10 casos que a seguradora pode negar pagar a indenização
Seguro de carro é uma coisa muito importante para garantir a segurança do seu automóvel, mas, por mais que você pague todo mês, ou seu plano cubra muitas coisas, você sabia que existem algumas situações nas quais o seguro pode negar a pagar os danos? Pois bem, é exatamente sobre esses casos vamos falar, separamos para você, 10 situações nas quais o seguro pode recusar a pagar os danos/indenização. Para saber quais são essas situações, continue nos acompanhando até o fim deste texto, vamos lá!
10 casos que a seguradora pode negar pagar a indenização
Confira a seguir quais são os casos mais graves que o seguro pode negar a pagar a indenização dos danos causados. Conhece mais alguma situação na qual o seguro pode negar o pagamento? Deixe nos comentários para que possamos saber mais e também, nossos leitores saibam sobre mais casos.
Acidente com embriaguez
Obviamente, os acidentes que acontecem por conta de embriaguez, não serão pagos indenização, até porque, dirigir embriagado é crime passivo de multa e apreensão da CNH, então, mais do que compreensível que a seguradora não tem a obrigação de pagar se uma pessoa que esteja no contrato. Então, mesmo que tenha vítimas no acidente, será feito o teste do bafômetro para garantir que o condutor não estava sob efeito de álcool, o resultado do teste dando positivo, a indenização não será paga.
Informações mentirosas
Uma segunda condição pela qual o seguro não paga indenização, é se você dar informações mentirosas, por isso, a recomendação é que você nunca minta no contrato, sempre dê as informações corretas para os seus consultores de seguro, pois se um dia eles acabarem pegando essa mentira, e vocês precisarem deles, eles não serão obrigados a prestar o serviço, pois as informações fornecidas foram mentirosas. Fique atento ao que está escrito no contrato que você assinou, muitas vezes eles colocam uma lista de situações na qual o seguro não interfere, assim, você pode saber mais do tipo de seguro que você contratou.
Atraso do Pagamento
Outra situação que o seguro pode negar a cobrir a indenização, é quando você está com parcelas em atraso, a partir do momento em que vence, os serviços podem ser retidos, para saber mais sobre essas condições, o ideal é que você converse e leia o contato atentamente para saber quanto tempo até que o serviço não funcione mais até que seja pago todo o valor em haver das mensalidades atrasadas.
Mudança na estrutura do veículo
Evite fazer mudanças que acabem modificando o valor do seu carro, se uma vez que você fez o seu contrato com o seu carro de um jeito, busque não acrescentar coisas de valores nele, por exemplo, incluir rádio, mudar os acessórios de bagageiro, mudar as rodas para rodas de mais valores, entre outras mudanças que se acontecer alguma coisa, eles podem negar cobrir o dano.
Acidentes por terceiros
Evite ao máximo não deixar que pessoas que não estão incluídas no seguro, pois em uma situação dessa, se acontecer algo com um condutor que não esteja no contrato, o seguro não vai cobrir a indenização nem pagar os danos.
Tumultos generalizados
Uma vez que seu veículo é danificado em manifestações, independente da motivação das mesmas, ou brigas generalizadas, como o que apontem entre torcedores de times de futebol, por exemplo, a seguradora está amparada através da apólice do seguro a não arcar com os danos sofridos no ocorrido
Acidente no sentido incorreto
Ao estar trafegando no sentido indevido, seja em uma rua ou rodovia, e essa situação ocasionar uma colisão, o condutor estará totalmente desamparado pela seguradora. Isso se dá ao fato de que a condução em sentido incorreto é considerada uma infração de trânsito, isentando a empresa de seguros de qualquer cobrimento de danos.
Colocar acessórios depois do contrato
Ao realizar modificações, após o contrato com a segurada já estar em vigor, que possam ser consideradas um atrativo a furtos e roubos, como som e aparelhos de multimídia, a seguradora deve ser comunicada. Essa comunicação é essencial para que o condutor não seja surpreendido com uma negativa ao solicitar o uso da indenização por algum eventual problema.
Situações de agravamento de risco
Expor o veículo a situações em que ele esteja mais suscetível a riscos, como não fazer o travamento das portas, manter as chaves no contato mesmo não estando perto do veículo, ou qualquer outra situação que seja constatado como risco desnecessária, faz com que a indenização seja negada.
Emprestar o veículo para não-habilitados
Independente da situação, ao deixar que seu veículo seja conduzido por uma pessoa que não possua a devida permissão para dirigir e venha a acontecer algum sinistro, a seguradora está totalmente aparada a negar qualquer indenização. Isso vale até mesmo em situações que o condutor está acompanhado por alguém habilitado.
Esses são os casos pelos quais as seguradoras podem negar a pagar a indenização e os custos dos danos ao carro, se você conhece mais sobre o assunto, comente para que possamos saber mais, e para que isso seja visto por mais pessoas que estão interessadas no assunto.
O site mais atualizado de 2024!