Tempê (Tempeh) Tem Gosto de Quê? Como fazer, onde comprar e preço
Que a culinária brasileira é um sucesso isso todo mundo já sabe, mas não há problema algum em incrementar utilizando temperos, molhos e outras especiarias que fazem parte da cultura de outros países. Você sabe o que é ou já experimentou Tempê?
Veja com o que ele combina, qual o gosto que ele tem, aprenda a fazer e onde comprar e compare os preços, tudo isso e muito mais no artigo a seguir. Esperamos que goste e que faça uma boa leitura. E se já testou alguma receita usando esse ingrediente, não esquece de contar pra gente nos nossos comentários.
O que é Tempê (Tempeh)?
Ao longo dos anos a nossa cultura, especialmente em relação a culinária, se misturou consideravelmente com a culinária de outros países. Essa mistura deixou o sabor dos nossos alimentos ainda mais saboroso e atrativo.
Hoje em dia, conseguimos preparar pratos tipicamente brasileiros fazendo uso de molhos de origem americana, japonesa, entre outras origens. E conseguimos até reproduzir pratos típicos de outros lugares, usando ingredientes brasileiros.
Um dos alimentos que vem sendo utilizado no prato de muitos brasileiros é o Tempê, também chamado de Tempeh. Um alimento típico da Indonésia, feito da mistura de outros dois ingredientes, o fungo Rhizopus Oligosporus e grãos cozidos, ambos fermentados durante 22 horas.
O Tempê é um alimentos consideravelmente nutritivo e possui uma alta carga de proteínas, o que faz com que muito vegetarianos e veganos o incluam em sua alimentação. Pode ser utilizado somente um tipo de grão em sua composição, mas também pode ocorrer a mistura de mais de um tipo.
Além de nutritivo, o Tempê é muito mais saudáveis que alimentos ultraprocessados encontrados nas prateleiras dos super mercados. Assim como é rico em proteínas, 0 Tempê ou Tempeh é também uma fonte de fibras, não possui glúten, e é altamente digerível.
O alimento chega a conter mais de 100% do valor recomendado de fibras e 50% do valor recomendado de proteínas por dia, e não possui nenhum conservante.
Como fazer Tempê?
Agora que você sabe o que é Tempê e conheceu alguns dos seus principais benefícios, deve estar se perguntando se é possível fazer o seu próprio Tempê. E a resposta é: Sim! Você pode fazer o Tempeh em casa, mas para isso, vai precisar de uma massa chamada “massa mãe”, que é feita do próprio Tempê.
Sendo assim, será necessário comprar o Tempê. O Tempê usado na massa mãe deve ser especificamente um Tempeh repleto de pintinhas pretas, mostrando que ele já está embolorado. Após comprá-lo, corte em tiras finas e deixe secar. Se possuir um desidratador, é a opção ideal, caso não possua, coloque-o na janela, o importante é que fique em um local seco e quente.
Após completar a secagem, misture em um liquidificador com farinha de arroz (o dobro da medida do Tempê) e reserve em um pote bem fechado. Nessa etapa é importante que a mistura não tenha contato com a umidade.
O próximo passo é colocar duas xícaras de grãos de soja de molho na água durante uma noite inteira. Após o prazo, cozinhe os grão de soja em uma nova água. Quando eles estiverem amolecidos, coloque quatro colheres de sopa de vinagre de maça e aguarde até que cozinhem completamente. Depois de cozidos escorra toda a água e reserve até esfriar.
Misture esses grãos com 3/4 de colher de sopa da massa mãe preparada anteriormente e reserve novamente, dessa vez em uma forma para pães, preferencialmente de vidro, cobertos por um pano úmido. Coloque a forma em uma caixa e coloque-a em um local quente por 48h, é quando começará o processo de fermentação.
Depois de pronto, o Tempê pode ser conservado no congelador por até seis meses. Para utilizar, você pode cozinhar, assar ou fritar e utilizar os temperos da sua vontade.
Onde comprar Tempê?
Além de preparar o seu, você tem a opção de comprar o Tempê pronto. A oportunidade ideal para quem tem pouco tempo ou está buscando praticidade. Seja por curiosidade ou porque está iniciando no mundo da alimentação vegana ou vegetariana, vale a pena experimentar o Tempê.
Uma das maiores curiosidades de quem nunca comeu Tempê, é em relação ao sabor. Muito se perguntam “Tempê tem gosto de quê?“. E bom, aqueles que costumam comer o alimento afirmam que ele tem um sabor aproximado de nozes ou cogumelos.
No entanto, é claro que o sabor pode ser alterado dependendo dos temperos utilizados por você. Sendo assim, para cada pessoa, o alimento pode possuir um gosto particular.
E você, já comeu Tempê? Se a resposta foi sim, me conta aqui nos comentários qual o sabor dele. Em relação ao valor, é possível encontrá-lo a partir de R$ 16,00 e dependendo do tamanho ou composição pode custar até R$ 29,90.
O site mais atualizado de 2024!