Secretaria Digital Escolar: Boletim, Consulta
Se você é estudante ou professor no ensino da rede pública deve saber como realizar Consulta na Secretaria Digital Escolar, especialmente para acompanhar o Boletim Escolar.
Saiba que esse texto vai te ajudar a realizar esse procedimento. Aqui vamos trazer o passo-a-passo de como realizar Consulta na Secretaria Digital Escolar. Confira abaixo!
Consulta na Secretaria Digital Escolar: sobre o sistema
Inicialmente, é importante que você saiba que o sistema da Secretaria Digital Escolar busca auxiliar o acesso à informação de alunos, professores e, até mesmo, dos responsáveis.
Esse sistema é uma plataforma digital que oferece diversos serviços referentes à gestão administrativa na área de ensino, especialmente no que se refere ao boletim escolar.
Convém destacar que a plataforma oferece serviços para professores, alunos, pais ou responsáveis, que utilizam a rede de ensino pública.
Assim, se você se enquadra em alguma dessas categorias e deseja saber como utilizar os serviços da plataforma da Secretaria Digital Escolar não deixe de continuar acompanhando esse texto.
Secretaria Digital Escolar: Primeiro Acesso
O primeiro passo para obter o seu acesso ao sistema e realizar qualquer Consulta na Secretaria Digital Escolar é acessar o site oficial da plataforma clicando aqui.
É importante que você saiba que, se você ainda não possui cadastro no sistema e seja servidor, no segundo passo, você deverá selecionar a opção “Obtenha seu primeiro acesso”.
Então, você deverá informar o seu CPF e data de nascimento para que você consiga gerar o seu login e criar a sua senha, que você irá utilizar sempre que precisar acessar o sistema.
É importante que você saiba que os servidores somente conseguirão realizar esse procedimento a partir do dia útil seguinte de quando o RH atualizar o seu cadastro funcional.
Convém destacar que os alunos e pais ou responsáveis não precisarão realizar qualquer procedimento de primeiro acesso, basta seguir o procedimento que vamos trazer. Veja só!
Caso você seja aluno da rede pública de ensino, basta que você informe, no campo de login, o número do seu RA mais o dígito e a sigla do estado. É importante que você saiba que não deve haver qualquer traço, ponto ou espaçamento entre essas informações, além disso, a sigla deverá ser em minúsculo.
Caso você não saiba o número do seu RA, saiba que você poderá obtê-lo na secretaria de sua escola. Se você for o responsável por algum aluno da rede de ensino pública, saiba que você deverá informar, no login, o número do RG com dígito, além da sigla do estado do RG.
De igual forma, não deve haver qualquer traço, ponto ou espaçamento entre essas informações, além disso, a sigla deverá ser em minúsculo.
Por fim, você deve saber que o sistema da Secretaria Digital Escolar permite que você solicite uma nova senha de acesso caso você se esqueça. Vamos trazer o passo-a-passo no próximo tópico. Confira abaixo!
Secretaria Digital Escolar: Esqueceu a senha?
O primeiro passo que você deverá adotar caso tenha esquecido a sua senha de acesso é abrir a página de login, pelo link que trouxemos no tópico anterior, e clicar em “Esqueci senha”.
No segundo passo você deverá informar, entre as opções indicadas, quem você é. Saiba que o sistema da Secretaria Digital Escolar traz procedimentos para recuperação diversos.
Caso você seja aluno, deverá informar seu RA, dígito do RA, UF, nome de sua mãe, bem como a data do seu nascimento. Neste formulário você também deverá indicar um e-mail.
Se você for o responsável por algum aluno da rede de ensino pública, basta que você informe o seu CPF e continue realizando o procedimento indicado pelo sistema para recuperar sua senha.
Agora que você já sabe como realizar o seu primeiro acesso e como recuperar sua senha na Secretaria Digital Escolar vamos trazer o procedimento de um serviço disponível na plataforma. Veja só!
Secretaria Digital Escolar: Consulta do Boletim
É importante que você saiba, inicialmente, que tanto os responsáveis quanto os alunos que utilizam a rede de ensino pública poderão acompanhar o boletim escolar digital.
Destaca-se que esse serviço é essencial para quem deseja acompanhar a sua evolução escolar, sendo que o boletim digital possuirá as mesmas informações do boletim impresso.
Para realizar a Consulta do Boletim na Secretaria Digital Escolar, o primeiro passo que você deverá adotar é acessar a página inicial da plataforma. No segundo passo você deverá clicar no ícone correspondente ao boletim, que você irá encontrar abaixo do campo onde você realiza o seu login.
No terceiro passo você deverá clicar em “Acesse o boletim escolar”, encontrado abaixo do texto informativo sobre esse serviço. No quarto passo você deverá indicar o ano letivo em que deseja realizar a sua consulta, o número do RA do aluno, além da data de nascimento.
Por fim, você deverá digitar o código correspondente a imagem que irá aparecer abaixo do formulário.
Pronto! Agora que você já sabe o passo-a-passo de como utilizar os serviços da plataforma e como realizar a Consulta do Boletim na Secretaria Digital Escolar não deixe de aproveitar.
O site mais atualizado de 2024!