Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Simples Nacional 2022: Consultar Optantes

Publicado

em

O Simples Nacional 2022 é um tributo voltado aos microempreendedores e as pequenas empresas. Portanto, as regras de cobrança e as modalidades do pagamento também possuem diferenças para o público.
Veja abaixo como consultar optantes< do Simples Nacional 2022, e saiba mais sobre a importância desse regime tributário.

simples-nacional Simples Nacional 2022: Consultar Optantes

O que é o Simples Nacional 2022

O Simples Nacional 2022 é uma forma de regime tributário que foi desenvolvido para incentivar os cidadãos brasileiros a abrirem uma empresa, conquistando a própria independência financeira.

Através dele, os microempreendedores e as pequenas empresas conseguem fazer a arrecadação dos impostos em apenas uma única guia, seja ela municipal, estadual ou federal, incluindo os que estiverem relacionados à previdência.

O Simples Nacional foi criado em 2007 e depois reformulado em 2008, permitindo que as empresas com faturamento anual de até R$4,8 milhões, consigam acesso a alíquotas diferentes que vão variar de acordo com o rendimento da área de atuação.

Com essa mudança foi possível proporcionar diversos benefícios para os empreendedores, pois antes disso, eles precisavam recolher os tributos em guias diferentes e depois as alíquotas eram proporcionais a aquelas destinadas às grandes corporações.
O Simples Nacional é de responsabilidade administrativa do Comitê Gestor, que possui oito órgãos integrantes de seu posto, sendo quatro da RFB, dois do Estado e também do Distrito Federal e mais dois órgãos municipais.

Documento de Arrecadação do Simples Nacional 2022

Para aqueles que optarem por este regime tributário devem pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que deve ser feito mensalmente.

Este documento é uma guia única de pagamento único com todos os tributos, de acordo com o ramo e faturamento de cada empresa. Através dele, é recolhido impostos como:

  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica
  • Contribuição Social do Lucro líquido (CSLL)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
  • Contribuição Patronal Previdenciário (CPP)
  • Imposto sobre Serviços (ISS)
  • Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
  • Produtos Industrializados (IPI)

O DAS é emitido através do , e possui vencimento no dia 20 de cada mês.

high-angle-view-male-accountant-checking-financial-document_1098-18854 Simples Nacional 2022: Consultar Optantes

Optantes do Simples Nacional 2022

Por se tratar de um regime de recolhimento de tributos dos microempresários e das pequenas empresas, existem os pré-requisitos estabelecidos e fundamentais para o enquadramento na categoria, como o faturamento anual que não poderá ultrapassar o valor de R$4.8 milhões.

Entre todas as empresas podemos encontrar as que atuam como comércio, prestação de serviços, indústrias e muitas outras.

Veja abaixo uma lista com alguns negócios que podem ser optantes do Simples Nacional 2022 :

  • Agências de turismo
  • Clínicas médicas (odontológicas ou terapêuticas)
  • Salões de beleza
  • Empresas de serviços administrativos (contabilidade ou tecnologia
  • Lojas virtuais
  • Empresas que realizam consultoria

Empresas que não podem ser optantes do Simples Nacional 2022

Assim como temos as que são permitidas, também temos as que não podem ser optantes pelo Simples Nacional 2022. Veja quais são elas de acordo com os critérios:

Ser sócio de pessoa física que possui outras empresas que são optantes pelo Simples Nacional e com receita superior ao permitido anualmente

  • Empreendedores que são sócias de outras pessoas jurídicas
  • Empresários que tem participação no rendimento de outras empresas
  • Empresários que praticam atividades relacionadas a alguma instituição financeira
  • Possuidores de débitos com impostos e outros encargos gerais.
  • Empresas que possuem filiais ou algum representante com sede no exterior

simpol-national Simples Nacional 2022: Consultar Optantes

Consulta optantes no Simples Nacional 2022

Para fazer a consulta de Optantes do Simples Nacional 2022, e conseguir verificar se a sua empresa adota o regime é muito simples.

Acesse o site da Receita Federal e informe o seu CNPJ ou o da empresa que deseja ver as informações, depois clique em “consultar”.

Após fazer isso, será gerado o documento com diversos campos relacionados ao Simples Nacional. Nele também é possível ver se a empresa é ou não optante pelo regime.

Também será exibido o campo “Situação atual” para analisar a permanência no regime, com data de ingresso, e outras informações. Portanto, todo processo de consulta é feito através da internet, mas o empresário pode precisar de ajuda de um contador para guiá-lo no processo.

A tributação é feita sobre a receita bruta e não pela líquida, e algumas empresas poderão pagar os impostos mesmos que fizeram os registros de perdas.

Usando os dados do Simples Nacional 2022

Agora é possível ver as informações relacionadas a consultas do Simples Nacional 2022, assim como verificar os pré-requisitos para conseguir optar pelo regime tributário, realizando consultas para micro ou pequenas empresas, quanto para aqueles cadastrados como MEI.

