Zamioculca: Como Plantar, Cuidar e Significado
A zamioculca é uma planta que vem ganhando cada vez mais espaço nas casas, até por conta da facilidade de cultivo. Isso sem contar os significados que existem em volta dessa planta.
Uma das principais razões para o fato de a zamioculca estar em alta é a facilidade na hora do cultivo. Entre outras coisas essa planta não precisa de água toda hora e, consequentemente, pode ficar muito tempo se receber muitos cuidados.
Desta maneira em tempo onde muita gente trabalha e tem pouco espaço para cuidar de plantas, essa pode ser uma boa maneira. Assim a casa vai continuar bonita, florida e sem a necessidade de uma atenção ou manutenção muito constante.
Zamioculca nos vasos
Agora quanto ao local propício para se plantar a zamioculca, certamente nos vasos ficam em boas condições dentro de casa. Desse modo mesmo em ambientes mais fechados, podem ficar bem por muito tempo em um recipiente de argila e com terra e compostagem adequada.
Assim podemos deixar nos lugares que acharmos melhor em casa. Até mesmo na sala de estar e nos quartos é possível ter uma planta como essa, como importante aliada na decoração doméstica.
No entanto se tiver um espaço com jardim ou varanda, mesmo em apartamento, pode ser uma boa pedida. E a zamioculca poderá também deixar o ambiente ainda mais leve e bonito.
Mas atenção, uma informação importante merece destaque, já que essa planta é considerada tóxica, caso venha a ser ingerida.
Desta maneira a zamioculca vai se tornar uma planta perigosa, por exemplo para quem tem animais de estimação. Como cães e gatos, embora seja raro algum tipo de acidente com os pets.
De todo o modo uma dica interessante para colocar a planta é deixar sempre em lugares um pouco mais altos. Desta maneira as chances de acontecer um acidente doméstico acabam diminuindo bastante.
E para quem gosta muito e faz questão de ter plantas em casa, a zamioculca é o caminho. Já para quem tem dúvidas sobre onde encontrar essa planta, ela é relativamente fácil de achar e pode ser encontrada em muitas agropecuárias e floriculturas especializadas.
Como já dito por se tratar de uma planta de fácil cultivo, há uma grande demanda e procura por esse produto.
Excesso de água é prejudicial
Assim como é uma planta que precisa de pouca água para sobreviver, o excesso desse líquido também pode ser fatal para a zamioculca. Neste caso devemos sempre evitar encharcar o solo do vaso ou do recipiente onde a planta se encontra.
Inclusive é preferível deixar sem água nenhuma do que colocar em excesso. Inclusive, há muitas plantas neste caso que ficam com as folhas amareladas. E isso é um indício ruim, justamente porque podem estar morrendo por conta desse excesso.
Desse modo também vale podar essas folhas que começam a apodrecer e garantir que elas fiquem firmes por mais tempo. Esse, talvez seja o único cuidado mais complicado na hora de manter a zamioculca em casa.
Além disso também devemos evitar o excesso de sol e luminosidade para a planta, outro fator altamente prejudicial. Desta maneira os especialistas recomendam que se coloque a planta em sombras e em local com pouca incidência de luz.
Quanto à frequência da rega, uma indicação é fazer isso de duas a, no máximo, três vezes por semana, isso em casos dos dias mais quentes. Por sua vez devemos também regar apenas uma vez por semana nos dias mais frios, pois, esse período já é suficiente para poder manter a planta sempre forte e saudável.
E é sempre bom frisar, que não se deve jamais deixar uma planta de zamioculca diretamente exposta ao sol. Ainda mais em dias muito quentes, pois vão morrer facilmente.
Prosperidade
Por fim vamos entrar na questão mais mitológica da planta. Isso porque a zamioculca também é conhecida como a planta da prosperidade. Isto é ter uma dessas em casa, pode, principalmente, atrair energias positivas.
Desta maneira para quem acredita nisso, é importante saber cultivar a planta dentro de casa, até para garantir essa prosperidade e essa vibração positiva.
Até por conta disso também é uma planta em que se acredita que ajuda a espantar pensamentos e energias negativas no dia a dia. Desse modo tem até muita gente que costuma cultivar essa planta em locais como escritórios e consultórios.
Afinal de contas vai ter uma grande demanda de pessoal circulando e, assim, essas energias positivas vão alcançar um número maior de gente. De todo o modo mesmo para quem não acredita nessas energias positivas, ao menos mal não vai fazer.
A não ser claro, sobre o lado tóxico da planta para pets e crianças, mas nesse caso é só mesmo deixar mais longe deles. Por fim a zamioculca é de fato, uma planta em que podemos ter em várias quantidades e colocar em diversos cantos da casa, valorizando aquele ambiente onde vai ficar.
O site mais atualizado de 2024!