Siga Antenado: Quem Tem Direito, Cadastro

As famílias que fazem parte do CadÚnico (Cadastro Único) para Programas Sociais e que utilizam antenas parabólicas convencionais (TVRO) em capitais onde o 5G está ativado, podem fazer o agendamento para receber os kits com sinal digital.

A ação será coordenada pela Siga Antenado, com apoio do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), através do grupo de acompanhamento de Implantação das Soluções para Problemas de Interferência.

Mas algumas dúvidas podem surgir neste momento, por exemplo, quem tem direito ao Siga Antenado? Como fazer o cadastro? Por esse motivo, separamos explicações neste artigo, leia abaixo para saber mais!

o-que-e-a-siga-antenado.jpg-300x192 Siga Antenado: Quem Tem Direito, Cadastro
O que é o Siga Antenado?

A Siga Antenado chegou para acelerar a modernização de todos os domicílios que utilizam antenas parabólicas convencionais para assistir TV. Hoje, está disponível um sistema digital com a melhor qualidade de som e imagem, além de ser uma nova experiência para assistir televisão.

A transmissão de canais abertos de TV via satélite vai migrar da Banda C para Banda Ku, então todos os aparelhos devem ser trocados por outros mais modernos que vão garantir o acesso à programação gratuita.

A Siga Antenado é uma instituição sem fins lucrativos e não governamental, e será a responsável por apoiar a população durante o processo de migração das tecnologias de transmissão de TV via satélite.

Ela é formada por operadoras como a TIM, Vivo e Claro, que foram vencedoras em blocos nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa 3,5 GHz.

A distribuição da nova parabólica digital, sendo uma determinação criada pela Anatel, a Siga Antenado será responsável por garantir que os usuários não vão ter interferências entre o 5G e a transmissão via satélite da TV aberta no Brasil.

Ela também vai distribuir e fazer a instalação dos kits gratuitos da nova parabólica digital para as famílias que estiverem cadastradas nos programas sociais do Governo Federal.

direito-ao-kit-siga-antenado.jpg-300x200 Siga Antenado: Quem Tem Direito, Cadastro
Quem tem direito ao kit Siga Antenado?

Tem direito ao kit do Siga Antenado todas as pessoas que têm a antiga antena parabólica e aquelas que fazem parte de programas sociais, que podem solicitar a troca.

Porém, a transição deve ser gradual, uma vez que o 5G ainda não está funcionando em todos os lugares do Brasil. Até agora, essa nova tecnologia alcançou apenas 12 capitais. Veja quais foram elas:

  • Brasília
  • Belo Horizonte
  • João Pessoa
  • Porto Alegre
  • São Paulo
  • Curitiba
  • Goiânia
  • Salvador
  • Rio de Janeiro
  • Vitória
  • Florianópolis
  • Palmas

Requisitos do Siga Antenado

Para conseguir receber o kit de antena digital de forma totalmente gratuita pelo Governo Federal, é necessário cumprir alguns requisitos do Siga Antenado. Confira quais são eles:

  • Estar devidamente inscrito no CadÚnico
  • Fazer parte de algum programa social que tenha o CadÚnico como critério (como o auxilio Brasil)
  • Ter uma antena parabólica tradicional instalada e em uso

No início, a instalação será feita para os moradores das capitais que listamos no tópico anterior. Então, aqueles que vivem em alguma dessas 12 cidades que já receberam o 5G, podem solicitar o kit de antena digital.

De acordo com o Governo Federal, os moradores de Fortaleza, Campo Grande e Natal também estão autorizados a solicitar a troca dos equipamentos na Siga Antenado.

Quem não tem direito ao Siga Antenado?

De acordo com o que foi informado na Anatel, um técnico será enviado para realizar a instalação do novo equipamento. Mas, antes de realizar o procedimento, esse funcionário vai avaliar se a família realmente está apta a fazer a troca.

Veja quem não tem direito ao kit de antena digital que está sendo atualizado no Siga Antenado:

  • Todos aqueles que descumprirem um ou mais requisitos listamos acima
  • Morais que possuem a antena digital, também conhecida como “Espinha de Peixe”
  • Casas com TV por assinatura
  • Casas que tenham antena parabólica, mas que não estejam conectadas a televisão ou quebrada

solicite-o-kit-siga-antenado.jpg-300x169 Siga Antenado: Quem Tem Direito, Cadastro
Solicite o kit da Siga Antenado

Se você tem dúvidas se está devidamente inscrito no CadÚnico e cumpre todos os requisitos do benefício, antes de fazer a solicitação do novo equipamento é necessário confirmar o seu cadastro.

Para isso, você deve acessar o site oficial da base de dados, preencher todas as informações necessárias e clicar em “emitir”, gerando o certificado.

Se estiver apto a receber o kit de antena digital, com a instalação gratuita da Siga Antenado, a família deve solicitar por telefone ou via digital.

A primeira forma de conseguir é entrando em contato com a Anatel através do número: 0800 729 2404. Aqueles que quiserem fazer o pedido através da internet, veja abaixo:

  • Entre no site oficial do Siga Antenado
  • Abra o menu que está localizado no canto superior esquerdo (os três tracinhos)
  • Vá em “Programa de distribuição de kits gratuitos” e depois clique em “Agende aqui”
  • Após ser redirecionado, seleciona qual identificação será usada (CPF ou NIS)
  • Informe o número do cadastro escolhido e responda o questionário
  • Escolha uma data e horário para a instalação do kit digital para CadÚnico

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a Siga Antenado, sobre o cadastro ou se precisa de mais informações, acesse o site que indicamos do grupo responsável pela instalação.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Siga Antenado: Quem Tem Direito, Cadastro O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário