Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Sinesp Cidadão Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha

Publicado

em

Saiba tudo sobre Sinesp Cidadão como entrarLogin, Cadastro, Recuperar Senha. O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas mais conhecido por sua sigla Sinesp.

sinesp-cidadao-entrar-login Sinesp Cidadão Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha

É uma plataforma que conta com todas as informações em um sistema que facilita a consulta sobre operações investigativas e de estratégias para a segurança pública.

Criado em 4 de julho de 2012, esse sistema tornou-se um dos meios de implementação da Política Nacional de Segurança Pública (PNSPDS) e instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Quem gerencia esse sistema é o Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp) que mantém o programa sempre no padrão informatizado e garante a segurança para que todas as informações sejam privadas.

Além disso, o sistema é auditado periodicamente a fim de se atestar a tecnologia e segurança de todo o procedimento.

Sinesp: Integrantes do sistema

As únicas pessoas que podem acessar o Sinesp são as que fazem parte do Sistema Único de Segurança Pública. De acordo com o artigo 9° da Lei 13.675/2018, somente os profissionais listados abaixo podem acessar o sistema:

  • Polícia Rodoviária Federal;
  • Polícia Federal;
  • Polícia Civil;
  • Polícia Militar;
  • Corpo de Bombeiros Militares;
  • Guardas Municipais;
  • Órgãos do Sistema Penitenciário;
  • Institutos Oficiais de Criminalística, Medicina Legal e Identificação;
  • Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp);
  • Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou congêneres;
  • Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec);
  • Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (Senad);
  • Agentes de Trânsito;
  • Guarda Portuária.

Ou seja, todos os órgãos ligados à segurança pública possuem livre acesso ao sistema de informações do Sinesp, afinal, é preciso receber um login especial para conseguir acessar esse programa.

Abaixo, falaremos mais sobre isso, portanto, acompanhe a seguir:

sinesp-cidadao-entrar-login-cadastro-recuperar-senha Sinesp Cidadão Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha

Sinesp Cidadão Entrar: Login, Cadastro

Para acessar o Sinesp, clique aqui para ser direcionado para o site oficial do sistema e procure pela opção “Pré cadastro” e para fazer a solicitação do acesso ao Sinesp, você deve fazer uma autenticação na Plataforma Gov.br.

E este outro sistema encaminhará sua requisição para o Sinesp que, por sua vez, pedirá informações sobre seus dados pessoais como Nome, Endereço de E-mail e confirmação do Captcha para atestar que é uma pessoa que está acessando o sistema e não um robô.

Além disso, você precisará dos seguintes documentos para realização desse cadastro:

  • Documento de identidade;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Documento de Identificação funcional ou cheque, declaração ou qualquer documento que comprove o trabalho institucional.

Logo em seguida, o sistema do Sinesp lhe envia um e-mail automático contendo um link para que você possa acessar e preencher um Formulário de Pré-Cadastro e as orientações de como preenchê-lo.

Vale lembrar que o link tem validade de apenas 15 minutos, portanto, você deve clicar nesse prazo, porque senão será preciso iniciar a solicitação novamente em outro momento.

Depois de preencher o formulário completo e enviar sua solicitação de pré-cadastro, essa requisição ficará pendente até que seja autorizado pelo cadastrador autorizador do Sinesp.

O prazo para ter um retorno positivo ou negativo via e-mail do Sinesp varia de acordo com a área de interesse em questão e a estrutura de organização do solicitante.

sinesp-cidadao-entrar-login-cadastro Sinesp Cidadão Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha

Sinesp Cidadão: Recuperar Senha

Caso você já tenha feito seu cadastro e tenha sido aprovado para usar o sistema Sinesp, mas não lembra mais da senha (que não deve ser salva com preenchimento automático de maneira alguma), veja qual o procedimento para recuperar esse código de acesso.

  • Primeiramente, clique aqui para acessar a tela de Login do Sinesp e procure pela opção “esqueci a senha”;
  • Depois disso, você deve informar os 11 dígitos do seu CPF e o código que aparecerá em uma figura na tela do computador;
  • Feito isso, clique no botão “Enviar Nova Senha”;
  • Então, o sistema Sinesp lhe enviará um Link com validade de 15 minutos para que você faça a redefinição da senha;
  • Clique no Link e escolha uma nova senha e repita novamente para confirmar;
  • Caso o link não tenha sido enviado, verifique se não foi jogado para caixa de Spam do seu e-mail, já que isso pode acontecer.
  • A senha deve ter entre 8 e 20 caracteres e não pode ser igual nenhuma outra que você já tenha usado antes para acessar o Sinesp;
  • Além disso, é preciso que o código tenha letras e números e pode até contar com caracteres especiais como @ # $, por exemplo.
  • Por fim, nunca use partes do seu nome, número de telefone, data de nascimento ou e-mail.

Sinesp: esquecimento de e-mail

Caso você lembre a senha, mas não o e-mail usado para o cadastro no Sinesp, será preciso solicitar essa informação ao suporte Sinesp e requisite a informação sobre esse e-mail ao gestor do órgão que você faz parte para que seja reativado seu acesso ao sistema.

Se ainda tiver dúvidas, você pode pedir auxílio por meios dos seguintes canais:

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Sinesp Cidadão Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.