Com todos estes dados em mãos, é possível ter todos os detalhes relacionados a sua empresa ou, caso seja um profissional de contabilidade, fazer uma pesquisa sobre a situação fiscal dos clientes.
É importante lembrar que as alíquotas variam de acordo com a CNAE de cada atividade exercida, assim como as faixas de faturamento podem ser consultadas nos anexos da Lei Complementar n°123. Portanto, sempre consulte o valor para fazer planejamentos em suas finanças para pagamento.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Simples Nacional 2022: Consultar Optantes
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Programas Sociais

CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro

Publicado

em

Você já deve saber que alguns Estados do Brasil já adotam o sistema conhecido como CNH Social. Um bom exemplo disso é o Estado do Maranhão.

Veja abaixo, neste texto, mais informações sobre a CNH Social DETRAN MA 2022.

Não perca!

cnh-social-detran-ma CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro

CNH Social DETRAN MA 2022: sobre o programa

A CNH Social é um sistema adotado por diversas localidades para fornecer habilitações para pessoas de baixa renda.

No programa CNH Social DETRAN MA 2022 é possível que os selecionados realizem todo o procedimento de realizar a sua primeira habilitação sem o pagamento de qualquer taxa.

É importante que você saiba que os serviços relacionados com a CNH são de competência estadual. Dessa forma cada localidade poderá estabelecer seus regramentos próprios.

E com a CNH Social DETRAN MA 2022 isso não é diferente.

Este estado possui uma preocupação maior com o fornecimento de habilitação para os seus jovens cidadãos com o programa CNH Jovem.

O programa CNH Jovem é similar com a CNH Social, porém é destinada ao público de 18 a 21 anos de idade.

Outra informação que você precisa saber sobre a CNH Social DETRAN MA 2022 é que ela é realizada em edições.

O estado do Maranhão, para promover uma edição da CNH Social deverá verificar a quantidade de vagas que o orçamento irá permitir.

Depois, haverá a divulgação do programa CNH Social DETRAN MA com os requisitos e com o prazo de inscrição.

Assim, se você tiver interesse em participar do programa da CNH Social  deverá ficar de olho em todas as novidades no site do Detran.

Assim que lançar uma edição do programa CNH Social você deverá analisar os requisitos exigidos.

Caso você cumpra todos os requisitos, basta você cadastrar no programa CNH Social DETRAN MA 2022 e aguardar o resultado do programa.

Veja as principais informações sobre a última edição do programa!

cnh-social-detran-ma-cadastro-2 CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro

CNH Social DETRAN MA 2022: Requisitos

É importante que você saiba que a última edição da CNH Social DETRAN MA foi destinada ao público jovem.

Sendo assim, um dos requisitos era que o candidato deveria ter entre 18 a 21 anos de idade.

Além disso, para participar do programa CNH Social DETRAN MA 2022 é necessário que o interessado tenha cursado os três ano em escola da rede pública de ensino localizada no Maranhão.

O interessado também deverá ser residente no estado do Maranhão, ter realizado o último exame do ENEM e não ter condenação pela não observância das normas de trânsito.

CNH Social DETRAN MA 2022: Etapas

A seleção dos candidatos interessados no programa CNH Social normalmente é realizada em duas etapas.

A primeira etapa da CNH Social DETRAN MA 2022 é para o preenchimento de 50% das vagas, onde são selecionados os candidatos que mais pontuaram no último ENEM.

Em caso de haver empate entre as notas dos interessados ao programa da CNH Social DETRAN MA 2022 são adotados os seguintes critérios:

  • Maior idade
  • Maior nota na redação
  • Residente em município que integra o Sistema Nacional de Trânsito
  • Realizou primeiro a inscrição

É importante que você saiba que esses requisitos da primeira fase do programa CNH Social DETRAN  deverão ser seguidos na ordem indicada acima.

Para o preenchimento da outra metade das vagas da CNH Social DETRAN MA 2022 é realizado um sorteio.

Nessa segunda etapa do programa CNH DETRAN não é adotado nenhum critério de preferência entre os candidatos.

cnh-social-detran-ma-cadastro CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro

CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro

Já verificou se você preenche todos os requisitos para participar do programa CNH Social DETRAN MA 2022?

Então basta você aguardar a divulgação de uma nova edição do programa CNH Social  e realizar o seu cadastro dentro do prazo de inscrição.

É importante que você saiba que a inscrição para a CNH Social DETRAN MA 2022 deverá ser realizada exclusivamente no site do Detran do Estado.

O cadastro no programa CNH Jovem é realizado através do preenchimento de um formulário com os seus dados pessoais.

Além disso, é necessário que você encaminhe documentação para comprovar o atendimento de todos os requisitos exigidos para a participação no programa.

Para a participação na CNH Social DETRAN MA 2022 é necessário encaminhar documento pessoal, certidão de conclusão de ensino médio em escola da rede pública, entre outros.

Também é necessário que você encaminhe a comprovação de suas notas no ENEM para a realização da primeira etapa do programa CNH Social DETRAN MA 2022.

Pronto! Agora você já sabe as principais informações sobre como participar do programa CNH Social.

Então não deixe de participar caso você cumpra os requisitos exigidos pelo DETRAN do Estado do Maranhão.

Não deixe de compartilhar esse texto com todos os seus amigos que cumprem os requisitos para solicitar a sua CNH Social DETRAN MA 2022.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news CNH Social DETRAN MA 2022: Cadastro
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.