Vistoria DETRAN: Precisa Pagar? Saiba o que eles olham

Para muitos casos, antes de fazer a venda de um veículo e sua transferência, por exemplo, é necessário fazer a vistoria do veículo com o Detran. Isso porque, dessa forma, a pessoa que está vendendo o veículo e a pessoa que está comprando garantem que está tudo em dia com aquele veículo e ele realmente pode ser vendido. Mas muitas pessoas possuem dúvidas em relação a vistoria do Detran e como ela funciona, se precisa pagar e o que o Detran olha nessa vistoria.

Por isso, se você quer saber mais sobre a vistoria do Detran, se precisa pagar e o que eles olham na vistoria, basta continuar a leitura que nós te contaremos tudo o que você precisa saber sobre isso para garantir que sua vistoria seja feita da forma correta.

pagamento-vistoria-detran-1 Vistoria DETRAN: Precisa Pagar? Saiba o que eles olham

Vistoria do Detran 2024

A vistoria do Detran é um processo que pode ser usado para diversas coisas e requer que os documentos sejam modificados para que ele seja registrado no nome do novo proprietário. Mas para que esse processo de transferência de propriedade seja realizado, o código de trânsito brasileiro prevê uma técnica veicular, que dá origem a um laudo.

Este procedimento é realizado para analisar a documentação de verificação, se possui as características originais de fábrica, confirmar as boas condições de uso dos equipamentos obrigatórios e se o carro atende a todas regras de trânsito. Nesse sentido, cada Estado é responsável por atender a população residente em seu território, por meio do Detran.

Apesar disso, existe um critério nacional para transferência de veículos, de modo que o é que analisado na vistoria do Detran pode ser tido como um padrão para todo o país.

detran-vistoria Vistoria DETRAN: Precisa Pagar? Saiba o que eles olham

Como funciona a vistoria do Detran?

A vistoria do veículo é uma perícia realizada sobre os condutores do país, no âmbito da esfera estadual – de responsabilidade do DETRAN.
Serve para certificar se os carros estão em bom estado e manutenção, sendo obrigatório. Assim, sua função é garantir que:

  • O veículo seja legítimo e portanto não venha de fraudes;
  • Autenticidade da documentação;
  • Segurança do veículo.

A vistoria dos veículos é realizada por um técnico qualificado, registado no Conselho Regional. Destina-se a avaliar o estado do automóvel, o que inclui a verificação do seu equipamento para garantir que o veículo está em perfeitas condições de funcionamento.

Além da análise dos equipamentos obrigatórios, a estrutura das condições de condução fazem parte dos elementos que são observados durante a vistoria. Incluem, ainda, documentos, chassi, motor, carroceria e outros. Os testes são realizados em com instrumentos de medição calibrados, que verificam se os resultados estão dentro do estabelecido por lei. As regras para inspeção de veículos são determinadas pelo tráfego nacional e pelo Conselho Nacional de Trânsito.

O Inmetro, por sua vez, é o responsável por regular a fiscalização, seguindo as normas dos órgãos supracitados e credenciando as empresas para a realização do procedimento.

Documentos para a vistoria do Detran 2024

Além do veículo, durante a vistoria de transferência, é necessário apresentar:

  • A carteira de habilitação;
  • A carteira de identidade do requerente;
  • A licença do veículo, que deve ser utilizada para conduzir;
  • O certificado de matrícula do veículo, necessário para a transferência.

No controle preventivo, apenas o CRLV é suficiente. Na vistoria preliminar, realizada para fins de seguro, devem ser apresentados os dados da seguradora, do corretor e dos documentos do contrato, a proposta. Além disso, a presença do proprietário do veículo não é obrigatória, qualquer pessoa habilitada pode levar o veículo para realizar a vistoria.

vistoria-detran-analise-1 Vistoria DETRAN: Precisa Pagar? Saiba o que eles olham

Quais são os itens verificados na vistoria do Detran?

Em primeiro lugar, alguns documentos devem estar em mãos, como o Certificado de Registro de Veículos e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos para dar início a vistoria.

Além disso, as taxas – como o seguro obrigatório, o licenciamento e o IPVA – devem ser quitadas para serem examinadas. Se o veículo estiver ativo em multas ou outros encargos, eles devem ser pagos antes de requisitar o serviço de vistoria do veículo, visto que isso será mais um ponto que será analisado.

Após o reconhecimento da regularidade desses documentos, é possível entrar no processo de vistoria, no qual serão analisados diversos itens. Além disso, os equipamentos obrigatórios devem apresentar bom funcionamento e conservação. São eles:

  • Chave de roda;
  • Triângulo;
  • Quebra-sol;
  • Buzina;
  • Velocímetro;
  • Retrovisores;
  • Cinto de segurança;
  • Extintor de incêndio.

É preciso pagar pela vistoria do Detran?

Para quem não sabe, é necessário pagar pela vistoria do Detran. Isso porque, o serviço exige que um técnico esteja presente para auxiliar no processo e faça a vistoria de fato, o que gera gastos para o Detran. Apesar disso, o valor pode ser considerado aceitável, visto que é de R$ 175,84.

Vale lembrar que tanto na vistoria para transferência quanto na vistoria de veículo escolar, por exemplo, esse valor deverá ser pago. No caso de vans escolares a vistoria tem que ser feita periodicamente.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Vistoria DETRAN: Precisa Pagar? Saiba o que eles olham O site mais atualizado de 2024!

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário