Quanto custa para entrar no Colégio Militar 2024: Mensalidade e Regras
O desejo de muitos pais é matricular o filho em uma escola militar, independente de qual seja, pois, sabem que eles terão uma educação de alto nível.
No território Brasileiro, temos um total de 14 colégios militares. E cada colégio Militar oferece uma quantidade diferente de vagas para suas instituições.
Aproximadamente 15 mil alunos estão inscritos em colégios militares em todo território Brasileiro, segundo dados do EB.
Além disso os Colégios Militares, são sob a administração direta do Exército Brasileiro, existem colégios de outras categorias, como as instituições escolares dos Bombeiros Militares e preparatórias da PM, que estão espalhados pelo território Brasileiro.
O que é colégio Militar?
É uma modalidade de ensino pedagógico, que se difere de outras unidades escolares públicas.
Os Colégios Militares, escolas militares, escolas públicas militares, entre outros modos parecidos, são colégios de qualidade no ensino público brasileiro.
São instituições que se inclinam para o Sistema de Ensino do Exército, oferecem ensino pedagógico, além de ter como base a legislação das escolas públicas brasileiras, a LDBEN.
Desde o 6° ano do ensino fundamental ao Ensino Médio. Esses colégios atendem um grupo de jovens com a faixa etária, de 10 á 17 anos.
Por um tempo, essas instituições de ensino, eram gratuitos, entretanto, hoje elas têm autorização de cobrar uma pequena mensalidade dos alunos.
Colégios Militares têm um projeto pedagógico diferente, que se fundamenta em um ensino ativo e em instrução por competências.
Isto é, eles instigam a solução de contratempos e a conjunção de matérias para lecionar capacidades aos jovens além do essencial fundamental para conduzir-se habilmente em vestibulares e afins.
Colégio Militar tem mensalidade?
Como dito em parágrafos acima, a tempos atrás não havia nenhuma mensalidade. A Educação Militar, originou-se gratuita, todavia receberam o direito da justiça, de cobrar pequenas taxas, de mensalidade.
Comparado a colégios de pontas, da rede privada, o preço não tem comparação. Mesmo sendo colégios de elevado grau de escolaridade. Porém, agora a média de valor é R$ 226 para Ensino Fundamental e R$ 251 para o Ensino Médio, segundo a Agência Brasil.
O Governo que contribui com a maior parte das despesas com a infraestrutura do colégio, dos professores, alunos, tarefas e afins. O governo tem um alto investimento em cada aluno do Colégio Militar.
Existe colégio militar particular?
Um ensino de qualidade deste nível, tem algumas possibilidades. Primeiramente, Colégios Militares são instituições públicas, que são financiada por administração governamental.
O que há são colégios cívico-militares privado. À primeira vista pode parecer similar, contudo não são idênticos. São colégios com inspiração na subordinação, educação firme e nos princípios cívicos.
Agora já sabe o que é esses colégios, como você pode colocar seu filho para ingressar em um colégio deste?
Como matricular meu filho?
Bom, se você não tem condição de custear o ensino em um colégio Cívico-Militar da rede privada. Você tem a possibilidade de o matricular nas Escolas Públicas Militares.
E para isso existe duas maneiras de ingresso. Primeiro por meio de amparo regulamentar, ou certame público. O que é amparo regulamentar, talvez esteja se perguntando. É um apoio regulamentário é para os filhos de militares.
Há um regimento que assegura a vaga para dependentes de militares brasileiros, a colégios militares.
Quais são os procedimentos para usar o amparo regulamentar?
- Pedir solicitação de vaga para o colégio militar.
- Solicitar um pedido ao Comandante da Instituição, intencionando a matrícula.
- Mostrar os documentos que confirme que tem direito à vaga.
- Fazer qualificação médica.
- Quitar o custo de material e realizar a matrícula.
Por tanto é indispensável que você saiba sobre o regimento dos Colégios Militares Brasileiros. Entre no site a seguir para ter acesso ao regulamento interno.
Não sou militar como matriculo o meu filho?
Bom, a única possibilidade de ingresso é por meio de concurso público. Porém somente as melhores notas conseguem entrar por meio do concurso público.
Os concursos públicos para Colégios Militares, são anuais, na mesma data para todos os colégios.
E este concurso é formado por algumas etapas:
- A primeira delas, a prova intelectiva, o “certame” propriamente dito, sendo classificatória. Ou seja, quem tirar a nota mais alta, tem certa preferência.
- Logo após fazem a Inspeção no Médico (Clínico Geral) e Dentista.
- Depois confirmação de exigências biográficos do candidato.
Todas esses testes são de correção eliminatória. Isto é, O candidato que vai melhor, avança as fases do concurso. De anterioridade, tenha-se a todo momento alerta a página da internet dos colégios militares, onde os editais são divulgados na íntegra.
Outros requisitos básicos são estes aqui:
- Ser brasileiro.
- Ter o Ensino Fundamental completo ou estar estudando o 5º ano do Ensino Fundamental (para vagas de 6º ano).
- Ter completado o 9° ano ou estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental (para vagas para o 1º ano do Ensino Médio).
- Estar adentro de completar a idade requerida, explicado antes.
- Não pode ter sido afastado por insubordinação de outro Colégio Militar.
- Possuir os documentos de identificação (RG) novo.
Agora você já está por dentro de praticamente todos os pormenores envolvidos para matricular alguém em colégios militares.
O site mais atualizado de 2024!