Tarifa Social de Energia Elétrica 2024: Como Cadastrar

O governo federal, nos últimos anos, tem desenvolvido diversos benefícios e auxílios, para classes de baixa renda, especialmente, após a pandemia da covid-19, que trouxe um enorme baque econômico para toda a população.

Visando diminuir este baque e cooperar com o bem-estar das famílias de baixa renda, foram desenvolvidos diversos benefícios, como o aumento do valor do auxílio Brasil, o auxílio emergencial, auxilio para taxistas e motoristas, auxilio para caminhoneiro, entre outros.

Um dos projetos de cooperação, desenvolvidos pelo governo federal, é a Tarifa Social de Energia Elétrica – a TSEE.  Essa Tarifa social, fora desenvolvida para conceder descontos para os consumidores enquadrados na classe de baixa renda.

A esses consumidores, são beneficiados a isenção do custo da conta de desenvolvimento energético. Além disso, às tarifas residenciais receberão descontos, conforme a tabela de consumo mensal.

tarifa-social-de-energia-eletrica-como-cadastrar Tarifa Social de Energia Elétrica 2024: Como Cadastrar

Como funciona este desconto?

Bom, o governo federal definiu uma tabela de desconto, sendo a Tarifa Social de Energia Elétrica 2024, a depender do consumo mensal de energia elétrica.

Essa tabela é definida da seguinte forma:

  • De 0 a 30 KW por hora de consumo, o desconto é de 65% do valor total.
  • De 31 a 100 KW por hora, o desconto é de 40%
  • De 101 a 220 KW por hora, o desconto é de 10%
  • A partir de 221 KW por hora, não há desconto no valor da conta.

Esses descontos são todos aplicados, apenas para o subgrupo B1, que é a forma de denominar e classificar unidades consumidoras de baixa renda.

Outro benefício disponibilizado pelo governo federal, é destinado para as famílias indígenas e quilombolas que tem cadastro no Cadastro Único – conhecido como o CadÚnico.

tarifa-social-de-energia-eletrica Tarifa Social de Energia Elétrica 2024: Como Cadastrar

O desconto para os grupos indígenas e quilombolas, é determinado a partir da tabela a seguir:

  • De 0 a 50 Kw por hora, o desconto é de 100%, ou seja, o grupo não realizara nenhum pagamento.
  • De 51 a 100 KW por hora, o desconto é de 40%.
  • De 101 a 220 KW por hora, o desconto chega a 10%.
  • A partir de 221 KW por hora, não haverá descontos na energia elétrica.

É claro que, para atender os grupos verdadeiramente vulneráveis e aqueles que realmente precisam do serviço, o governo federal impõe alguns requisitos para receber o benefício da Tarifa Social.

Dentre estes requisitos, estão:

Ter a família inscrita no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. Ter a renda familiar mensal de até três salários-mínimos. Idosos com 65 anos ou mais, e pessoas com deficiência, que recebem o benefício de prestação continuada de Assistência social – a BPC.

Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos, e que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento ou procedimento médico e terapêutico requeira o uso de aparelhos, equipamentos e instrumentos que demandem o consumo de energia elétrica.

Para solicitar o benefício da Tarifa Social de energia elétrica, os requisitos acima devem ser devidamente preenchidos, podendo ser verificados através de documentos comprovatórios.

tarifa-social-de-energia Tarifa Social de Energia Elétrica 2024: Como Cadastrar

E como faço para solicitar esta tarifa social?

Desde janeiro de 2024, o governo federal tem a obrigação de aplicar tal desconto a todas as famílias que se enquadram nos requisitos acima, isso porque, o próprio governo tem acesso às informações das famílias inscritas no Cadastro Único.

Ou seja, é de responsabilidade do governo federal, junto com a ANEEL – Agência nacional de energia elétrica – e junto com o ministério da cidadania, de aplicar os descontos automaticamente na conta de energia elétrica da família.

No entanto, é de entendimento publico que, por vezes, o desconto não fora aplicado corretamente, ou a contagem de KW por hora da sua energia elétrica está sendo realizada de forma errônea.

Para tanto, você pode entrar em contato diretamente com a Agência nacional de energia elétrica, através de seu site oficial, localizado no link a seguir: www.gov.br.

Outra forma de obter mais informações sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica 2024, é acessar o portal oficial do governo federal, acessado a partir do link a seguir: www;gov.com.

Outra forma de receber informações, é também, entrar em contato com a empresa responsável pela contagem da energia elétrica na sua cidade.

Bom, agora que você já sabe como funciona o benefício da Tarifa Social de energia elétrica – o TSEE – não perca tempo e busque informações imediatamente, para saber se você tem o direito de receber tal desconto e benefício.

Lembre-se que é de competência do governo federal, aplicar os descontos, portanto, certifique-se de que está inscrito no Cadastro Único para recebê-lo.

No site oficial do governo federal, você também tem acesso a outros diversos serviços disponibilizados pelo governo, exclusivos para aquelas pessoas e famílias que estão inscritas no cadastro único.

Sendo assim, você ainda pode receber outros benefícios, auxílios e ajudas do governo. Fique ligado no site oficial e não perca nenhuma informação sobre os auxílios aplicados.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Tarifa Social de Energia Elétrica 2024: Como Cadastrar O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário