Revisão Artigo 29 INSS: Quem Tem Direito

A Revisão Artigo 29 INSS, tem origem a partir da decisão judicial que foi tomada na Ação Civil Pública (ACP) de nº 0002320-59.2012.4.03.6183/SP, e que determinou o recálculo do valor de alguns benefícios, aplicando o percentual inicialmente fixado pela Lei nº 9.876/99.

Abaixo você poderá descobrir quem tem direito a Revisão Artigo 29 INSS, confira abaixo e boa leitura!

revisao-artigo-inss.jpg Revisão Artigo 29 INSS: Quem Tem Direito

Sobre a Revisão Artigo 29 INSS

A Revisão Artigo 29 INSS se trata do questionamento que envolve o cálculo da Renda Mensal Inicial (RMI) dos benefícios fornecidos por incapacidade.

Os benefícios fornecidos por incapacidades como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, concedidos entre 2002 e 2009, foram calculados de maneira errada.

De acordo com a regra, era determinado que os benefícios fossem calculados com a aplicação de 80% dos maiores salários de contribuição, porém, o INSS não procedia dessa forma e fazia o cálculo indevidamente. Os benefícios tinham base em 100% dos salários das contribuições.

Com isso, consequentemente houve a redução do valor devido para os segurados. O erro fez com que o Ministério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), a ajuizar uma Ação Pública contra o instituto.

Quem vai receber os valores da Revisão Artigo 29 INSS

Os valores vão ser liberados para aqueles que em 17 de abril de 2012, estava nas condições abaixo:

  • Tiveram o benefício cessado
  • Tiveram erro nos cálculos dos benefícios
  • Tinha até 45 anos da idade
  • Estava com alguns valores atrasados de até R$6 mil

quem-tem-direito-a-revisao-artigo-inss.jpg-e1646247077537 Revisão Artigo 29 INSS: Quem Tem Direito

Quem tem direito à Revisão Artigo 29 INSS

Todo segurado pode consultar se está no lote no final de abril, por meio do telefone 135, ou através do site Meu INSS e pelo aplicativo oficial. Siga o passo a passo para consultar seu direito à Revisão Artigo 29 INSS:

  • Acesse o site do Meu INSS
  • Informe o CPF e senha criada para acesso, ou cadastre-se
  • Clique em “Revisão de Benefício – Artigo 29” que está na barra superior, na cor azul
  • Na página seguinte, clique em “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29”
  • Pronto, você poderá ser informado se está incluído na revisão do lote ou não
  • Caso você não tenha nenhum valor, a mensagem será de “Consulta a Revisão Artigo 29 não retornou dados para o cidadão”.

E caso esteja incluído no lote após a liberação do valor, terá o prazo de 60 dias para realizar o saque. Porém, caso perca esse prazo, você poderá fazer a solicitação através do telefone 135 ou através do aplicativo Meu INSS. Veja os passos para acessar:

  • Acesse o site do INSS e faça o login, da mesma maneira do tópico anterior
  • Selecione a opção “Agendamento/Solicitações”
  • Clique em “Novo Requerimento”
  • Escolha o serviço necessário
  • Clique na opção “atualizar”
  • Verifique se os dados estão realmente corretos, e faça as devidas correções caso seja necessário
  • Depois clique em avançar
  • Forneça informações necessárias para concluir seu pedido
pagamento-revisao-artigo-inss.jpg Revisão Artigo 29 INSS: Quem Tem Direito

Como a Revisão Artigo 29 INSS será pago?

Para pagar a Revisão Artigo 29 INSS, será enviado uma carta para os segurados que possuem direito à Revisão, contendo todas as informações sobre o pagamento.

A carta vai indicar os valores que estão atrasados, e logo abaixo, as datas de pagamento. Caso você não receba a correspondência, consulte o benefício através da opção de consulta que explicamos, ou entre em contato com a Central de Atendimento do INSS, através do telefone 135.

O INSS não enviará correspondências aos beneficiários que fizerem jus a diferenças inferiores ou iguais ao valor de R$67,00.

Nesses casos, a diferença será paga pela ocasião da concessão de qualquer outro benefício, que venha a ocorrer no período de 01/08/2013 até 31/12/2024, atualizados em conjunto com a primeira mensalidade.

Todos os pagamentos são feitos em ordem de prioridade, de acordo com o que foi firmado na Ação Civil Pública. Sendo:

  • Benefícios ativos
  • Aos beneficiários mais idosos, que foram identificados na data da citação
  • Benefícios com valor menor da diferença apurada no processamento.

Todos os benefícios que possuem um requerimento administrativo da Revisão Artigo 29 INSS, sendo anterior a citação feita na Ação Civil pública, que estão enquadrados com o cronograma, observa a prescrição o quinquenal a partir do requerimento, a situação do benefício e idade do beneficiário.

Será observado o prazo prescricional de até 5 anos, a partir do final do cronograma, ou seja, a data de 31/12/2024. Assim, o beneficiário poderá requerer o pagamento administrativo das diferenças que não tenham sido pagas.

Como tirar dúvidas sobre a Revisão Artigo 29 INSS

Se o segurado tiver dúvidas sobre a Revisão Artigo 29 INSS, poderá acessar o site oficial do INSS ou ligar para o Telefone 135 para ser atendido pela Central, que vai te ajudar a fazer a consulta e resolver questões sobre os pagamentos.

O serviço de atendimento e consulta está disponível de segunda a sábado das 07:00 até as 22:00. Portanto, basta ligar em um desses horários para será atendido e tirar todas as duvidas que tiver referente ao recebimento do direito a Revisão Artigo 29 INSS, tudo é explicado de forma clara e objetiva.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Revisão Artigo 29 INSS: Quem Tem Direito O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário