Telefone INSS 135 (Agendamento e Horário de Funcionamento)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos atendimentos mais requisitados, não apena presencialmente, mas também por telefone. Isso porque a Central 135 recebe ligações , isso acontece porque existem três centrais, e juntas elas atendem toda a população. As centrais INSS estão localizadas atualmente em Salvador (BA), Palmas (TO) e Caruaru (PE). Cada uma delas recebe mais de 230 mil ligações por dia.

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Atendimento INSS

Em 2018 o INSS chegou a superar o número de 55 milhões de ligações, e quase quatro anos depois é possível imaginar o possível aumento que ocorreu nesse tempo.

A central telefônica foi criada principalmente para desafogar o atendimento presencial do INSS, muitos dos serviços são disponibilizados, além de informações públicas e gerais, evitando que o usuário precisa obrigatoriamente comparecer até uma das agências.

No entanto, devido ao grande número de procura, o atendimento acaba congestionado também.

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Quais os serviços disponibilizados no telefone 135

  • Informações
  • Inscrição na Previdência Social
  • Agendamento de perícia médica
  • Requerer benefício
  • Atualização dos dados cadastrais
  • Solicitar emissão de Certidão de Tempo de Contribuição
  • Consulta de dia e horário de perícia marcada
  • Consulta da situação do benefício
  • Consulta de pedido de revisão de benefício
  • Registro de denúncia
  • Registo de reclamações
  • Registro de elogios
  • Encaminhamento para Ouvidoria

Além disso, alguns serviços podem ser solicitados também através do site oficial do INSS.

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Aplicativo Meu INSS

Uma outra maneira encontrada de diluir as demandas do INSS, foi a criação de um aplicativo específico para agendamento e solicitação de alguns serviços.

O aplicativo está disponível para sistema Android e IOS e oferece mais de 90 serviços para os segurados. Para utilizar o aplicativo, basta baixá-lo na loja de aplicativos do seu celular. Após baixar, faça um cadastro. É importante lembrar que para ter acesso ao Meu INSS o cliente precisa baixar também o Gov.br. Caso você não conheça a plataforma, aqui no site tem um post só sobre ele, com todas as informações.

Os dados solicitados para cadastro são: Nome completo do segurado, o número do CPF também do segurado, data de nascimento, local de nascimento e o nome completo da mãe.

O aplicativo poderá também fazer algumas perguntas relacionadas ao previdenciário e a vida trabalhista dele, pois isso, é indicado fazer o cadastro com a carteira de trabalho por perto. Essas perguntas servem principalmente para confirmar a identidade do titular.

Alguns dos serviços disponíveis no Meu INSS são:

  • Agendamento de perícia
  • Emissão de guia de pagamento
  • Calendário de pagamento
  • Comunicar acidente de trabalho
  • Verificação de autenticidade de documentos
  • Inscrição no INSS
  • Acesso ao Fala.BR Ouvidoria
  • Prova de vida (usando leitor facial)

E muitos outros, já que o sistema informa que são mais de 90 serviços.

Melhor horário para atendimento no 135

Na tentativa de diminuir o tempo de espera, o próprio INSS divulgou os melhores horários para entrar em contato.

Para chegar a essa conclusão, a empresa se baseou no número de ligações em diferentes horários do dia. Dessa forma é possível definir um horário com menor fluxo.

No entanto, se todos ou a maioria dos clientes optarem por entrar em contato no mesmo horário indicado, é provável que volte a existir o congestionamento.

Segundo o INSS o melhor horário para entrar em contato através do número 135 é das 08h às 09h da manhã, e posteriormente, das 16h às 22h.

Horário de atendimento

No caso dos serviços que não podem ser realizados, nem via telefone 135, nem via aplicativo Meu INSS, poderão ser agendados através de um dos dois  atendimentos.

No entanto, os chamados “Atendimentos específicos” só podem ser solicitado diretamente nas agências.

São eles: Recursos solicitados por empresas, reativação do BPC (Benefícios de Prestação Continuada), pedidos de contestação de  NTEP (Nexos Técnicos Previdenciários), ciência do próprio cidadão referente a necessidade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico), e nos casos em que o operador do 135 informa que não pode realizar a demanda e encaminha o cliente diretamente para uma agência.

Caso seu serviços não esteja nessa lista, você pode solicitar ou pode agendar o atendimento presencial através do telefone.

A Central telefônica 135 funciona de segunda-feira à sábado, das 07h da manhã às 22h, conforme o horário de Brasília. Caso o usuário ligue fora desses horários, terá aceso somente ao atendimento automático/eletrônico.

Em relação ao atendimento presencial, as agências passaram por algumas mudanças recentes. Atualmente, as agências precisam funcionar durante doze horas por dia, e o horário foi fixado em dois, 06:30h ou às 10h. O atendimento ao público porém, deve começar entre 07h e 08h da manhã. A partir do horário da abertura ao público, a agência deve funcionar por seis horas seguidas atendendo as demandas.

No caso de uma agência que começa a funcionar às 08h por exemplo, o atendimento deve ir  até às 14h. Após esse horário, o atendimento deve ser especificamente para perícias previamente agendadas e atendimentos internos.

Essas alterações ocorreram após um longo período sem atendimento presencial devido a pandemia.

 

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Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
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