Qual é o símbolo da Crisma? Saiba o que significa
Mesmo que você não seja católico, conhecer o símbolo da Crisma e saber o que significa é essencial e vai ajudar em vários momentos. Pois a Igreja Católica Apostólica Romana é a mais famosa de todos os tempos e repleta de fatos curiosos.
Contudo nenhum de seus rituais é tão importante quanto o Batismo, que nos marca como filhos de Cristo e nos torna parte da Igreja. Assim um dos momentos mais importante na vida de uma criança é o Batizado, momento em que são escolhidos os padrinhos.
Porém existem outros momentos importantes na vida de um Católico, sendo a Crisma um dos principais. Também chamada de Confirmação, a Crisma simboliza algo único em nossas vidas e devemos passar pelo Sacramento se buscamos salvação.
Mas fique tranquilo, pois na matéria de hoje vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a Crisma e seus símbolos. Então se você é religioso ou quer conhecer mais detalhes sobre a Igreja fundada pelo Apóstolo Pedro, continue a leitura!
Crisma: para que serve o Sacramento de Confirmação
A Igreja Católica realiza diversos rituais que visam trazer o cristão para a salvação eterna, e o batismo talvez seja o principal deles. Porém o batizado é realizado quando o cristão ainda é um bebê, e alguns acabam não seguindo a fé quando adultos.
Em contrapartida muitos se apaixonam pela Igreja e seus ensinamentos e para esses religiosos existem outros momentos importantes. Um deles é a Eucaristia, momento em que o Católica toma a hóstia pela primeira vez e confessa seus pecados.
Dessa forma o adolescente já começa a fazer parte da Igreja e entende a importância que a religião possui. Contudo o Batismo ainda continua sendo um momento único, e por esse motivo em determinada idade precisamos confirmá-lo.
A Crisma é um momento de consciência sobre nossa fé e devemos preparar nosso espírito para receber o óleo sagrado. Pois a Unção é um dos rituais realizados no Crismando, que também deve escolher um padrinho ou madrinha.
Por fim mas não menos importante, a bênção deve ser dada por um Bispo cuja autoridade é ainda maior que a do Padre. Então se você faz parte da Igreja Católica, deve começar a se preparar para Crismar e tornar-se, de fato, um Católico.
E caso tenha mais dúvidas sobre esse ou outros sacramentos, saiba que pode tirar todas as suas dúvidas com o Padre de sua paróquia.
Símbolo da Crisma
Agora que já conhece a Crisma e sabe da sua importância para os Católicos, é hora de conhecer o seu símbolo. Pois como você já viu, a Confirmação do Batismo é uma etapa importante para a maturidade de nossa fé.
Contudo nem todos os religiosos já assistiram a uma celebração de Crisma, tornando os símbolos do Sacramento não muito populares. Afinal todos sabemos qual é a função da água no Batismo e quais os símbolos do Casamento.
Porém quando o assunto é crisma tudo muda, pois o evento não é tão popular como os exemplos descritos. O símbolo da Crisma é o óleo ungido, que é uma mistura feita de azeite de oliva e bálsamo e abençoada pelo Bispo.
O azeite usado na Crisma representa a unção, a saúde e a força e o bálsamo é o símbolo do perfume e da alegria. Assim o óleo representa a marca da Igreja no cristão e sua união com Deus.
Além disso temos o fogo cujo símbolo representa o amor de Deus, que deve arder em nossos corações e nos renovar. Então a Crisma tem como objetivo levar o fogo divino para nossas vidas, e nos transformar em discípulos de Jesus Cristo.
Sete Sacramentos
Por último vamos contar quais são os 7 Sacramentos da Igreja Católica, cuja importância vai muito além da religião. Pois a união e compaixão ensinadas pela Igreja é essencial para a formação de uma sociedade amorosa e com uma moral elevada.
Dessa forma se buscamos por uma vida próxima à Deus, precisamos seguir seus ensinamentos e realizar os sacramentos básicos. Cada um deles é feito durante uma fase diferente de nossas vidas e abaixo você confere quais são os 7 principais:
- Batismo: momento em que damos início à nossa fé e temos nossos primeiros padrinhos, escolhidos por nossos pais;
- Eucaristia: também chamada de 1ª comunhão, esse sacramento é o momento em que tomamos o sangue e corpo do nosso salvador, Jesus Cristo;
- Crisma: a Crisma é a confirmação do Batismo e serve para nos marcar como membros da Igreja;
- Reconciliação: momento em que confessamos nossos pecados e recebemos o perdão divino;
- Unção dos enfermos: sacramento que concede a graça divina aos doentes e aos idosos;
- Ordem: sacramento feito aos homens batizados que desejam atuar servindo a Deus como padres ou bispos;
- Casamento: união religiosa entre um homem e uma mulher, feita seguindo os preceitos estabelecidos pela Igreja Católica.
O site mais atualizado de 2024!