Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

Rescisão Trabalhista: Como Calcular

Publicado

em

A rescisão trabalhista nada mais é do que o processo formal para o fim do vínculo empregatício, ou seja, através desse processo que vai ocorrer o término do trabalho com a empresa que você está atualmente. Como se trata de um processo muito importante, é preciso entender todos os trâmites relacionados a ele e principalmente como fazer o cálculo final dos valores que você vai receber. 

rescisao-trabalhista-como-calcular-e1638627652487 Rescisão Trabalhista: Como Calcular

Diante de todas as etapas que estão relacionadas com a rescisão de contrato de trabalho, o que mais deixa as pessoas em dúvida é quanto ao cálculo do valor final que será pago, ou seja, o quanto a empresa deve para o funcionário no final desse período. Fazer essa conta não é algo difícil e vamos passar as orientações necessárias para que você saiba como proceder.

Rescisão Trabalhista Calculadora 2022

Se você também está com aquela dúvida sobre como fazer a rescisão trabalhista 2022, saiba que hoje existem até calculadoras e ferramentas específicas para ajudar nessa etapa. É importante fazer essa análise financeira para você poder comparar com o documento final que a empresa vai te disponibilizar. 

A empresa faz um apanhado geral dos valores que te deve e te envia para análise, você assina o contrato a partir do momento em que estiver em concordância com isso. O ganho de fazer a análise antes é que você tem uma referência sobre um valor aproximado que você deveria receber e depois poderá comparar se bate com o documento que a empresa enviou para você com os dados finais. 

Caso você não concorde com o valor da rescisão do trabalho, você pode pedir que a empresa faça uma segunda análise para corrigir algum ponto. Esse processo é super comum e as empresas tão bem abertas quanto a correção do documento, mesmo porque é algo que realmente pode acontecer algum erro mesmo.

rescisao-trabalhista-e1638627841365 Rescisão Trabalhista: Como Calcular

Como funciona a Rescisão Trabalhista?

Antes de você entender como fazer o processo do cálculo, é necessário entender como funciona a rescisão trabalhista. Somente a partir dessa estrutura é que você entende como fazer o cálculo final, por isso achamos importante deixar aqui algumas orientações nesse sentido. 

Siga as orientações abaixo para poder entender como fazer o cálculo da sua rescisão: 

  • Comece a fazer a conta a partir do mês elegível ou do último pagamento que você recebeu 
  • Você precisa considerar a proporcionalidade dos seguintes benefícios: salário, PLR (bonificação), 13° salários, férias e demais benefícios que você tenha direito
  • Existem alguns benefícios que podem ou não ser pagos em sua totalidade, como é o caso de funcionários que tem como benefício ações da empresa. É necessário entender como fica essa questão e o contrato que você assinou pode te ajudar nesse sentido
  • Motivo da saída (se for demissão sem justa causa, o cálculo final será maior)
  • Veja se a empresa vai ter liberar ou não do cumprimento do aviso prévio

Esses são os fatores principais que você deverá considerar na hora de colocar na ponta do lápis para entender como fazer a rescisão trabalhista. Mas se o cenário que você trabalha tem outras variáveis, é muito importante que você considere todas elas, principalmente benefícios como vale alimentação, refeição. Normalmente esses valores são pagos antes do início do mês e pode ser que se você não tenha cumprido o mês total, a empresa pode querer descontar o valor que não deveria ter sido utilizado.

rescisao-trabalhista-calculo-e1638627863690 Rescisão Trabalhista: Como Calcular

Rescisão Trabalhista Como Calcular?

Agora que você entendeu as variáveis que precisam ser analisadas para que essa rescisão seja feita, separamos aqui as instruções para você entender como calcular a rescisão trabalhista 2022. Essa dúvida também é bastante comum, mas ela é totalmente pautada nos itens que foram mencionados anteriormente.

  • Uma calculadora para a rescisão trabalhista poderá te ajudar e no site a seguir você pode encontrar esse recurso: https://www.vagas.com.br

A rescisão final varia muito de colaborador para colaborador, porque cada um tem uma realidade diferente, então não existe um processo padrão para você fazer esse cálculo. Além disso, depende muito das condições em que a pessoa está saindo da empresa. 

No caso de funcionários que foram desligados sem justa causa, a rescisão trabalhista acaba sendo muito maior, principalmente porque a empresa paga uma multa de 40% sobre o valor do FGTS do trabalhador. Alguns casos eles são liberados do aviso prévio e é indenizado por isso.

Na hora de fazer o cálculo da rescisão trabalhista 2022 é necessário colocar na ponta do lápis todas as variáveis que envolvem o trabalhador. Colocamos acima sobre a questão da demissão, mas também tem questões relacionadas ao cumprimento ou não do aviso prévio, algumas empresas liberam ou não e também tem o caso em que o próprio funcionário quer ou não cumprir.

Existem casos em que são tantas condições que precisam ser analisadas que a pessoa se sente mais confortável em pedir auxílio de um contador, veja se o seu caso é esse e contrate o serviço caso faça sentido para.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Rescisão Trabalhista: Como Calcular em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Redatora do HPG é Formada em Comunicação em Mídias Digitais pelo SENAI e em Jornalismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Larissa Silva é uma jovem mineira que vive em São Paulo e tem a redação como paixão, desde pequena amava ler muitos livros e pretende escrever alguns em breve.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.