Quem precisa tirar o Novo RG: Prazo de Validade
O Registro geral de uma pessoa pode ser considerado o documento mais importante que ela possui. Isso porque nesse documento são reunidas diversas informações sobre o cidadão. Sem contar que em muitos estabelecimentos só é possível entrar mediante a apresentação do RG. Dessa forma, cada vez mais o governo faz esforços para que esse documento se torne mais completo e possa até mesmo, substituir o uso de outros documentos. Assim, recentemente foi implementado o Novo RG e as pessoas possuem um prazo de validade para fazê-lo.
Por isso, se você quer saber mais informações sobre o novo RG e o prazo de validade, basta continuar a leitura que nós te contaremos tudo o que você precisa saber sobre isso.
Informações sobre o Novo RG
Como dissemos, cada vez mais o governo traça estratégias para que seja possível fazer o controle da população através dos documentos. Dessa forma, atualmente o cidadão brasileiro possui atualmente dois documentos que podem ser considerados essenciais, o RG e o CPF. Através disso, alguns lugares fazem o uso do RG do cidadão e outros do CPF, o que em alguns casos pode acabar gerando confusão.
Pensando nisso, o governo federal criou um novo RG para que a partir disso pudesse ser possível unir o RG e o CPF, visto que hoje em dia a maioria dos documentos de RG das pessoas já possuem CPF. Com base nisso, algumas mudanças foram implementadas e com isso, em breve poderá ser implementado o novo documento de RG, que promete trazer muitos benefícios para as pessoas.
Dessa forma, o novo tipo de RG já entrou em vigor no mês de março e todos os institutos tem até o março de 2024 para se regularizar. No entanto, como comentaremos melhor ao longo do artigo, o prazo para que as pessoas regularizem o seu RG para o novo é um pouco maior.
Mudanças no novo RG
Então, a grande expectativa das pessoas é saber quais são as mudanças do novo RG, o que pode gerar curiosidade em muitas pessoas. Mas a realidade é que será um documento muito mais completo, com mais informações sobre a pessoa.
Dessa forma, através de um código QR Code o número do RG poderá ser checado, sendo essa a grande inovação.
Como emitir o novo RG 2024
Como vamos explicar ao longo do artigo de forma mais detalhada, o cidadão não precisará ir imediatamente fazer a nova emissão do RG. Mas caso se enquadre no tempo de validade, poderá fazer a solicitação.
Então, para fazer a emissão do novo RG, basta fazer como para o RG antigo. A pessoa deverá comparecer até um posto de atendimento da Secretaria de Segurança Pública, que pode ser em uma agência do Poupatempo no caso de residentes do estado de São Paulo.
Dados presentes no Novo RG
Dessa forma, a partir do Novo RG o que as pessoas vão experimentar é uma quantidade de dados muito maior. Com isso, apenas o novo RG já conseguirá por si só diminuir muitos dos documentos que são usados atualmente. Entre os dados que constaram no novo RG podemos citar:
- Identificação da república federativa do Brasil;
- Órgão que realizou a expedição do documento;
- Número do RG;
- Nome, data de nascimento, pais, entre outros dados que já constavam no RG anterior;
- Dados relacionados ao nascimento e ao casamento da pessoa;
- Foto no padrão 3×4;
- Digital do polegar do indivíduo;
- QR Code que servirá como uma espécie de código de barras;
- Zona de leitura mecânica, alinhado com a forma ditada pela OACI.
Assim, como podemos ver o novo RG será muito mais completo do que o RG usado anteriormente. Sem contar que, conta com uma funcionalidade que ainda não havia sido usada em documentos pelo governo federal, que é o QR Code.
A partir desse QR Code as pessoas conseguirão conferir a veracidade dos dados apresentados no RG com muito mais rigor. Isso porque a partir da leitura do QR Code já será possível conferir a veracidade dos dados e se aquele RG realmente foi expedido por órgãos legítimos.
Prazo de validade para fazer o novo RG
Mas uma dúvida que muitas pessoas podem ter é em relação a até quando o RG antigo será válido. Mas a resposta é bem simples! O antigo documento de identificação será válido pelo período de 10 anos para pessoas com até 60 anos. Para cidadãos com mais de 60 anos, o documento de RG antigo será válido por tempo indeterminado.
Essa mesma regra também vale para o RG atual. Ou seja, quem fizer sua emissão, terá a validade do mesmo por 10 anos, exceto para pessoas que possuem mais de 60 anos.
Isso foi feito para facilitar as datas para os cidadãos. Isso porque, o prazo continua o mesmo do RG antigo, que era válido por 10 anos. A única coisa, é que agora, quando a pessoa por emitir um novo RG, será o RG atualizado e não o RG do formato antigo.
O site mais atualizado de 2024!