Reajuste do INSS 2024: Valor
São mais de 30 milhões de pessoas, atualmente, que podem receber algum dos benefícios do INSS (Instituto Nacional de Segurança Social). Com a mudança do salário mínimo e da variação da inflação, pontos que variam anualmente, então o reajuste do INSS também é algo necessário. Sendo assim, sempre os benefícios estão sendo atualizados.
Com isso, veremos hoje neste artigo como esse reajuste funciona e qual é o valor do INSS em 2024.
O que é o INSS
O INSS ou Instituto Nacional do Seguro Social, é o órgão público que garante que os direitos do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), sejam recebidos pelos cidadãos.
O INSS foi criado em 1990 e trabalha em conjunto com a Secretaria de Previdência. Com isso, enquanto a secretaria é responsável por criar as regras do RGPS, o INSS garante que essas regras sejam cumpridas.
Por isso, é o INSS que faz o pagamento de benefícios, como a aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade, entre outros. Também, é através do órgão que você poderá solicitar benefícios a que tem direito.
Como funciona o reajuste do INSS 2024
Os valores dos benefícios dados pelo INSS, passam, todo ano, por um reajuste no valor. Em outras palavras, seu valor é atualizado.
Mas, essa mudança é calculada com base em quê?
Existem duas situações que fazem o valor do benefício ter que ser atualizado:
- Através de uma mudança nas regras relacionadas a algum dos benefícios. Regras essas que são ditadas pelo Poder Legislativo (Senado e Câmara) e Poder Executivo (Presidência da República). Sabe quando muda alguma lei relacionada à aposentadoria ou benefícios? Bom, assim o reajuste do valor muitas vezes é necessário, já que acompanha a nova legislação;
- Aumento do salário mínimo vigente. Como grande parte dos benefícios, principalmente a aposentadoria, acompanha o valor do salário mínimo oficial, então o reajuste no INSS se vê necessário;
Além dessas situações citadas acima, o reajuste no INSS também acompanha o valor da inflação. Isso acontece para que os valores pagos acompanhem a alta dos preços. Algo semelhante com o que acontece com o salário mínimo, por exemplo.
Mas esse aumento, tanto dos benefícios quanto do salário mínimo, leva em conta dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Este índice, basicamente, acompanha o poder de compra de pessoas que recebem até 5 salários mínimos.
O INPC é revelado mensalmente. Com isso, ao final do ano, é feito uma média dos dados de todos os meses. Sendo assim, no início de cada ano, se tem uma noção do aumento necessário, para benefícios e salário mínimo.
Com isso, em 2024 o reajuste do INSS acontece mais uma vez. Vejamos então agora o valor dessa atualização.
Reajuste do INSS 2024 valor
Como falamos anteriormente, o reajuste no INSS 2024 acompanha o valor do salário mínimo. Com isso, para quem recebe um benefício com o valor exato da remuneração base, ele acompanhará a atualização vigente.
Agora, para quem é beneficiário e recebe acima de um salário mínimo, o reajuste no INSS poderá ser maior do que 10%. Além disso, o tamanho do reajuste depende de quando você começou a ser beneficiado. Com isso, se for menos do que 12 meses, essa porcentagem de 10% vai descendo.
Lembrando que esse reajuste de acima de 10% é para quem recebe acima do salário mínimo. Mesmo que o valor seja um pouco acima, seu benefício entra nessa categoria.
Além disso, para quem recebe um benefício, que é calculado em cima do salário mínimo, ele também será reajustado.
Os valores da contribuição também são reajustados?
Sim, foram feitos reajustes com relação ao valor da contribuição para o INSS em 2024. Dependendo do valor do salário recebido, essa contribuição deverá chegar até 14%.
Com isso, você deve ficar atento ou atenta ao valor do seu salário. Conforme ele for sendo maior do que o salário mínimo, maior é o percentual de contribuição.
Quando os valores de contribuição e o reajuste nos benefícios do INSS 2024 começam a ser pagos?
Por se tratar de uma atualização que leva em conta o ano anterior, então os reajustes e o valor da contribuição passam a valer, geralmente, entre os meses de fevereiro e março. Com isso, seu benefício passa a aumentar automaticamente, bem como a porcentagem de contribuição sobre seu salário.
Isso acontece, pois o valor de janeiro leva em conta a contribuição de dezembro, do ano anterior.
Reajuste do INSS 2024 para o teto da aposentadoria
Além dos valores pagos, o teto da aposentadoria também passa por reajustes anuais. O teto da aposentadoria, é o valor máximo pago pelo INSS a aposentados. Com isso, ao se ter um reajuste no valor pago, o teto também pode subir.
Sendo assim, o teto também é calculado, levando em conta o valor do INPC. Com isso, então o valor máximo pago de aposentadoria poderá ser maior do que R$7 mil em 2024.
O site mais atualizado de 2024!