Qual o mês mais quente e o mais frio do ano 2024?

Em tempos de aquecimento global e de grandes mudanças climáticas o ano de 2024 já começa cheio de expectativas, principalmente para quem não gosta de calor. Afinal de contas o ano de 2023 já foi considerado o mais quente dos últimos 100 mil anos.

qual-o-mes-mais-quente Qual o mês mais quente e o mais frio do ano 2024?

Agora a expectativa é que continue piorando nos próximos anos. Ao menos que o homem comece a agir de forma imediata para tentar reverter essa situação tão preocupante. Mas para quem curte aquele friozinho, neste post vamos falar um pouco também sobre os meses mais frios de 2024. Isso naturalmente considerando a temperatura aqui no hemisfério sul.

De todo o modo o mais importante mesmo é que as pessoas consigam se preparar. Mas principalmente, que o poder público possa se preparar de forma adequada para minimizar os riscos de tragédias e riscos à vida das pessoas.

Mês mais quente de 2024

A expectativa para 2024 é que janeiro seja o mês mais quente, aliás nesses primeiros dias do ano já tem se mostrado assim. Inclusive muita gente está indo para a praia e curtindo os dias de sol e calor, no entanto nem só de sol e calor vive esse período. Isso porque, quando o calor fica muito extremo, pode colocar em risco a saúde das pessoas e até mesmo a vida de muitos, especialmente dos mais idosos e das crianças.

Além disso nesses dias de calor extremo, também há o grande risco de chuvas fortes. E isso pode ocasionar enchentes e deslizamentos repetindo a tragédia que aconteceu por exemplo, no verão de 2023 no Litoral Norte de São Paulo. Na ocasião mais de 53 pessoas morreram na cidade de São Sebastião, após uma chuva sem precedentes naquela região.

E isso tudo veio por conta do calor extremo e também o efeito do fenômeno El Niño. Consequentemente os eventos climáticos estão cada vez mais extremos, não apenas no Brasil mas também no mundo inteiro. Portanto é necessário termos ações rápidas para conter essa tendência, e também tomar cuidado durante esses tempos mais quentes.

qual-o-mes-mais-quente-e-o-mais-frio-do-ano Qual o mês mais quente e o mais frio do ano 2024?

Mês mais frio de 2024

Agora com relação ao frio se sabe que no Brasil o inverno chega em junho, mas como é um país de dimensões continentais, não se faz o mesmo frio em todos os lugares. Aliás tem lugares onde nem sequer faz frio durante este período.

Mas fazendo uma consideração geral o mês mais frio do ano em 2024 deverá mesmo ser em julho, no auge do inverno. E mais especificamente na região sul em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde se registram as temperaturas mais baixas.

Por exemplo cidades como São José dos Ausentes no Rio Grande do Sul, São Joaquim e Urupema em Santa Catarina, são as mais frias do país e costumam registrar as temperaturas mais baixas, abaixo de zero. Inclusive nessas cidades da região Sul costuma nevar bastante no período, algo raro em um país predominantemente tropical.

Inclusive essas cidades da região sul já se tornaram pontos turísticos e esperam receber sempre muita gente, que vão em busca de algo que, para muitos, é ainda inédito. Então para quem curte o frio, esse período julho de 2024 é o momento ideal para ir à região sul e curtir o melhor do inverno. E o melhor da neve nessas cidades, que já estão devidamente estruturadas para isso.

Ainda assim nesse período de frio extremo também há problemas, como falta de luz em alguns lugares. Além disso para pessoas em situação de rua, é sempre uma preocupação especial. Onde as prefeituras das cidades mais frias fazem uma verdadeira força-tarefa para resolver a situação e coloca-los em abrigos seguros.

qual-o-mes-mais-quente-e-o-mais-frio Qual o mês mais quente e o mais frio do ano 2024?

Tempos de temperaturas extremas

Enfim nesse período em que o aquecimento global e o El Niño estão em altas, as temperaturas costumam ficar extremas e bem evidentes em cada estação. Ou seja, no inverno o frio tem sido bastante rigoroso em algumas regiões, embora com menor tempo de duração.

Por sua vez o verão tem sido ainda mais quente, com um calor acima do normal e gerando todos os problemas citados anteriormente. E isso é algo que se observa também no hemisfério norte, na Europa por exemplo e até nos Estados Unidos, os verões estão sendo muito quentes. Países como a Alemanha e a França já registraram temperaturas acima dos 40º no meio do ano, quando é verão por lá.

Por sua vez o inverno também tem sido muito rigoroso com altos volumes de neve, principalmente em dezembro e em janeiro. E isso também vem sendo um problema para esses lugares com fechamento de escolas e comércios, além de falta de energia elétrica em algumas situações.

Mas em resumo, em se tratando de Brasil janeiro deverá ser o mês mais quente em 2024. Enquanto julho poderá ser o mês mais congelante deste ano, especialmente na região sul.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Qual o mês mais quente e o mais frio do ano 2024? O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário