10 maiores tribos indígenas do Brasil em 2024
As tribos indígenas brasileiras possuem uma história e cultura muito rica, e com tanta informação que temos acesso atualmente, às vezes nos esquecemos das nossas raízes, por isso hoje vamos falar sobre as maiores tribos indígenas do Brasil, as quais são muito ricas em história e cultura, e possuem mais pessoas do que você imagina. As tribos indígenas são marcadas por história de luta na época da colonização dos portugueses, luta por preservação de cultura, tradições e territórios, e claro, atualmente vemos várias outras lutas por direitos de terras e também direitos sociais, como inclusão de indígenas em universidades e na sociedade como um todo. Se você tem curiosidade em saber mais sobre essas tribos, quer saber sobre alguns costumes e onde estão localizadas, continue acompanhando esse texto com a gente.
10 maiores tribos indígenas do Brasil
Sabemos que os indígenas são os donos originais das terras brasileiras, mas também sabemos da história de muita luta e sangue que estes passaram na época em que os portugueses vieram para colonizar e catequizar os índios, e até hoje vemos reflexo disso em nossa sociedade. Atualmente existem várias ONGs de preservação, mas muitas tribos ainda sofrem com a discriminação e exclusão social infelizmente. Confira abaixo quais são as tribos indígenas do Brasil com maior população e território.
Guarani
Estima-se que essa tribo tenha cerca de 51 mil pessoas, território entre o Mato Grosso do Sul e São Paulo, possuem cultura riquíssima e complexa, possui línguas próprias, tradição passada entre as gerações desde sempre, símbolo de resistência no meio de tantas lutar por território e preservação de sua tribo integralmente. Como povo da mata, possuem uma relação e harmonia muito forte com a natureza e seus elementos.
Kayapó
Habitando principalmente a região do Xingu no Pará, essa tribo indígena possui vários subgrupos como os Mekrãgnoti, Xikrin, entre vários outros, pelos quais compartilham sua rica cultura, tradição de rituais, e claro, a relação com a natureza. Possuem a crença de que todos os humanos possuem almas e que tudo está conectado de alguma forma no mundo espiritual. Essa tribo possui cerca de 12 mil indígenas, vivem em aldeias espalhadas pelos seus territórios.
Yanomami
É uma tribo isolada localizada na Amazônia, com uma população estimada de 26 mil indígenas, e atualmente, esse povo luta contra a exploração de seu território, o qual está sendo ilegalmente explorado por garimpeiros. No aspecto religioso, esse povo segue em sua maioria, o xamanismo, onde os pajés são as figuras mais importantes da tribo, e não possuem tanto contato com povos não-indígenas.
Tikuna
Também vivem na região da Amazônia, e estima-se que cerca de 45 mil pessoas vivam nessa tribo, muito rica em questão cultural e em habilidades, como, por exemplo, no artesanato de cerâmicas, tecelagem e cestaria, tudo utilizando objetos feitos com materiais retirados educadamente das matas em que vivem. A tribo possui sua própria língua, tradições e rituais preservados ao longo dos anos,
Xavante
Estimados em cerca de 15 mil pessoas, habitando a região do Planalto Central do Brasil, no estado do Mato Grosso, uma tribo muito rica culturalmente e em suas tradições, e também em sua religião, cujo é animista, o que significa que acreditam que o mundo natural é habitado por espíritos que influenciam em nossa vida aqui na Terra. Valorizam a harmonia com a natureza, e são atualmente marcados por muitas lutas por terras e direitos.
Pataxó
A tribo pataxó atualmente possui sua economia baseada em suas plantações de mandioca, milho, feijão, e várias frutas. Ainda mantém suas tradição e culturas passadas para os seus filhos, suas lendas muito ricas e que fazem parte da formação como indígena. Hoje trabalham e lutam pela sua identidade, e para manter sua cultura e forma de viver.
Terena
Habitam o Mato Grosso do Sul, e estima-se que vivam cerca de 30 mil pessoas nesta tribo. Com uma história marcada por conflitos pelos mesmos motivos que todas lutaram, território e direito social, conhecidos atualmente por possuir habilidades com objetos feitos de fibras vegetais. Sua religião é baseada no culto aos ancestrais e conexão com os seres da natureza.
Guajajara
Estão na região da Amazônia, e possuem cerca de 27 mil pessoas, com sua própria língua, uma cultura e tradição passadas de geração, apresentam muita riqueza oral, rituais próprios e uma habilidade ótima com artesanato. Sua economia baseia-se principalmente na atividade da pesca e a agricultura.
Kaingang
Com aproximadamente 32 mil pessoas, ainda preservam muito bem suas tradições e sua cultura tão rica e diversificada, seus rituais importantes para o povo e o artesanato com materiais retirados da natureza. A religião desse povo é baseada na harmonia entre o mundo espiritual e a natureza, os quais são considerados por eles pontos essenciais para sua sobrevivência na floresta.
Bororo
E por último, essa tribo que tem atualmente trabalhado muito duro para estabelecer sua identidade na sociedade, como projetos para revitalizar a língua e cultura entre a tribo. Assim como as outras, essa tribo sofreu muito durante a colonização brasileira, mas atualmente está entre as maiores do Brasil, com aproximadamente 1600 pessoas, localizada no Mato Grosso.
Essas são as maiores tribos indígenas do Brasil, esperamos que você tenha gostado do nosso texto e deixe o like para sabermos se gostou ou não. Compartilhe com mais pessoas, pois é um tema muito importante para a nossa sociedade, pois faz parte da história do Brasil.
O site mais atualizado de 2024!