10 tipos de orquídeas mais bonitas para cultivar em 2024

Fala querido leitor! Nos últimos anos, cada vez mais tem crescido nas pessoas a vontade de cultivar plantinhas dentro de casa. Estudos apontam que a pandemia foi crucial nesse movimento de expansão dos amadores de plantas, pois com a impossibilidade de sair de casa para fazer atividades físicas ou dar um passeio, as pessoas tiveram que se adaptar e procurar por outras atividades possíveis dentro de casa e é api que a jardinagem e cultivo de plantas ganhou um grande valor. Nesse âmbito algumas das flores mais apreciadas pelos amadores são as orquídeas. Essas belas plantas são reconhecidas por terem flores belíssimas, com diferentes formas e cores brilhantes. No total, existem mais de 50 mil espécies de orquídeas catalogadas em todo o mundo e algumas são bem exóticas e belas. Nesse artigo, nós trataremos sobre os dez melhores tipos de orquídeas para você cultivar em casa. Acompanhe!

tipos-de-orquideas-para-cultivar-dez-bonitas 10 tipos de orquídeas mais bonitas para cultivar em 2024

10 – Brasiliorchis schunkeana

O nome entrega que essa espécie de orquídea é originária do Brasil e é também uma das mais populares entre os amantes de orquídeas no país. Se trata de um tipo de orquídea da classe epífita, que são aquelas que preferem ficar fixadas em troncos ou cascas de árvores. Com suas flores pretas, essa planta floresce no verão e dura cerca de 20 dias.

9 – Campylocentrum aromaticum

Também originária em terras tupiniquins, esse tipo de orquídea é bastante comum nas regiões mais baixas do país, isso é, no Sul e no Sudeste. Essa planta possui uma floração na estação do outono, com flores abertas até 20 dias. Possui flores brancas e em forma de cachos em formação de leque. Se dá bastante bem em vasos com o substrato que imita o solo do cerrado ou da Mata Atlântica.

8 – Cattleya labiata

Esse tipo de orquídea é indispensável para queles que, além de ter um exemplar belíssimo de plantas, também zela por uma flor com um cheiro agradável. A Cattleya labiata, também conhecida como a rainha do sertão é uma orquídea com flores de pétalas grandes, brancas e com degradês entre o roxo e o amarelo. A planta floresce, normalmente, entre os meses de novembro e abril.

7 – Cattleya purpurata

Uma das orquídeas mais populares entre os cultivadores é, sem sombra de dúvidas, a majestosa Cattleya purpurata. Essa planta ama um clima mais frio e com bastante umidade, preferindo as regiões mais ao sul do Brasil. Com as suas grandes pétalas brancas e roxas, elas se dão muito bem quando fixadas em troncos e cascas de árvores.

orquideas-bonitas-dez-tipos 10 tipos de orquídeas mais bonitas para cultivar em 2024

6 – Cattleya walkeriana

Mais uma Cattleya na nossa lista, dessa vez damos espaço para uma das mais comuns e talvez a planta que vem na cabeça da maioria quando se fala em orquídeas. A Cattleya walkeriana se trata de um planta bastante típica do nordeste que floresce durante o verão. Com a sua flor de pétalas grandes e arredondadas, essa flor pode ser encontrada em tons de lilás, roxo e azul e um perfume muito próximo ao de canela.

5 – Centroglossa macroceras

O nosso quinto lugar inicia os tipos de orquídeas um pouco mais exóticas e que você vai adorar conhecer. A Centroglossa macroceras é, na verdade, uma microrquídea. Isso quer dizer que essa planta possui flores pequenininhas e delicadas. Nesse caso em específico, as flores são em forma de canoa e preferem climas mais úmidos, em área de Mata Atlântica.

4 – Habenaria repens

Mais uma planta bastante exótica da nossa lista, a Habenaria repens é uma planta que pode ser encontrada tipicamente em regiões de pântano, flutuando sobre as águas. Suas flores são bastante delicadas, com pétalas finas e bastante abertas e espalhadas, semelhante a um aracnídeo. Por conta disso ela é conhecida como orquídea “aranha d’água”.

dez-tipos-de-orquideas-mais-bonitas 10 tipos de orquídeas mais bonitas para cultivar em 2024

3 – Isabelia violácea

Mais uma das orquídeas mais exóticas e diferentes, a Isabelia violácea é uma orquídea bastante fácil de ser encontrada pelo país, estendendo-se por uma área desde a Bahia até o Rio Grande do Sul. Essa planta adora luminosidade e uma de suas principais características são as exuberantes pétalas pontiagudas.

 2 – Ludisia discolor

Uma plantinha extremamente delicada e que você certamente vai querer ter em casa é a Ludisia discolor, uma orquídea que possui flores que crescem por toda a extensão do seu caule e que possuem uma abertura mais desordenada. Por conta da forma que suas pétalas brancas ficam dispostas em relação ao grão amarelado ao centro da flor, ela é chamada de orquídea pipoca. Essa planta é de fácil cultivo, exigindo pouca água e luminosidade.

1 – Vanda tessellata

O nosso primeiro lugar fica com a Vanda tessellata. Muito embora seja a nossa representante do gênero de orquídeas chamado de Vanda, qualquer outra planta dessa designação é extremamente bonita. Ela é conhecida por ter flores bastante perfumadas e com cores de tons muitos intensos e com diversas manchinhas em forma de bolinhas. Elas existem em diversas cores, contendo pétalas de duas ou três cores no geral. No caso da Vanda tessellata, ela possuem cores branca, marrom escuro e roxo em uma mesma flor.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 tipos de orquídeas mais bonitas para cultivar em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário