DETRAN RN Reclamações: Ouvidoria, Telefone

Quando se é um condutor ou se está no processo de habilitação, uma das palavras que mais se escuta é, sem dúvidas, DETRAN.

Isso se deve pois, nos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) são realizados serviços como licenciamento de veículos, pagamentos que são feitos no processo de habilitação e muitos outros procedimentos.

Tendo em vista que o DETRAN é um dos órgãos mais presentes na vida dos cidadãos, vamos conhecer um pouco mais sobre sua história, funcionamento e como o cidadão poderá tirar suas dúvidas.

detran-rn-reclamacoes-ouvidoria-telefone DETRAN RN Reclamações: Ouvidoria, Telefone

Um pouco mais sobre o DETRAN RN

O DETRAN RN, vinculado e organizado pelo poder jurídico e administrativo do estado do Rio Grande do Norte, nasceu em 1927 através do Decreto do Governo Estadual n º 315.

Dentre os serviços mais comuns, o DETRAN é responsável por emitir e regularizar todo o processo para emissão de CNHs e realizar o licenciamento de um veículo, por exemplo.

O DETRAN pertence ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), uma organização ainda maior, que é formada por diversos órgãos e entidades que se unem para administrar o trânsito de veículos no Brasil.

Principais atribuições do DETRAN RN

Mesmo que cada DETRAN tenha regimentos distintos, todos cumprem funções similares, que impactam diretamente no dia a dia dos condutores ou de quem está no processo de habilitação.

Uma das principais atribuições do DETRAN é o processo de primeira habilitação. O órgão é responsável por realizar, fiscalizar e controlar esse processo, que pode ser feito de forma online e presencial.

Outro processo no qual o DETRAN é responsável é a Reciclagem de CNH. As infrações que têm como consequência a obrigatoriedade de cursar uma reciclagem são os mesmos que causam a suspensão da CNH.

O órgão fica responsável também por vistorias e inspeções, verificando as condições de segurança e uso do veículo. As vistorias são obrigatórias no primeiro licenciamento do veículo e para realizar transferências de propriedade.

Tem como objetivo oferecer serviços com efetividade e responsabilidade, nas áreas de fiscalização, educação, registro de veículos e de condutores propiciando à sociedade condições adequadas para um trânsito mais humano.

O departamento visa aperfeiçoar a estrutura tecnológica e humana a fim de tornar o DETRAN RN referência no Nordeste e no Brasil na realização de suas atribuições.

O DETRAN fica responsável também, pelas autuações de infrações e consequentemente as aplicações de medidas administrativas cabíveis. Essas medidas podem variar de acordo com a conduta cometida pelo condutor.

Conforme a legislação vigente, fica a cargo do Departamento, dar prioridade em suas ações de defesa da vida, incluindo também, a preservação da saúde e do meio ambiente.

detran-rn-reclamacoes-ouvidoria DETRAN RN Reclamações: Ouvidoria, Telefone

Reclamações DETRAN RN

Para registrar uma reclamação acerca de algum dos serviços prestados pelo DETRAN RN, o Departamento disponibiliza diversos meios de contato para que seja feito esse registro.

Essas reclamações podem ser feitas pela Ouvidoria Online, que fica disponível 24h por dia e funciona de forma que permite o cidadão se comunicar com a administração pública.

Além da forma online, o DETRAN RN atende de forma presencial, via telefone e e-mail.

Ouvidoria DETRAN RN

A ouvidoria é o canal responsável pelo recebimento, apuração e tratamento das reclamações dos serviços que são prestados pelo DETRAN RN, bem como o atendimento dos demais canais de informação.

Para acessar a ouvidoria e poder consultar o andamento das suas reclamações registradas, acesse o site: [email protected]  e siga os seguintes passos:

– Na aba de pesquisa digite “Ouvidoria”;

– Clique em “Ouvidoria”.

Feito isso, serão exibidas as formas de contato com a ouvidoria, que são telefone (84 3232-0010) e e-mail ([email protected]).

Para um melhor atendimento ao público, o DETRAN RN disponibiliza diversos meios de contato para melhor atender ao público, são eles:

– Fale Conosco (Atendimento online);

– Central de Atendimento telefônico (Atendimento via telefone);

84 3232-8030 e 84 3232-8039 (segunda a sexta-feira das 8h às 14h)

– Sede (Atendimento presencial).

O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, mediante agendamento obrigatório.

Você pode encontrar o atendimento presencial no seguinte endereço:

Av. Perimetral Leste, 113 – Cidade da Esperança, Natal – RN

detran-rn-reclamacoes DETRAN RN Reclamações: Ouvidoria, Telefone

Agendamento para atendimento presencial DETRAN RN

Para ser atendido de maneira presencial, é obrigatório que seja feito o agendamento prévio.

Vale ressaltar que o agendamento para atendimento presencial do DETRAN RN é diferente conforme o local de atendimento e o perfil do solicitante.

Dessa maneira, o cidadão que deseja realizar algum serviço presencial no órgão, deve acessar o site e realizar o agendamento do atendimento presencial, escolhendo categoria, serviço, unidade, data e horário.

Para que os atendimentos sejam possíveis, é necessário que o cidadão possua os seguintes documentos em mãos: CNH ou outra documentação com foto do responsável pelo agendamento e entrega do documento.

É importante ressaltar que o agendamento e atendimentos só podem ser feitos exclusivamente pelo cidadão, ou seja, por uma pessoa física.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news DETRAN RN Reclamações: Ouvidoria, Telefone O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário