Sua casa está cheirando a xixi de gato? Aprenda a neutralizar os odores
Os gatos são conhecidos como um dos animais domesticados mais cheirosos e limpinhos, pois desde cedo aprendem a fazer sua própria higiene e detestam viver em ambientes sujos. Porém, em situações específicas, podem apresentar comportamentos adversos e acabam fazendo suas necessidades fora da caixinha de areia e/ou do local habitual.
Para guiar o seu bichinho a um melhor comportamento e neutralizar odores fortes, Cleanipedia: o maior portal de dicas de limpeza de casa e superfícies, dá dicas para quem tirar cheiro de xixi de gato da sua casa e melhorar o ambiente para todos (inclusive para eles mesmos!)
Um dos primeiros passos para entender melhor a rotina do seu bichinho é analisar seus comportamentos e motivações. Geralmente, gatos não são tão dependentes dos humanos e gostam de ter seu espaço, mas não é por isso que devem ser deixados sozinhos. Eles também adoram a nossa companhia e o isolamento pode ser um motivo de desenvolverem quadros de estresse. Quando irritados ou nervosos, a tendência é que façam o xixi fora do lugar.
Além disso, gatos mais idosos tendem a ficar paradinhos, e podem não querer sair do seu cantinho para beber água, comer, ou fazer as necessidades longe de onde estão. Muitas vezes, acabam fazendo xixi em suas próprias caminhas – e o cheiro rapidamente se espalha pela casa.
Siga as dicas para encontrar a melhor solução para resolver este problema e manter os bichanos mais comportados e felizes.
Como tirar cheiro de xixi de gato
O odor que se espalha rapidamente por qualquer ambiente quando o gato urina tem duas origens: a primeira é a amônia, presente naturalmente no xixi dos bichanos. A segunda, é o nível de concentração da urina, já que os gatos podem não beber tanta água quanto precisam. Por isso, para eliminar o cheiro e os resíduos, siga o passo a passo:
Como tirar cheiro de xixi de estofados, tapetes e caminhas
Quando recusam a caixinha de areia, os gatos geralmente procuram locais específicos para fazer xixi, como sofás e poltronas, tapetes ou, quando mais velhos, podem usar a própria caminha.
Limpar a caixinha de areia com regularidade é fundamental para que se crie o hábito de usá-la – e identificar motivos de estresse e ansiedade também, para entender melhor o seu gatinho. Procure observá-lo para entender qual sinal ele está querendo dar ao “desobedecer” o lugar tradicional de fazer as necessidades.
- Tirando cheiro de estofados
Se a mancha for recente, use papel toalha ou toalha seca para absorver a urina. Depois, aplique diretamente na mancha um detergente específico para xixi de gatos, que limpa o estofado de dentro para fora e remove resíduos. Não use sabão ou saponáceos em pó. Para secar, deixe o estofado exposto à luz solar, se possível.
- Removendo manchas do tapete
Primeiro, neutralize a mancha ainda úmida, e, se já estiver seca, molhe-a com água fria. Depois, aplique um pouco de vinagre e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, se possível, lave a peça inteira em máquina. Se não tiver como, use os mesmos passos da limpeza que faria em um sofá.
- Xixi na caminha
É muito possível que a caminha exale um cheiro ainda mais forte, por já possuir o odor natural do bichinho. É indispensável lavá-la por completo e deixá-la exposta ao sol e vento por 3 à 4 dias.
Se você não tiver vinagre ou um detergente de marcas para pets, pode fazer uma solução caseira com apenas alguns ingredientes:
Atente-se aos sinais
Se o bichano está urinando onde dorme, ele ficará impregnado com o forte odor. Consulte um veterinário para programar um banho no bichinho e tente reestruturar o ambiente, posicionando a caixinha de areia em um local mais arejado e confortável, e não em algum canto abafado da casa, para ele não voltar a usar a cama como banheiro. Lembre-se que gatos não precisam de banhos e, caso resolva dar, não devem acontecer sempre.
Seguindo essas dicas, sua casa vai voltar ao aroma natural e seu bichinho não contribuirá mais para a disseminação de odores indesejados!
O site mais atualizado de 2024!