50 sobrenomes italianos mais comuns no Brasil em 2024
Olá leitor, como vai? Está querendo saber mais sobre as suas raízes italianas, saber de onde vem o seu sobrenome, o que conta um pouquinho da história dos seus antepassados que vieram para o Brasil durante a imigração italiana? Então você chegou ao lugar certo! Hoje iremos falar dos 50 sobrenomes italianos mais comuns no Brasil, uma lista onde quem sabe você pode encontrar o seu sobrenome. A imigração italiana foi um fato histórico que até os dias de hoje reflete na nossa maneira de viver, costumes, culinária, e práticas do dia-a-dia, por exemplo, gesticular com as mãos, juntar a família para comer no domingo e normalmente o prato principal ser macarrão com bolonhesa, entre outros. Ter sobrenome italiano pode até te ajudar a tirar a cidadania italiana, para ter livre acesso pela Europa, o que muitos brasileiros procuram atualmente, então, esperamos que você encontre o seu sobrenome na nossa lista, e queremos que você comente se o seu nome é italiano e não está na lista. Se você ficou interessado em saber mais sobre esses sobrenomes, continue lendo esse post com a gente até o fim.
Imigração italiana no Brasil
A imigração italiana no Brasil teve o seu auge quando os italianos chegavam em massa no país entre os anos de 1880 e 1930. Os ítalo-brasileiros são encontrados principalmente nos estados do sul e sudeste do Brasil, sendo no sudeste mais para São Paulo. Os ítalo-brasileiros são descendentes de um grande número de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil entre os anos de 1870 e 1960, quando a vida no Brasil ainda tinha atrativos, e era uma saída para fugir da pobreza e das guerras na Europa. Desde o censo nacional feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não há dados específicos sobre o número de descendentes de italianos no Brasil, e assim, a origem dos brasileiros não é questionada há décadas, até porque todo mundo sabe que o brasileiro é uma mistura de todas as etnias do mundo, pois aqui, qualquer pessoa pode entrar, já que não é necessário nem visto para entrar. No último censo que questionou a ancestralidade, aproximadamente 1.200.000 brasileiros disseram ser filhos de pais italianos, enquanto 1.060.000 disseram ser filhos de mães italianas.
Você pode não saber, mas a população ítalo-brasileiras é a maior comunidade italiana fora da Itália. Eles mantiveram os costumes tradicionais italianos, assim como parte da população brasileira, que acabou sendo assimilada devido à influência dos imigrantes italianos no Brasil. Os italianos têm feito contribuições significativas em todas as áreas da sociedade brasileira, principalmente nas mudanças socioeconômicas provocadas pelos italianos nas áreas rurais e urbanas. Entre essas mudanças podemos citar as no estilo de vida profundamente influenciadas pelo catolicismo, bem como carreiras nas artes, música, arquitetura (muita arquitetura de influência italiana na região sudeste), gastronomia e abertura de empresas na Itália, além de ser trabalhador profissional. No campo, podemos citar a introdução de novas tecnologias agrícolas, principalmente a transformação de grandes solares em pequenas propriedades e a introdução da policultura de produtos, os chamados pequenos produtores, os quais atualmente estão se desenvolvendo, e ganhando mais espaço no comércio, o que na Itália acontece muito.
Como já dito anteriormente, a imigração não só italiana mas na Europa toda, se deu devido a miséria que o continente enfrentava naquela época, estima-se que aproximadamente 28 milhões de italianos emigraram e se espalharam pelo mundo todo tentando fugir da pobreza que assolava o país. Essa pobreza se deu pela mudança do sistema feudal para o sistema capitalista, quando as terras ficaram concentradas nas mãos de poucas pessoas e sobre essas terras haviam impostos e taxas de uso, dessa forma, os pequenos proprietários acabavam se endividando, mas apenas para ter o pão na mesa.
Durante o século XIX, a população da Europa quase triplicou, o que acabou agravando ainda mais os problemas sociais do continente. O agricultor europeu amava tanto suas terras que toda a sua existência gira em torno da manutenção de sua propriedade. Seu mundo não se estendia além da comunidade a que pertencia, e seu ideal econômico era a autossuficiência das suas terras. Nesse caso, o continente americano parecia ser o destino dos sonhos de milhões de europeus que imigraram com a esperança de se tornarem grandes proprietários de terras, e é aí que entra o Brasil.
50 sobrenomes italianos mais comuns no Brasil
- Rossi
- Esposito
- Russo
- Romano
- Brancos
- Ferrari
- Bianchi
- Marinho
- Giordano
- De Luca
- Bruno
- Rizzo
- Galo
- Ricci
- Caruso
- Mancini
- Ferrara
- Leão
- Colombo
- Santoro
- Conti
- Coppola
- Amato
- Bianco
- Vitale
- Lombardi
- Fiore
- Messina
- Parisi
- De Rosa
- Moro
- D’Angelo
- Rinaldi
- De Santis
- Lombardo
- Martini
- Longo
- Serra
- Gentile
- Giuseppe
- Sorrentino
- Moretti
- De Angelis
- Palumbo
- Fontana
- Napoli
- Ferri
- Grasso
- Caputo
- Ferraro
Essa é a nossa lista dos sobrenomes italianos mais comuns no Brasil, comente aqui se você achou o seu, queremos saber. Não deixe de compartilhar com quem também é descendente de italiano, e vai gostar de saber sobre essa lista. E deixe a sua curtida se você gostou.
O site mais atualizado de 2024!