Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Vistoria Cautelar: Para que Serve, O que Reprova, Dúvidas

Publicado

em

Você já ouviu falar da vistoria cautelar? Se não, essa é a oportunidade de saber sobre ela, para que serve, o que reprova e tirar todas as dúvidas que tiver sobre o assunto.

Se você já comprou ou vendeu um carro usado, deve saber a importância desse tipo de vistoria, então fique atento às informações que serão dadas a seguir.

vistoria-cautelar-para-que-serve-o-que-reprova-e-duvidas Vistoria Cautelar: Para que Serve, O que Reprova, Dúvidas

O que é vistoria cautelar?

Você sabia que as empresas especializadas em vistoria estão cada dia mais presentes no processo de compra e venda de veículos?

A análise da estrutura do veículo permite identificar alterações que ocorrem em colisões, manutenções, corte e na identificação de motor, chassi e agregados. Além da identificação da BIN (Base de Índice Nacional), onde são consultadas as informações do veículo.

Juntamente com a vistoria da estrutura, são incluídos: parte frontal, amortecedores, travessas dianteiras, colunas, teto, assoalho, travessas centrais, longarinas. São identificados se o veículo possui boa procedência, qualidade das peças e segurança do condutor e do veículo de acordo com a qualidade do produto.

Essa vistoria é extremamente importante para que o comprador não seja enganado sobre a sua compra, já que somente um profissional qualificado consegue identificar tais problemas que podem estar escondidos no veículo.

Muitas pessoas compram o veículo como perfeito, mas acabam levando veículos com problemas que não foram citados. A vistoria garante a boa procedência do veículo.

O valor para realizar a vistoria, varia muito de cada cidade e estado, mas custa por volta de R$160,00. O valor é muito baixo já que evitará muitas dores de cabeça decorrentes da compra de veículo com problemas.

vistoria-cautelar-para-que-serve-o-que-reprova Vistoria Cautelar: Para que Serve, O que Reprova, Dúvidas

Como funciona a vistoria cautelar?

A vistoria serve basicamente para constatar que o veículo realmente existe e verifica as informações do documento e do veículo. Ajuda a evitar fraudes e veículos clonados.

São realizados registros fotográficos, como numeração do motor, número do chassi, código visa e dos vidros, etiqueta zeta e outras informações de segurança do carro, como estepe e triângulo.

Empresas Credenciadas de Vistorias são as únicas que podem fazer essa vistoria em São paulo.

A vistoria cautelar, já não é obrigatória, ao contrário da vistoria de transferência. Ela serve para gerar segurança e credibilidade no momento de compra e venda dos veículos. Além de garantir a originalidade do veículo.

Verificar funcionamento dos itens de série, central multimídia, farol, versão do carro, desgastes internos, pontos de possíveis alagamentos, colisão e pesquisa de histórico do veículo (sinistro, leilão, ocorrências).

Pendências judiciais, financeiras, se o veículo é financiado, é possível localizar na avaliação do veículo.

Saiba que uma vistoria não substitui a outra, mas a vistoria de transferência é obrigatória e deve ser feita no momento de compra de um veículo usado.

Sabemos que carros muitas vezes geram grandes dores de cabeça, por isso os cuidados neste momento devem ser redobrados, evitando futuros problemas.

Muitas vezes o número de série é raspado, ilegível, então não se deixe levar por uma vistoria já pronta. Mande você mesmo fazer a vistoria!

Em São Paulo, acesse: www.detran.sp.gov  e agende a vistoria.

vistoria-cautelar-para-que-serve Vistoria Cautelar: Para que Serve, O que Reprova, Dúvidas

O que reprova e dúvidas:

Para não ser surpreendido na hora, verifique em casa: buzina, espelhos retrovisores, faróis, faroletes, limpador de para-brisa, lanternas, para-choque e lanterna da placa do seu veículo.

Não esqueça dos pneus do seu veículo, é um ponto muito importante e devem estar nos padrões de segurança além dos estepes estar calibrados.

Os dispositivos de segurança devem funcionar perfeitamente, como: dispositivo de sinalização, cintos de segurança, estepe, macaco e equipamentos para troca de pneu, além do extintor estar no prazo de validade.

Se o número do chassi estiver com ferrugem, procure um especialista, para não pagar multa e nem ter problemas futuros.

No caso de veículos rebaixados, ele será reprovado. A largura dos pneus também deve estar correta, janelas com rachadura, veículo blindado sem documento correto, lanterna e sinalizador, limpador de para-brisa, porta em mau funcionamento, tudo isso pode reprovar a sua vistoria.

Se você mesmo conseguir identificar esses pontos, faça a vistoria e mande arrumar os itens que não estão em bom funcionamento. Após essa verificação e conserto, mande para a vistoria para que faça a documentação.

Lembrando que é para a sua segurança, como um check-up do automóvel evitando riscos ao condutor e outros.

Procure sempre um especialista para evitar o pagamento de taxas e problemas com o seguro. Você sabia que bolhas de ar na blindagem do veículo reprovam? Pois é, tome cuidado com a instalação de acessórios e itens de segurança do seu carro.

Procure sempre um profissional com mão de obra extremamente qualificada e de sua segurança, evitando assim futuras dores de cabeça, pagamento de taxas, reprovação, problemas com o seguro e na transferência do seu veículo.

A segurança pela vistoria de itens técnicos e mecânicos é extremamente importante, então não deixe de seguir as regras e deixe seu veículo por dentro das normas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Vistoria Cautelar: Para que Serve, O que Reprova, Dúvidas em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.