10 melhores marcas de queijo de 2024

Olá, caro leitor! O artigo de hoje é pensado especialmente em você que ama queijo e não consegue viver sem esse alimento. O queijo é um ingrediente versátil na cozinha, podendo ser utilizado nas mais diversas receitas e agradando a maioria dos paladares. É fato que existem diversos tipos de queijo, a depender de inúmeros fatores de receita, qualidade do leite, ingredientes, e muito mais. No Brasil, o principal estado produtor e que possui os melhores queijos é Minas Gerais. Por lá você encontrará todos os tipos de queijo, em especial o famoso “queijo Minas” e o pão de queijo, um pãozinho com consistência e sabor único. Isso ilustra a tradição do queijo no Brasil, sua variedade em tipos e a ampla gama de receitas de diferentes tipos que podem ser feitas a partir desse ingrediente. Neste artigo vamos abordar melhor sobre os tipos de queijo, curiosidades sobre esse alimento e as dez melhores marcas de queijo para você saborear ainda esse ano! Confira cada detalhe a seguir!

dez-melhores-marcas 10 melhores marcas de queijo de 2024

Tipos de Queijo

Quando se pensa em queijo, muitas vezes se comete o erro de pensar que esse alimento é único, quando existem muitas variações e tipos diferentes de queijos, com sabores e texturas únicas. A classificação dos tipos de queijo também não segue um padrão único,  variando de acordo com o que se pretende avaliar. Podemos dizer que os critérios básicos e mais frequentes para distinguir um queijo de outro são o país de origem, o tempo de maturação, o tipo de leite utilizado e o grau de umidade presente no leite. Outras características, contudo, também podem ser consideradas, como o tipo de casca (quando houver) e o processo produtivo.

Cada país possui um queijo típico. Na França, há os queijos brie, camembert e roquefort. A Itália produz, tipicamente, os queijos gorgonzola, mozzarela, provolone e parmesão, sendo o país líder quando falamos em queijos. Há também o tradicional queijo cheddar inglês. Os suíços são especialistas em queijos emmental e gruyer. Esses queijos, atualmente, são encontrados em quase todos os lugares, sendo muito populares no paladar brasileiro. Uma curiosidade é que alguns desses queijos devem, necessariamente, terem sido produzidos nos países de origem, para assim poderem ser chamados pelo nome correto. Um exemplo é o gorgonzola e o grana padano italianos.

Quando falamos do tipo de leite, há basicamente quatro tipos distintos que podem ser usados: leite de vaca, de búfala, de cabra e de ovelha. O mais comum no Brasil é se utilizar o leite de vaca. Já a maturação tem a ver com o processo de maturação e o tempo que ele leva para ocorrer. Um queijo é dito fresco quando ele não passa por nenhum tipo de maturação.

melhores-marcas-queijo 10 melhores marcas de queijo de 2024

Ademais, podemos classificar um queijo quanto a sua textura. Veja a seguir como é feita essa classificação:

Queijo macio: como o próprio nome sugere, esses queijos são macios na mordida. Dentre os exemplos estão os queijos frescos, como a ricota, mascarpone e coalho; os de massa filada, como muçarela e provolone e os queijos cremosos, como é o caso do cream cheese e do requeijão.

Queijo semi-macio: são aqueles que possuem pouca ou nenhuma presença de casca e seu interior é cremoso. Um exemplo popular é o gorgonzola.

Queijo duro: são os que possuem maior tempo de maturação e tem baixíssima umidade. O mais conhecido queijo duro é o parmesão.

Queijo semi-duro: o maior exemplo dessa categoria é o cheddar inglês.

Por fim, vale citar como curiosidade a classificação quanto a casca do queijo. Essa casca é formada naturalmente no processo de maturação e pode ser ingerida tranquilamente. Os queijos frescos não entram nessa classificação pois não possuem nenhuma casca, devido a não serem maturados. Podemos ter os queijos de casca florida, que é aquele que se forma  na presença do fungo penicillium candidum. Também pode ter a casca lavada, que é feita a partir da adição de água, salmoura ou vinho. Enfim, há a casca natural, que não precisa de nenhum agente externo para se formar. Um exemplo de queijo com casca natural é o gorgonzola. Essa casca, geralmente, não é tão agradável ao paladar quanto as outras.

10 melhores marcas de queijo em 2024

Agora que você já sabe mais sobre os queijos e seus tipos, vamos falar das 10 melhores marcas de queijo para você comer ainda esse ano. Nessa lista estão marcas acessíveis a todos e facilmente encontradas. Tais marcas produzem uma ampla gama de queijos, de todos os tipos e preços. Elas foram escolhidas de acordo com os critérios de preferência dos consumidores, variedade em tipos, disponibilidade no mercado e, claro, qualidade comprovada, que é talvez um dos principais aspectos, uma vez que os queijos podem estragar com facilidade, causando problemas em quem consumi-los.

dez-melhores-queijos 10 melhores marcas de queijo de 2024
  1. Tirolez
  2. Quatá
  3. Italac
  4. Président
  5. Faixa Azul
  6. Scala
  7. Polenghi
  8. Vigor
  9. Regina
  10. Valenza

Se você ama queijos e conhece um amigo que também aprecia um bom queijo, não deixe de compartilhar este artigo com ele!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 melhores marcas de queijo de 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário