10 cobras mais venenosas do Brasil
As serpentes ou cobras, como são popularmente conhecidas, são um dos animais mais temidos entre os humanos, justamente porque alguns animais desta ordem são venosos. Aliás, existe um termo para designar pessoas que sentem repulsa por cobras, são os ofidiofóbicos. O Brasil possui mais de 370 espécies de serpentes, das quais nossa equipe separou as 10 mais venenosas. As serpentes com peçonha do Brasil são agrupadas em 2 famílias, a Elapidae e a Viperidae. As cobras corais, por exemplo, são da família Elapidae, enquanto as cascavéis e jararacas são da família Viperidae. Além disso, 90% dos acidentes registrados por picadas de serpente, são de jararacas, ao passo que 7% são cascavéis, 2% são de sucurus e somente 1% são de corais. De fato, essas são serpentes que causam muito medo já que podem representar perigos aos seres humanos. Por isso, nada mais importante do que se informar mais sobre o assunto, para evitar qualquer situação de risco.
10- Urutu Cruzeiro
A Bothrops alternatus¸ou Urutu, como é conhecida, é uma serpente peçonhenta que pode ser encontrada em solo brasileiro. Além de possuir veneno, essa é uma serpente muito veloz e agressiva em seus botes. Não é muito difícil confundir uma Ururtu, já que ela é tipicamente pequena e possui desenhos por todo o corpo que tem formato semelhante ao de ferraduras. O seu veneno possui uma ação proteolítica, capaz de destruir o tecido muscular, por isso, se identificar uma, fique longe e ligue para o corpo de bombeiros de sua cidade.
9- Cobra Cotiara
A Cobra Cotiara representa uma das espécies mais bonitas da fauna brasileira. A Cotiara pode ser encontrada em diversos estados do Brasil, como Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Serpente pode chegar até um metro de comprimento, e também é encontrada na Argentina. Apesar de ser venenosa, a real letalidade do veneno da Cotiara é inconclusiva, já que existem poucos registros de ataques da cobra em humanos. Apesar disso, sabe-se que o veneno é muito perigoso para mamíferos em geral, ou seja, vale a pena tomar cuidado.
8- Caiçara
A Cobra Caiçara pode ser encontrada em diversas regiões da América Latina, mais especificamente no noroeste da Argentina, no leste da Bolívia, no leste do Paraguai, além das regiões centrais do Brasil e no sudoeste brasileiro. Além de ser venenosa, a Cobra Caiçara figura entre as mais agressivas do Brasil, isso por conta de seu bote veloz, e a capacidade de golpear as partes superiores do corpo da vítima. O seu veneno consegue destruir as fibras dos músculos de suas vítimas, acabando com os tecidos das vítimas atacadas.
7- Jararacuçu
Talvez esta seja uma das maiores cobras desta lista, medindo nada mais que 2 metros de comprimento. Além do tamanho, outra forma de identificar uma Jararacuçu é pela sua coloração dorsal que varia entre tons de rosa, preto, marrom, cinza ou amarelo. A espécie é encontrada na Bolívia, no Paraguai, na Argentina, e, no território brasileiro, é possível notar a espécie na Bahia, em Minas Gerais, e de Mato Grosso ao Rio Grande do Sul. A jararacuçu figura na lista de cobras que mais atacam pessoas no país. Além de ser perigosa e brava, quando ataca, a serpente injeta uma quantidade grande de veneno.
6- Jararaca-Cruzeira
A Jararaca-Cruzeira tem o título de cobra com o maior registro de acidentes em seres humanos do Brasil. A espécie pode ser encontrada nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Seu tamanho pode chegar até 1,15 metro, e ela possui manchas triangulares características em seu corpo.
5- Surucucu-Pico-de-Jaca
Nativa da Mata Atlântica, a Surucucu também é uma cobra extremamente venenosa, aliás, uma das mais venenosas do Brasil. Seu veneno é capaz de gerar hemorragias que podem se propagar por todo o corpo da vítima, e, apesar de ser responsável por 2% dos registros de acidentes no Brasil, é uma das mais venenosas do país.
4- Jararaca Ilhoa
Endêmica da ilha de Queimada Grande, e da cidade de Itanhaém, em São Paulo, a Jararaca Ilhoa é um animal bastante interessante por seus hábitos, podendo ficar até 7 meses sem se alimentar. É uma serpente que possui um dos venenos mais fortes desta lista. O veneno possui uma ação inibidora, de forma que a vítima morre pela falência geral dos órgãos, depois de 2 horas que o veneno é injetado.
3- Jararaca-de-alcatrazes
Essa é uma espécie encontrada majoritariamente no literal norte de São Paulo na Ilha de Alcatrazes. Apesar de possuir um tamanho significativamente menor ao de outras serpentes citadas aqui, cerca de 50 cm, a Jararaca-de-alcatrazes possui um veneno 10 vezes mais forte do que as jararacas continentais, que é capaz de causar paralização do sistema nervoso.
2- Cascavel
A Cascavel é a espécie de serpente mais conhecida do Brasil, e o seu veneno é um dos mais poderosos. Quando injetado, o veneno é capaz de causar paralização do sistema nervoso, induzindo dificuldades de respiração e locomoção.
1- Coral
A cobra Coral é definitivamente a mais perigosa desta lista, já que o seu veneno é o mais letal do planeta. Quando atacada, a vítima experimenta visão borrada, face alterada e aumento na salivação.
O site mais atualizado de 2024!