20 de Janeiro 2024: 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes

Se você é um grande fã de curiosidades ou história, com certeza gostaria de saber todos os acontecimentos do mundo. Apesar de impossível, podemos fazer um apanhado dos principais eventos, e o trazemos neste texto para você.

fatos-historicos-de-20-de-janeiro 20 de Janeiro 2024: 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes

1- 20 de janeiro de 1265

Uma data provável para a fundação do Parlamento Inglês é 20 de janeiro de 1265, após a Guerra Civil, quando Simon de Montfort, Conde de Leicester, convocou uma reunião de grupos de Templários e Cidadãos, cada um representando uma cidade local, para discutir o assunto. Sobre gestão inglesa

Por exemplo, a forma moderna do Parlamento Britânico foi criada em 1707, logo após a ratificação do Tratado de União, que uniu os parlamentos da Inglaterra e da Escócia para criar o Reino Unido. Os irlandeses não foram unidos até 1800.

Atualmente, 1.442 pessoas moram nas duas casas. A Câmara dos Representantes tem 650 assentos representando todos os círculos eleitorais. Cada círculo eleitoral tem um candidato de cada partido e é eleito aquele que receber mais votos. Existem 792 cadeiras no Senado. Lá, os membros vinham por nomeação, desde nobres (senhores do mundo com cargos vitalícios) até bispos e arcebispos.

2- 20 de janeiro de 1356

Edward Balliol era filho de John Balliol, rei da Escócia (reinou de 1292 a 1296) e Isabel de Warenne, filha de John de Warenne, 7º conde de Surrey, e Alice de Lusignan. Alice era filha de Hugo X de Lusignan e Isabel de Angoulême, viúva do rei João da Inglaterra. Eduardo herdou a reivindicação de seu pai ao trono escocês e contou com o apoio do rei Eduardo III da Inglaterra, mas nunca foi capaz de derrotar o partido nacionalista escocês liderado pelo rei David II da Escócia (reinou de 1329 a 1371).

Em 1332, Balliol organizou uma invasão da França com nobres ingleses que capturaram terras escocesas sob o rei Robert the Bruce (pai de David II). Na Batalha das Muralhas de Duplin em 12 de agosto, Eduardo derrotou Donald, Conde de Mar, regente de David II (então com 8 anos), e foi coroado em Scone em 24 de setembro. Em Roxburgh, em 23 de novembro, ele reconheceu Eduardo III da Inglaterra como governante da Escócia. Um exército combinado liderado por Archibald Douglas derrotou Balliol em Annan em Dumfries em 16 de dezembro, mas em 19 de julho de 1333 Eduardo III derrotou e matou Douglas na Batalha de Halidon Hill por Balliol, e em troca Balliol recebeu a maior parte da Escócia. A luta do rei Balliol contra os seguidores de David II durou até 20 de janeiro de 1356, quando Balliol renunciou aos seus títulos e entregou todas as suas terras a Eduardo III, e não teve filhos do rei inglês. Ele morreu como pensionista.

10-fatos-historicos-e-acontecimentos-marcantes-20-de-janeiro 20 de Janeiro 2024: 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes

3- 20 de janeiro de 1523

Como rei, Christian tentou manter a União de Kalmar entre os países escandinavos, o que levou a uma guerra com a Suécia que durou de 1518 a 1523. Eles conquistaram a Suécia em 1520, mas a nobreza sueca, o clero, Estocolmo e outros foram massacrados. O derramamento de sangue fez com que os suecos se revoltassem contra o seu governo. Ele foi deposto numa revolta liderada por Gustav Vasa, um nobre e mais tarde rei da Suécia. Ele tentou introduzir reformas radicais na Dinamarca em 1521-1522 que fortaleceriam os direitos das pessoas comuns às custas da nobreza e do clero. Em 20 de janeiro de 1523 os nobres revoltaram-se contra ele e ele foi exilado nos Países Baixos, deixando o trono dinamarquês para Frederico.

4- 20 de janeiro de 1567

A Batalha do Rio de Janeiro, ou Batalha da Baía de Guanabara, foi uma batalha travada em 1567 no Golfo da Guanabara, na citada cidade do Rio de Janeiro, resultando na derrota total dos franceses. O comandante português Estácio de Sá morreu em 20 de fevereiro de 1567, quando uma flecha lhe perfurou o olho.

5- 20 de janeiro de 1783

O Tratado de Paris foi um acordo internacional pelo qual o extinto governo britânico reconheceu formalmente o fim da Guerra Revolucionária Americana e a independência dos Estados Unidos após a Revolução Americana. O tratado foi concluído em 3 de setembro de 1783, em Paris, local neutro para as duas partes em disputa. O Tratado de Paris foi ratificado pelo Congresso Confederado em 14 de janeiro de 1784. Os outros estados beligerantes, França, Espanha e as sete repúblicas territoriais dos Países Baixos, assinaram tratados de paz separados.

6- 20 de janeiro de 1890

O concurso de 1889 para o novo hino nacional foi aberto a músicos “cultos e populares”. Temendo a inclusão de ritmos africanos nessas competições, o crítico musical Oscar Guanabarino lançou uma campanha contra eles em 4 de janeiro de 1890 e, entre outras coisas, incentivou os soldados brasileiros a irem à guerra no Paraguai sob canções “antigas” como o próprio Theodoro. O Major Cercedello Correia submeteu este apelo diretamente ao Secretário da Guerra Benjamin Constant no dia 15, foi recebida resposta e o país foi selecionado em concurso marcado para o dia 20. Leopoldo Miguez venceu a República. Isso foi registrado no Decreto nº 20 de janeiro de 1890.

7- 20 de janeiro de 1945

A Evacuação da Prússia Oriental refere-se à evacuação de civis e soldados alemães da Prússia Oriental e da região de Klaipeda de 20 de janeiro a março de 1945, como parte da evacuação de civis alemães no final da Segunda Guerra Mundial. Isto não deve ser confundido com as deportações após o fim da guerra, ou seja, durante a ocupação soviética.

8- 20 de janeiro de 1951

Inaugurada a TV Tupi Rio de Janeiro, uma emissora de televisão brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado de mesmo nome. Opera no canal 6 de VHF e é emissora e geradora própria da Rede Tupi. Esta é a segunda emissora de TV a estrear no Brasil, depois da TV Tupi São Paulo, que em breve formará a Rede Tupi.

9- 20 de janeiro de 1985

O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos abre neste dia. O Governador André Franco Montoro (IATA: GRU, ICAO: SBGR) é o maior aeroporto do Brasil, da América do Sul, um dos maiores aeroportos do mundo e o segundo aeroporto mais movimentado das Américas. É o número de passageiros transportados pela Latin (depois do Aeroporto Internacional da Cidade do México) e está entre os 30 mais movimentados do planeta. Perde apenas para o Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, Colômbia, em termos de volume de transporte de carga.

10-fatos-historicos-de-20-de-janeiro 20 de Janeiro 2024: 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes

10- 20 de janeiro de 2001

Joseph Ejercito Estrada – nascido Jose Marcelo Ejercito (Tondo (Manila), 19 de abril de 1937) é um político filipino que foi o 13º presidente das Filipinas, no período de 1998 até 20 de janeiro de 2001, quando foi derrubado por um protesto. Foi prefeito de Manila de 2013 até 2019.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 20 de Janeiro 2024: 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário