RG Validade: 10 anos, Tirar 2 Via

O Registro Geral (RG) é um documento de extrema importância conhecido por todos. O que muitos não sabem é que este, possui validade e deve ser atualizado! Assim, neste artigo, vamos falar sobre a validade do RG, que compreende um período de 10 anos, e sobre como você pode solicitar a segunda via do mesmo.

Diante disto, se você reparou que seu documento está envelhecido e desatualizado, mas não sabe se ele ainda é valido e nem como é o processo de solicitação da segunda via. Acompanhe este conteúdo até o final para esclarecer todas suas dúvidas.

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RG: Registro Geral

O Registro Geral (RG), ou carteira de identidade, é um documento utilizado em inúmeras situações pelos brasileiros, tanto para fazer novos documentos, como para realizar cadastros em diversos lugares. Desse modo, o RG é indispensável para os cidadãos brasileiros, e deve sempre estar com você para evitar qualquer tipo de transtorno.

Mas e quando ele é negado por ser muito antigo? Ele está fora da validade e não tem mais utilidade? Obtenha respostas para essas perguntas com uma explicação clara e objetiva.

RG: Validade

Embora muitos acreditem que o documento tenha validade de 10 anos, essa não é uma informação verdadeira, pelo menos por lei, porque existem momentos onde documentos com mais de 10 anos são aceitos. Mas como assim?

Para algumas situações, documentos que foram emitidos há mais de 10 anos não são considerados válidos, isso visando uma maior segurança para que sejam evitadas possíveis fraudes, já que nesse caso a foto presente no documento muito provavelmente  estará diferente de sua aparência atual. Então, ele pode ser negado por isso, mas ainda assim o documento passível de uso, uma vez que não existe nenhuma lei que coloque uma data de validade na carteira de identidade.

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RG: Porque devemos atualizá-lo?

Como citado acima, o documento desatualizado pode te causar alguns empecilhos e dificuldades em diversas situações, como em cadastros nos bancos, compra de imóveis, realização de provas de vestibular e concursos públicos, prova de vida do INSS, além de outros tantos locais que exigem um documento atualizado.

Portanto, unindo todos esses possíveis problemas causados pelo documento ser mais antigo, e a facilidade de solicitar uma atualização, recomendamos que você o mantenha sempre atualizado para não precisar sofrer um possível constrangimento, caso ele seja recusado.

RG: Onde tirar a 2 via?

Para solicitar a segunda via do documento, você pode ir até uma SSP (Secretaria de Segurança Pública) do seu estado, ou na Policia Civil e realizar o processo padrão adotado por estas instituições para emitir a segunda via.

Também é possível realizar a solicitação  remotamente através dos totens de atendimento espalhados em alguns pontos específicos, como nos metros e supermercados e o documento físico chegará por correio ou em algum dos postos que prestam esse tipo de serviço para que você retire no local.

RG: Documentos Necessários e Taxa de Emissão para 2 via

Para solicitar a segunda via da carteira de identidade, é necessário apresentar itens como foto 3×4, uma cópia ou a certidão de nascimento original e CPF original. Além disso, também é necessário pagar uma taxa para a emissão, exceto para o caso de ser apresentado um Boletim de Ocorrência, em situações de roubo. O valor da taxa deve ser consultado no local onde for fazer sua solicitação, devido a possíveis variações entre os estados e municípios.

No caso de mulheres com mais de 60 anos de idade e homens com idade superior a 65, há isenção da taxa de emissão. Vale citar também que, caso você constate algum erro de digitação no seu RG, em até 90 dias desde o primeiro contato com o documento, a taxa também é nula para a sua nova emissão.

RG: Instruções para Emitir a 2 Via

Se preferir realizar a solicitação presencialmente, você pode comparecer a um dos locais que realizam esses serviços (após fazer um agendamento prévio). Com os documentos exigidos em mãos você irá seguir os protocolos e aguardar o seu RG chegar à sua casa pelo correio, ou esperar ele chegar até o local escolhido para que você possa fazer a retirada.

Se você escolher solicitar de forma online, o processo pode ser feito pela internet, ao acessar o site adequado, que varia de acordo com as localidades, no estado de São Paulo por exemplo, esse procedimento pode ser feito pelo site do Poupatempo. Assim, os sites o direcionam de maneira muito intuitiva para emitir a 2 via, logo, com o envio dos documentos exigidos e a validação biométrica, o RG será entregue em sua casa ou em algum posto de atendimento (escolhido por você). Viu como é simples?

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Como você pôde notar no decorrer deste artigo, é de extrema importância manter sua carteira de identidade sempre atualizada, mesmo não tendo uma data de validade prevista por lei. Dessa forma, assim como te ensinamos de forma muito simples a solicitar sua segunda via do documento, não espere seu documento se aproximar muito dos 10 anos para ir atrás de sua renovação, faça isso o quanto antes!

Se você gostou e achou importante esse artigo para prevenir problemas provenientes da desatualização do seu RG, compartilhe com o máximo de pessoas possíveis para que ninguém passe por isso e se informem!

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Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
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