Tempo de serviço INSS: Consulta
O INSS possui diversas regras para fazer a contabilização do tempo de contribuição. E com isso, muitas pessoas ficam com dúvida na hora de fazer a conta do seu tempo de serviço do INSS. Isso porque algumas licenças não contam para o tempo de contribuição e outras sim. Outras pessoas não lembram exatamente a data em que tiveram a carteira de trabalho assinada pela primeira vez. Dessa forma, o INSS lançou formas de fazer a consulta para saber exatamente qual o tempo de contribuição do INSS.
Por isso, se você quer saber como fazer a consulta do tempo de serviço do INSS e outras informações, continue a leitura que nós te explicaremos tudo detalhadamente!
Contabilização do tempo de serviço do INSS 2024
Inicialmente, até mesmo para saber se os dados informados na consulta do INSS estão corretos, é necessário que o contribuinte do INSS tenha em mente quais períodos de contribuição são computados pelo INSS e quais não. Abaixo fizemos uma lista de períodos que podem causar dúvida nas pessoas mas são computados pelo INSS:
- Período de auxílio doença entre períodos de trabalho;
- Período de trabalho formal;
- Período de trabalho como autônomo, desde que a contribuição pelo GPS tenha sido feita;
- Período de contribuição como segurado facultativo;
- Período em que o contribuinte esteve recebendo salário maternidade;
- Período de acidente de trabalho, mesmo que não tenha sido intercalado com período de trabalho;
- Tempo de serviço do trabalhador da zona rural antes do ano de 1991;
- Tempo de contribuição como aluno aprendiz, se comprovado vínculo de trabalho;
- Tempo em que o trabalhador esteve em condições insalubres.
Assim, não é apenas o tempo em que de fato o trabalhador contribuiu trabalhando formalmente que conta para o tempo de contribuição. Muitas mulheres, por exemplo, confundem e acreditam que o tempo salário maternidade não conta para o tempo de serviço do INSS. Mas como foi visto acima, esse tempo de licença também é contabilizado.
Mas, como pode ser verificado, existem alguns casos em que esse tempo de serviço não é contabilizado pelo INSS. Como por exemplo, quando o contribuinte ficou parado pelo auxílio doença mas depois não voltou ao trabalho. Nesse caso, passado o tempo de recebimento do auxílio doença, é necessário que o contribuinte volte ao trabalho para ter esse tempo contabilizado como tempo de serviço do INSS.
Consulta tempo de serviço do INSS
Então, para que seja possível conferir o tempo de serviço do INSS 2024, o contribuinte deverá:
- Entrar no site do Meu INSS ou então, no aplicativo do Meu INSS, que pode ser baixado pela loja de aplicativos do seu celular;
- Então, é necessário que o usuário faça um cadastro caso seja o seu primeiro acesso. Para isso, ele precisará fornecer algumas informações básicas, além de fazer a validação de dados por meio de um questionário sobre os vínculos trabalhistas desse beneficiário. Caso já possua cadastro, então será necessário fazer o login, através do CPF e senha cadastrados;
- Depois disso, será necessário ir em “Extrato de Contribuições” (CNIS), onde o contribuinte poderá verificar todos os vínculos de trabalho que teve e também, sua contribuição individual;
- Se o contribuinte identificar que existem dados errados, poderá solicitar a correção pelo aplicativo ou site.
Tempo atual de contribuição do INSS
Caso o contribuinte esteja interessado na aposentadoria por tempo de contribuição, ele poderá simular a sua aposentadoria de acordo com o seu tempo de contribuição na mesma ferramenta do INSS citada anteriormente.
Antes de fazer a consulta é preciso conferir se todos os seus dados estão corretos dentro do site do Meu INSS ou aplicativo do Meu INSS. Isso porque se tiver algo errado, o tempo de contribuição poderá ser calculado de forma errada. Mas, para realizar a simulação basta:
- Entrar no site do Meu INSS, ou aplicativo;
- Procurar por “Simular Aposentadoria”;
- Então, nesse caso, é necessário escolher por aposentadoria por tempo de contribuição;
- Assim, todas as suas informações vinculadas ao INSS serão fornecidas para consulta, juntamente com a simulação de aposentadoria por tempo de contribuição;
- Mas, se o próprio sistema acabar não contabilizando algum vínculo, que você saiba que dentro das leis deve ser considerado, você poderá adicioná-lo;
- Depois, basta clicar em “Calcular”. E assim, você conseguirá ver qual é o tempo que falta para a sua aposentadoria por tempo de contribuição por exemplo.
Assim, essa é uma funcionalidade muito boa do INSS e evita que o beneficiário precise entrar em contato com o INSS a cada vez que quiser saber qual é o seu real tempo de serviço do INSS. Dessa forma, em poucos minutos a pessoa que tem vínculo com o INSS consegue ficar por dentro de tudo sobre a sua aposentadoria também.
Mas vale destacar que no caso de dúvidas, elas poderão ser tiradas por meio do telefone 135, o qual é referente a central de atendimento do INSS. Assim, você poderá falar com um atendente que irá tirar suas dúvidas.
O site mais atualizado de 2024!