenas em lojas exclusivas. Como também em outras que estão no auge e que vendem grandes produtos de muitas empresas diferentes.
Mas apesar de todo o sucesso e do amplo crescimento, a Puma tem um problema, a pirataria. Isso porque os produtos não oficiais e falsificados sempre são um desafio a ser resolvido, já que custam mais barato que o original e são uma concorrência considerada desleal pela Puma nos últimos anos.
