Rodízio de carros está suspenso em SP Hoje

Na última quinta-feira dia 23, foi suspenso o rodízio municipal de veículos, por conta da greve dos metroviários de São Paulo. Desse modo, o rodízio de carros está suspenso em SP hoje e não há previsão ainda de voltar ao normal. Por isso, continuam valendo ainda o rodízio de placas para caminhões e as outras restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento, além da Zona Azul e as proibições de circulação de veículos nas faixas e corredores de ônibus.

rodizio-de-carros-em-sp Rodízio de carros está suspenso em SP Hoje

Rodízio de carros está suspenso em SP Hoje

Sendo assim, após a suspensão do rodízio,  carros que possuem com placas com final 7 e 8 podem circular na cidade sem limite de horário. Mas, por conta da greve dos metroviários ficou paralisado as linhas Azul, Vermelha, verde e Prata do Metrô na cidade de São Paulo. Além disso, as linhas lilás e amarela, operadas através da ViaQuatro e ViaMobilidade, estão com funcionamento normal.

Além do mais os trens da CPTM estão funcionando normalmente, de acordo com a companhia, no entanto, as transferências para as linhas verde, Azul e Vermelha do Metrô continuarão fechadas. Por outro lado, as transferências das linhas Diamante e Amarela ficarão com funcionamento normal nas estações Luz e Barra Funda.

De acordo com o Sindicato dos Metroviários a categoria estaria exigindo o pagamento de direitos, além do fim das terceirizações e que fosse aberto concurso público, por conta do quadro defasado de funcionários. Na madrugada dessa quinta, foi informado pelo sindicato através de um ofício enviado par direção do Metrô pedindo a liberação das catracas para os funcionários assumirem os seus postos de trabalho.

Por outro lado, a direção do metrô disse por nota que “não há justificativa para que o Sindicato dos Metroviários declare greve reivindicando o que já vem sendo cumprido pela empresa”. De acordo com a empresa, eles se esforçaram para entender as exigências do sindicato. No entanto, a situação econômica da companhia “não possibilita o pagamento de abono salarial neste momento”. Além disso, de acordo com o metrô teve “significativas quedas de arrecadação pela pandemia e não teve ainda o retorno total da demanda de passageiros, se comparada a 2019”.

Entenda como funciona o rodízio de carros em São Paulo:

Primeiro, para quem não sabe, a restrição de veículos circulando é válida de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, pela manhã, e das 17h às 20h, pela tarde. O funcionamento é pelo final da placa dos automóveis, até mesmo para os registrados em outras cidades não é permitido circular no centro expandido em algum dia da semana. No entanto, aos finais de semana, a circulação é livre para todos.

Além disso, essa restrição para veículos circularem é feita nas ruas e vias da cidade do Centro ou bairros em volta do centro histórico. É possível conferir no site da prefeitura de SP o mapa dos locais onde o rodízio de veículos é obrigatório. Se você for flagrado andando pelo centro no período do rodízio, levará infração média e deverá arcar com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

Mas, existem alguns tipos de passageiros e veículos que são isentos desse rodízio, não importa qual a placa, no entanto, é preciso efetuar um cadastro para ser liberado. De forma geral, é isento do rodízio veículos que façam serviços que sã essenciais para a população. Como por exemplo, táxis, médicos, transportes de cargas, transporte escolar, lotação e coletivo.

Além do mais, pessoas com problemas de saúde, gestantes, pessoas em tratamentos de doenças graves, entre outros, podem fazer a solicitação para se deslocar sempre que preciso independente do rodízio.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Rodízio de carros está suspenso em SP Hoje O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário