Quais times podem virar SAF em breve no Brasil?

Desde o ano passado, após a regulamentação da lei que autoriza times de futebol possam virar empresas, alguns clubes brasileiros tradicionais como Botafogo, Cruzeiro, Bahia e Vasco passaram a ser sociedade anônimas, mais conhecidos como “SAFs”. Por isso, muitos se perguntam quais times podem virar SAF em breve no Brasil, então, a seguir veja maiores informações.

Quais-times-podem-virar-SAF Quais times podem virar SAF em breve no Brasil?

Quais times podem virar SAF em breve no Brasil?

Como visto até aqui, em 2023 foi regulamentada a lei que dá permissão aos times de futebol passem a ser empresas, então, clubes brasileiros como Vasco, Botafogo, Cruzeiro e Bahia passaram a ser “SAFs”. Por esse motivo, o mercado publicitário será movimentado com operações novas de compra. Assim, áreas de marketing e performance, patrocínios e eventos ficarão movimentados.

Desse modo, entenda melhor a seguir como será possível agitar todo esse ecossistema e como ficarão essas negociações. A maioria dos torcedores pensam que as SAFs se tratam de tábuas de salvação disponíveis para os clubes com problemas financeiros. Mas, antes é preciso entender como está o mercado atual e como ficam os times que precisam contar com aportes financeiros.

Atualmente, o mercado se encontra aquecido após ter atraído diversos aventureiros e isso é bastante arriscado, pois, quem dita o preço é a necessidade. Além disso, é o comprador quem manda na relação comercial e o mercado só ficará maduro após alguma das partes ficar em equilíbrio, tornando o preço mais justo. A onda atual está dividida em interessados a comprar os clubes que formam atletas e quem tenha boa localização e infraestrutura.

Então, os times com mais chances de virar SAF no Brasil são aqueles que se encontram mais baratos, que tenham mais investidores, que busquem engajamento e vão atrás da indústria de dados. Então, os times que veem o futebol como apenas um meio, tem mais probabilidade de entrar para o ecossistema.

No entanto, não esperado que muitos acordos sejam fechados esse ano, embora alguns já estejam em negociação, como por exemplo Curitiba, Atlético Mineiro e o Guarani. Pois, na verdade o mercado está caminhando para atingir uma maior maturidade. Além disso, é possível que o país se encaminhe para um modelo parecido com do México ou do Japão, em que as empresas compram parcelas de clubes de futebol. A estratégia é usada com intuito das empresas conseguirem captar os dados dos torcedores, além de aumentar o poderio regional, aumentando o poder político estadual, municipal e até mesmo federal.

SAF é a solução para os times com problemas financeiros?

Sendo assim, para muitos, o SAF é meio e não se trata do fim, pois, não é preciso que o clube vire uma SAF para que seja bem gerido, ao contrário. Na verdade, é possível criar amarras institucionais capazes de profissionalizar e permitir uma governança melhor, assumindo mecanismos de controle de risco. Mas, fazer isso sem parar de ser associativo, como por exemplo, o Barcelona e Real Madrid (da Espanha).

A SAF é uma maneira de você conseguir mais instrumentos para uma melhor gestão profissional, assim como em outros segmentos, que existem boas e más gestões. Além disso, é possível que o acionista invista pouco caso o clube esteja dando muitos prejuízos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Quais times podem virar SAF em breve no Brasil? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário