Uber vai fechar no Brasil em 2024?
Sem dúvidas, desde que o governo Lula assumiu a presidência, diversas notícias sobre a saída de empresas do Brasil tem circulado na mídia. Até mesmo pessoas famosas fizeram esse tipo de declaração de que deixaria o país após a posse do novo governo. Além disso, a última notícia que tem circulado na web diz que o Uber vai fechar no Brasil em 2024.
Com isso, nessa última notícia afirma que o aplicativo pretende deixar o país depois de ter acesso as últimas propostas anunciadas pelo no governo. Por isso, a seguir veremos se essa é uma notícia verdadeira ou apenas se trata de mais uma notícia falsa que tem circulado nas redes.
É verdade que o Uber vai fechar no Brasil em 2024?
Como dito anteriormente, a mensagem afirma que o Uber deixaria o país no ano de 2024 por causa das propostas do governo Lula. Além disso, ainda afirmam que o PT teria causado a demissão de pelo menos 3,3 milhões de trabalhadores, além de inúmeras quedas consecutivas na Bolsa. Além do mais, no vídeo em questão, o rapaz afirma que já havia alertado que se Lula fosse eleito aconteceria problemas como esse. E, ainda expõe uma matéria falando obre o uso do aplicativo no Brasil.
Veja a seguir o que é dito no vídeo: “Quer pagar para ver? Então continue sentado com o rabo no sofá vendo de camarote a destruição da sua família!! UBER AMEAÇA DEIXAR O PAÍS. A Uber emprega mais de 20 milhões de brasileiros que em 2024, provavelmente ficarão sem sua única fonte de renda.”
O rapaz ainda completa dizendo: “O aplicativo ameaça sair do país em razão das políticas anunciadas pelo PT a maior organização criminosa do Brasil que vai sindicalizar a prestação de serviço e exigir que a empresa registre e assine a carteira dos motoristas. O PT e nem assumiu e já destruiu a economia, já causou a demissão de 3,3 milhões de trabalhadores, causou quedas sucessivas na Bolsa, fez o dólar e a inflação disparar e já provocou a saída de 2 mil empresas do país”.
Portanto, obviamente essa notícia causou muita preocupação entre os motoristas e usuários da plataforma e isso causou um alvoroço. No entanto, o que eles não sabem é que foi em vão a preocupação, pois, o vídeo, simplesmente não prova nada, além de não ter sentido algum. Além do mais, essa não é a primeira notícia falsa que surge nas redes contra o governo Lula.
Também, é importante lembrar que nos últimos dias tem surgido uma onda de notícias falsas envolvendo lojas famosas, com intuito de demonstrar uma possível crise no país. Além disso, o vídeo possui diversos indícios que demonstram ser mais uma fake news, como a falta de fontes confiáveis, texto alarmista, assim como em outros.
De onde surgiu a história de que o uber vai fechar?
Como visto até aqui, a história começou a se espalhar após um vídeo publicado distorcendo fatos, assim como na maioria as fake news. Pois, no vídeo é citado um artigo onde é dada a opinião sobre como seria o futuro do aplicativo no Brasil, além de criticar também o avanço da “burocracia estatal”. Nesse artigo, também há um alerta sobre uma provável saída do aplicativo do país, assim como a saída do Ifood na Colômbia e no México.
Esse é um artigo que de fato existe, no entanto, não tem nada que prove a saída do Uber do Brasil, ou seja, em nenhum momento o artigo afirma a saída da empresa do país. Portanto, ao pesquisar mais sobre o assunto é possível constatar nenhuma informação de fonte confiável afirmando o caso. Além disso, não existe sequer qualquer declaração do Uber sobre a sua saída do Brasil.
Portanto, essa é uma notícia falsa e não passa de apenas mais uma fake news contra o governo Lula com o intuito de difamar e espalhar mentiras. Ou seja, não há nada que comprove que o Uber deixará o país e muito menos que vá deixar por causa do governo Lula.
O site mais atualizado de 2024!