10 melhores funções do Google Planilhas
Se você já trabalha a algum tempo com computadores, seja para trabalhos escolares, faculdade, para o uso no trabalho, ou até mesmo apenas para uso pessoal, você sabe que o uso do Google Planilhas é indispensável e muito útil em diversos casos. Assim, para te ajudar a melhorar seus conhecimentos no google planilhas, a lista de hoje traz as dez melhores funções da plataforma.
1- AGORA
A função AGORA é excelente para adicionar a sua planilha informações sobre a data e a hora atuais, já que ela se atualiza constantemente, não registrando apenas a data no momento da adição do comando. Então, sempre que você for fazer alguma edição na planilha, a função AGORA se atualizará e alterará as informações.
Para utilizá-la basta usar o comando AGORA(). Caso você deseje saber apenas a data, pode utilizar as funções HOJE ou DATA.
2- ARRED
Essa função permite que o usuário arredonde os valores para um número de casas pré-estabelecido com base nas regras de arredondamento. Então, se o número à direita da casa que você deseja ser a última for igual ou maior que 5, o número será arredondado para cima, e caso esse número seja menor do que 5, ele será arredondado para baixo.
Mas, caso você deseje que o número sempre seja arredondado para cima, ou sempre para baixo, não se preocupe, existem funções específicas para esses casos, sendo respectivamente a ARRED.PARA.CIMA e a ARRED.PARA.BAIXO.
Para você utilizar a função ARRED, use o seguinte comando: ARRED(valor;casas).
3- CONT.SE
O CONT.SE é uma das funções mais úteis e mais usadas, principalmente quando falamos no mercado de trabalho. Com ela você consegue retornar o valor final de uma soma, especificando condições e o intervalo.
Para usá-la basta usar o comando CONT.SE(intervalo;critério). Mas lembre-se, esta função não faz distinção entre letras maiúsculas e minúsculas para a contagem, e só utiliza um único critério. Outras funções que podem ser úteis em casos que a CONT.SE não é aplicável podem ser a BDCONTAR, CONTAR.SE.S ou BDCONTAR.VAL.
4- CONVERTER
A função CONVERTER pode ter muitas aplicações, já que seu uso é bem simples. O que ela faz é converter um valor entre duas unidades de medida. Por exemplo, se você quer converter um valor em quilogramas para libra, essa função é extremamente útil.
Para usá-la utilize: CONVERTER(valor;unidade_inicial;unidade_final).
5- DESVPAD
O DESVPAD calcula o desvio padrão de uma amostra de valores, utilizando a fórmula DESVPAD(valor1; [valor2; …]).
Essa função, entretanto, só é utilizada para o cálculo do desvio padrão em uma amostra. Se quiser fazê-lo sob uma população de números deve utilizar DESVPADP. Outras funções úteis relacionadas ao desvio padrão são DESVPAD.P e DESVPAD.A.
6- DETECTLANGUAGE
A função DETECTLANGUAGE faz a varredura em um texto e retorna o idioma que este texto está utilizando. Caso haja mais de um idioma neste, a função retornará apenas o primeiro idioma identificado.
Para utilizá-lo, basta escrever DETECTLANGUAGE(texto_ou_intervalo).
7- GOOGLEFINANCE
Esta função é mais específica para o mercado financeiro. Ela fornece as informações de um título específico, mas só funciona em inglês, retornando dados como a cotação (“price”), capitalização do mercado (“marketcap”) ou horário da última transação (“tradetime”).
A função utiliza o sistema do google, o Google Finance, e as informações podem ainda ter um atraso de 20 min entre a última atualização e o valor retornado. A função consiste de: GOOGLEFINANCE(codigo_da_acao; atributo; data_de_inicio; data_de_termino|numero_de_dias; intervalo).
8- GOOGLETRANSLATE
A função funciona igual o programa, traduzindo um texto para outros idiomas conforme a escolha do cliente. Para a utilização da função, use GOOGLETRANSLATE(texto; idioma_original; idioma_de_destino), aplicando os códigos referentes a cada idioma. Ou seja, “en” para inglês, “pt” para portugês, “es” para espanhol, ou ainda “auto” para identificação e tradução automática do texto.
9- HYPERLINK
Essa função possui um uso bem simples: criar um hiperlink dentro da célula desejável, e possui diversos usos dependendo do contexto. Para utilizá-lo, escolha especificamente uma URL, e o texto que você deseja que apareça na tela, e use o comando HIPERLIGAÇÃO(URL; [etiqueta_link]).
10- IMAGE
Com esta função você pode inserir imagens dentro da sua planilha, deste que a URL não esteja hospedada dentro do Google Drive. Você ainda pode escolher o tamanho, ou as dimensões, da imagem, personalizando a sua planilha como desejar. Utilize o seguinte comando: IMAGE(url; [modo]; [altura]; [largura]).
Outras funções úteis para o dia-a-dia:
1-SOMA
Realiza a soma de um conjunto de dados.
2-MÉDIA
Retorna a média de um conjunto de números inseridos.
3-ORDEM
Ordena as células com base em um com comando específico, por exemplo, por ordem crescente.
4-ISEMAIL
Esta função é útil para verificar automaticamente quais e-mails são válidos ou não em uma lista.
Então, gostou do texto de hoje? Achou ele útil? Comente conosco quais são as funções do google Planilhas que você mais usa, e quais recomenda, e não esqueça de compartilhar com seus amigos que costumar utilizar o programa para ajuda-los a facilitar a própria vida, e muito obrigado pela leitura!
O site mais atualizado de 2024!