10 Tendências de Marketing para 2024
Com o advento das novas tecnologias e as mudanças no comportamento do consumidor, as empresas também devem adaptar as suas estratégias para permanecerem relevantes. Isso porque as empresas que não evoluem com o mercado podem enfrentar dificuldades para se estabelecer e conquistar a preferência do público. Porque as pessoas procuram soluções que possam resolver as suas dores. E numa sociedade em constante mudança, a procura por novas soluções está cada vez mais presente. Dessa maneira, ficar por dentro das tendências de marketing para esse ano podem facilitar e fazer o seu negócio crescer neste ano de 2024.
10 Tendências de Marketing para 2024
Como não são todas as pessoas que apresentam um conhecimento avançado sobre marketing, hoje iremos falar sobre as tendências e explicar elas detalhadamente para você. Com isso, você consegue acompanhar e fazer seu negócio crescer neste ano. Então, venha com a gente conferir quais são as dez tendências para este ano de 2024.
1- IA como ferramenta de produtividade
A inteligência artificial foi uma das tecnologias mais desenvolvidas para chamar a atenção do mercado em 2024, sendo assim, é considerada uma tendência. Tem havido muita especulação sobre as aplicações da inteligência artificial no mundo real, mas o aumento da produtividade se destaca entre as possibilidades. Isso significa que o uso de ferramentas de IA pode aumentar a eficiência das equipes de marketing. Porém, não basta apenas utilizar a inteligência artificial, é preciso entender como integrar essas ferramentas de forma mais eficaz à nossa rotina de trabalho.
2- Mensagem Direta
O comportamento do usuário digital está mudando rapidamente. As pessoas estão com o celular nas mãos o tempo todo, trocando mensagens e buscando formas de interagir – seja entre si ou com empresas. Dessa maneira, plataformas com canais de mensagem direta são uma ótima tendência para o marketing.
3- Criação de Comunidades nas Redes Sociais
Dos grupos de WhatsApp aos servidores do Discord, a criação de comunidades tem sido uma forma de as marcas se aproximarem do público. Dessa forma, é possível criar um espaço de troca de pessoas que compartilham os mesmos interesses. Mas a comunidade não tem necessariamente um espaço definido. Prova disso são as hashtags no TikTok que conectam milhões de usuários em torno de temas específicos como estilo de vida saudável, literatura e até cuidados com plantas. Sendo assim, pode ser uma ótima abordagem para o marketing nesse ano de 2024.
4- Collabs
Aparentemente há força na união mesmo no mundo dos marketing. Criar parcerias entre marcas, empresas e até criadores de conteúdo é uma estratégia para chamar a atenção e atingir novos públicos. Várias oportunidades de parceria podem ser encontradas para aumentar o crescimento. A cooperação pode ocorrer através do lançamento de conteúdo em Co-Marketing, ou seja, através da assinatura de duas ou mais marcas; introdução de experiências e produtos; e criar verdadeiros ecossistemas de empresas com interesses comuns.
5- Hipersegmentação
Hipersegmentação é o mesmo que criar segmentos específicos de consumidores ou prospects com características semelhantes para torná-los mais eficazes em campanhas de marketing digital. Cerca de mais de sessenta por cento das empresas em todo o mundo estão a aumentar o investimento na personalização para envolver e reter clientes. Sendo assim, uma tendência dentro do Marketing neste ano de 2024.
6- Branding
Branding é outra estratégia na qual as empresas e os profissionais de marketing estão se concentrando mais. Criar marcas fortes e experiências memoráveis sempre foi uma forma de diferenciar marcas. Contudo, esta estratégia ganha contornos mais tangíveis e já não é percebida apenas como um resultado de longo prazo, caso sua empresa não esteja engajada nas redes sociais, você pode comprar seguidores Instagram e outras redes sociais para aumentar a interação com o seu público.
7- Narrativa Original
Se você acha que qualquer tipo de conteúdo é suficiente e não se importa em encher seu blog e outros canais com mais do mesmo conteúdo, esse verbete de nossas tendências de marketing digital vai te fazer pensar melhor. Isso porque o conteúdo autêntico sempre esteve no radar das marcas, mas nos últimos anos, narrativas pouco originais e conteúdos repetitivos parecem estar incomodando o público da internet.
8- Inteligência de Dados
A tendência é que cada vez mais ferramentas e recursos estejam disponíveis não só para registrar dados de marketing, mas também para facilitar a aquisição de insights. Afinal, não adianta ter acesso a um rico conjunto de dados se não sabemos como utilizá-los.
9- Influência do Mundo Real
Nos últimos anos, temos visto uma explosão de parcerias entre marcas e influenciadores de diversos segmentos e capazes de influenciar diferentes públicos. No entanto, as marcas têm procurado formas cada vez mais autênticas de criar desejo e ganhar a confiança das pessoas. Neste contexto, eles ganham experiência de significado no mundo real quando se trata de influência digital.
10- Dados First-Party
Com as crescentes preocupações com a privacidade dos usuários, grandes empresas de tecnologia decidiram oferecer mais segurança em suas plataformas. Uma das tendências do setor é, portanto, a utilização de dados próprios, ou dados primários. Estamos falando de dados coletados pela própria empresa que irá utilizá-los, por meio de formulários e da interação do usuário com e-mails, páginas, plataformas e outros ativos digitais.
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