Quantas páginas tem a Bíblia?
Saber quantas páginas tem a Bíblia pode ser útil para quem planeja estudar o livro sagrado, além de ser um fato curioso bem interessante. Porém por ser um livro sagrado para muitas religiões, o número de páginas costuma variar e as interpretações também, algo que torna a Bíblia ainda mais curiosa.

Afinal estamos falando de uma escrita antiga e que foi produzida com base nos ensinamentos de Deus e alguns de seus profetas. Dessa forma muitas religiões se apropriaram de partes do livro e criaram crenças baseadas nisso, espalhando o documento para todo o mundo.
Assim o livro se tornou o mais vendido de todos os tempos e é responsável pelo desenvolvimento social e moral humano. Contudo mesmo oferecendo histórias incríveis e que deixam claro a importância que o Criador tem em nossa vida, a Bíblia ainda tem curiosidades pouco conhecidas.
E na matéria de hoje vamos contar um pouco sobre a Escritura Sagrada, como ela foi escrita, quais tipos existem e a quantidade estimada de páginas.
Como a Bíblia foi escrita?
Em primeiro lugar vamos contar um pouco sobre o processo de escrita de um dos livros mais importantes para a humanidade. Porém um dos fatos curiosos mais legais sobre a Bíblia diz respeito à isso. Pois não existem datas exatas para as escrituras, tornando o documento ainda mais misterioso.
Além disso o Livro Sagrado é composto por diversos textos, escritos durante um período que durou alguns milênios, algo que torna a datação exata quase impossível.
Contudo existem algumas estimativas para as escrituras mais antigas e a seguir você confere quais são elas:
- Antigo Testamento: também chamado de Tanakh, os primeiros livros bíblicos foram escritas entre 1.200 a. C e 2 a.C;
- Pentateuco: Os cinco primeiros livros sagrados disponíveis na Bíblia são os mais difíceis de serem estimados, pois o autor ainda é desconhecido. Porém, de acordo com alguns estudos, foi Moisés o responsável por trazer ao mundo as informações ali disponíveis;
- Livros Históricos: Os livros históricos narram a trajetória do povo de Israel, durante a busca pela Terra Prometida e se encerra na época do Exílio Babilônico;
- Livros Proféticos: mais um exemplo de livros misteriosos, as profecias disponíveis na Bíblia é um conjunto de textos escritos em épocas diferentes. Dessa forma, não é possível estimar uma data exata para as escrituras, o que gera uma curiosidade absurda nos religiosos e nos céticos;
- Novo Testamento: O Novo Testamento é o principal livro para a fé Cristã, pois narra a história de Jesus Cristo com base nas escrituras feitas pelos apóstolos. Assim, estima-se que a maior parte dos livros tenham sido escritos entre os anos 60 e 100 d.C.

Tipos de Bíblia
Por ser um livro tão importante para a humanidade, a Bíblia passou por mudanças durante os anos, ganhando traduções diferentes, versões e até mesmo alguns conteúdos extras. Além disso muitas religiões criaram suas próprias versões e isso faz com que o número de páginas varie.
Então confira a seguir quais as principais versões bíblicas disponíveis para estudo:
- Bíblia Católica: A Igreja Católica é responsável por grande parte das descobertas sobre a Bíblia, sendo detentora da maioria dos escritos originais. Além disso, o livro católico reúne os principais textos do Antigo e Novo Testamento, tornando a Bíblia Católica uma das maiores;
- Protestante: A Bíblia Protestante tem como base os cânons usados pela religião Protestante, oferecendo aos fiéis textos do Antigo e Novo Testamento, assim como a Bíblia Católica. Porém, a principal diferença entre as duas é que na versão Católica temo os textos Deuterocanônicos;
- Bíblia Judaica: A Bíblia usada pelos Judeus é chamada de Tanakh e sua principal diferença para as demais é o uso de apenas um conjunto de texto. Pois, a religião tem em Moisés seu principal líder, e por conta disso utilizam apenas o Velho Testamento como base de sua fé.
Além disso cada uma das Bíblias descritas acima tem suas próprias versões, sendo possível encontrar livros infantis, de estudo e por aí vai. Assim os textos sagrados se tornaram as leituras mais acessíveis de todos os tempos, algo que moldou a sociedade como um todo.

Quantas páginas tem a Bíblia?
Agora que você já conheceu grande parte da história bíblica, é hora de conferir quantas páginas o documento possui. Pois nem todos os leitores do documento sabem que existem diversas versões e edições, o que torna quase impossível estabelecer um número médio.
Contudo vamos usar como base a primeira Bíblia escrita, cuja impressão foi realizada por Johannes Gutemberg, durante o século XV. Nessa primeira edição a Bíblia tinha cerca de 1.286, número que mudou bastante durante os anos e hoje temos livros com cerca de 1.500 páginas.
Além disso as fontes e tabulações mudaram muito e cada religião tem suas próprias versões, o que também interfere no número final de páginas.
