10 empresas que podem fechar as portas em 2024 no Brasil

Olá, caros leitores! O artigo de hoje não é muito animador, pois falaremos sobre dez empresas que poderão encerrar suas atividades ainda este ano. Infelizmente, não são todos os empreendimentos que obtêm sucesso em suas jornadas. No nosso país, devido ao baixo incentivo aos empreendedores, muitas das empresas acabam por sucumbir. Há inúmeros fatores que são relevantes para a manutenção de um ambiente favorável aos empresários e empreendedores, bem como há fatores que podem desfavorecer, e muito, a vida das empresas. Grandes crises econômicas mundiais, recessão na economia, pandemias e epidemias, inflação, altas taxas e impostos, variações na taxa de juros, câmbio desfavorável, dentre tantas outras problemáticas. Além desses fatores externos a empresa, ainda há os fatores e crises internas, como os problemas de má administração, má gestão de recursos, problemas financeiros e, até mesmo, problemas familiares, uma vez que a maioria das empresas brasileiras são caracterizadas como empresas familiares. Isso tudo atrapalha, e muito, o rendimento e o sucesso das empresas. Vamos abordar mais sobre esse tema tão relevante neste artigo, falando mais sobre empreender no Brasil e tratando sobre os casos das empresas que podem fechar no Brasil. Vale lembrar que são apenas especulações, não há nenhum dado confirmado.

dez-empresas-fechar 10 empresas que podem fechar as portas em 2024 no Brasil

Fechamento de Empresas em 2023

Nos anos anteriores, devido às crises globais que afetaram as economias ao redor de todo o planeta, diversas empresas tiveram que abandonar suas atividades em muitos países, a fim de evitar danos e prejuízos. Apenas no ano passado. Estima-se que cerca de 600 mil empresas fecharam as portas em 2023 no Brasil, em um movimento que se iniciou com o começo da pandemia e da crise global e, segundo os economistas, a tendência é que a crise se estenda por mais tempo.

Quais empresas correm o risco de fechar em 2024?

Diante da crise e dos acontecimentos mundiais, há muitas empresas que correm o risco de fechar as portas no Brasil ainda este ano. Porém, não há nenhuma confirmação desses rumores, são apenas suposições.

Uma empresa que atualmente chocou a todos foi a Americanas. Essa empresa corre sérios riscos, mas não há nada de concreto. A empresa descobriu um rombo bilionário  em seu orçamento, o que afetou inclusive bancos brasileiros, como BTG, Safra, Itaú e Bradesco, devido à movimentação na bolsa de valores.

Confira abaixo a lista de empresas que já encerraram suas atividades no Brasil e saiba mais sobre o porquê.

1. Ford

A Ford surpreendeu a muitos quando fechou várias de suas plantas no território brasileiro. Uma das maiores montadoras de carros internacionais empregava milhares de pessoas. Sua saída abalou as localidades na qual ela estava instalada.

2. Audi

Outra grande montadora de carros que possuía planta no Brasil e que, devido a questão tributária, já abandonou o país. Outras montadoras como a BMW também sofreram com esse mesmo problema.

fechar-as-portas-brasil 10 empresas que podem fechar as portas em 2024 no Brasil

3. Sony

A Sony saiu do mercado brasileiro no ano de 2023 e, desde então, seus produtos pararam de ser comercializados no país. A venda de TVs, câmeras e equipamentos de áudio foi encerrada. O motivo é pouco conhecido.

4. Roche

A Roche encerrou suas atividades na fábrica do Rio de Janeiro. O motivo anunciado pela empresa é que eles querem focar em estratégias globais e alinhar as plantas da empresa com essas diretrizes.

5. Forever 21

Devido a alta concorrência com outras marcas, em especial as chinesas, a fast fashion norte americana decidiu abandonar o mercado brasileiro. Aos poucos as lojas se fecharam e, atualmente, a marca não atua mais no Brasil.

6. Walmart

A marca de varejo e supermercados abandonou o Brasil. A causa anunciada em toda a imprensa foram os problemas de gestão ineficiente e falta de política  de promoções. O grupo que era dono da marca no país atualmente trabalha com os mercados BIG.

7. Wendy’s

As quatro filiais da Wendy’s Brasil encerraram suas atividades comerciais no país. Segundo a empresa, o mercado consumidor brasileiro segue atraente, mas não irão mais atuar neste mercado.

empresas-fechar-as-portas 10 empresas que podem fechar as portas em 2024 no Brasil

8. Hooters

A Hooters está abandonando o território brasileiro devido a problemas culturais e de localização das unidades. O diretor da empresa, que também têm sumido do cenário internacional, não deu maiores detalhes sobre os fechamentos.

9. Mercedes-Benz

A fábrica da montadora de veículos Mercedes-Benz encerrou suas atividades no Brasil no final de 2020. Ela foi a única marca de luxo a abandonar o país. Segundo a montadora, houveram muitos motivos para isso, como o fato de que eles querem focar em carros elétricos, o que não seria possível no modelo daqui.

10. Eli Lilly

Segundo a farmacêutica Eli Lilly, seu fechamento no Brasil ocorreu porque a empresa queria adequar às necessidades de equilíbrio entre a capacidade produtiva e as demandas no portfólio de produtos.

Se você aprecia temas como esse, mais relacionados à economia, e possui alguma sugestão, correção ou elogio, não deixe de fazer seu comentário. Também compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares que gostam desse tipo de leitura.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 empresas que podem fechar as portas em 2024 no Brasil O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário