Acesse Nossas Redes Sociais

Encceja

Saiba o que é o Encceja 2022 e como funciona

Publicado

em

Esta terça-feira, 24 de maio de 2022, abrem as inscrições para o exame Encceja 2022. Os interessados ​​devem candidatar-se através do sistema Encceja até 4 de junho.

Os prazos também se aplicam aos pedidos de atendimento e tratamento especializado feitos em nome da empresa.

A participação é voluntária, gratuita e aberta a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham no mínimo 15 anos (primário) e no mínimo 18 anos no ensino médio até o dia da prova.

Este ano, para quem se inscreveu e perdeu o Encceja 2020, não há necessidade de justificar a ausência.

Também não há taxa de reembolso para aqueles que refazem o teste no qual faltaram no ano anterior. A medida foi tomada no contexto da pandemia convid-19 envolvendo a realização da edição passada.

No entanto, caso o participante não compareça em todas as áreas do conhecimento para o Encceja 2022, deverá justificar sua ausência caso pretenda voltar a inscrever-se para a próxima edição do exame.

Saiba-o-que-e-o-Encceja-e-como-ele-funciona Saiba o que é o Encceja 2022 e como funciona

O que é Encceja?

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para avaliar as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.

O Encceja é implementado pelo Inep em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação.

Os exames são administrados pelo Inep, mas a emissão de certificados e declarações de competência é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que assinam a Cláusula de Conformidade do Encceja.

Saiba-o-que-e-o-Encceja-e-como-funciona Saiba o que é o Encceja 2022 e como funciona

Tipos de aplicação do Encceja

Existem quatro aplicações para este teste, sendo eles;

  • Encceja Nacional para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL para residentes brasileiros privados de liberdade ou em cumprimento de medida socioeducativa;
  • Encceja Exterior para brasileiros residentes no exterior;
  • Encceja Exterior PPL, para estrangeiros moradores privados de liberdade ou submetidos a medidas de educação social.

As inscrições de fora do Brasil são feitas em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Objetivos do Encceja

Estabelecer uma referência nacional de autoavaliação de jovens e adultos, avaliando competências, habilidades e conhecimentos adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

Também possui o objetivo de construir uma referência nacional para jovens e adultos ao serviço da avaliações do setor de educação para estabelecer o processo de certificação do participante na fase de conclusão do ensino fundamental ou médio por meio do uso de resultados de testes.

Além de fornecer avaliações para corrigir o fluxo escolar; estabelecer, consolidar e divulgar seus resultados para uso na melhoria da qualidade da educação de jovens e adultos a oferta e o processo de certificação.

A autoavaliação dos participantes estabelece parâmetros que visam a continuidade de sua formação e sua inserção no mundo do trabalho, contribui para o desenvolvimento de pesquisas e indicadores educacionais no Brasil.

O Encceja é destinado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade e que atendem ao requisito padrão.

Decreto e Portaria nº 9.394, de 20.12.1996 e artigo 38, §§ 1º e 2º da Lei Básica (LDB): Para quem busca a certificação do ensino fundamental, idade mínima de 15 anos na data do exame; anos de idade e para aqueles que buscam a certificação do ensino médio.

Para se cadastrar, o cadastro deve ser feito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) expedido pela Receita Federal do Brasil.

O exame Encceja atende aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação vigente para os ensinos fundamental e médio.

São aplicados nos turnos da manhã e tarde ao longo do dia. As datas de aplicação são diferentes no Brasil e no exterior, assim como as provas para pessoas privadas de liberdade ou em cumprimento de medida socioeducativa.

O exame consiste em quatro testes objetivos, cada um com 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de tese. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento e seus respectivos componentes curriculares.

Saiba-o-que-e-o-Encceja Saiba o que é o Encceja 2022 e como funciona

Como realizar seu Login

Os participantes devem utilizar o login para acessar a plataforma gov.br. Caso não se lembre da senha da conta cadastrada, você pode verificá-la e recuperá-la de maneira simples.

É necessária uma senha, como para consultar o local da prova e outras informações no cartão de confirmação de inscrição, assim como o horário da aplicação.

Recuperação de Senha do Encceja

Para recuperar sua senha, basta acessar a página acesso.gov.br, inserir o CPF para verificação e clicar em Próximo.

Em seguida, clique em “Esqueci minha senha”.

Existem várias formas de recuperar sua conta: pelo aplicativo Meu gov.br, de um banco reconhecido, via internet banking com banco parceiro, via e-mail ou mensagem de texto (SMS). Os participantes devem escolher uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.

Agora que você já sabe todas as informações sobre o que é o Encceja 2022 e como funciona chegou o momento de agendar sua prova!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Saiba o que é o Encceja 2022 e como funciona em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.