6 de Janeiro 2024: 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes

Fala querido leitor! Continuando a nossa série de eventos históricos em dias considerados ordinários. O dia da vez é o dia 6 de janeiro, um dia cheio de eventos importantes pelo mundo todo e que provavelmente você nem imagina. Até mesmo o Brasil tem alguns fatos marcantes nesse dia. Confira os 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes do dia 6 de janeiro. Veja!

dez-fatos-historicos-datas-marcantes-seis-de-janeiro 6 de Janeiro 2024: 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes

Século XI a XVIII

Começando pelo ano de 1066, um importante evento ocorreu e que definiu o futuro da Inglaterra. No dia 5 de janeiro daquele ano morria Eduardo, o Confessor, o até então Rei saxão da Inglaterra depois de um reinado de pouco mais de 23 anos. No dia seguinte da morte do rei, a corte já se reunia para decidir passar a coroa para Harold Godwinson no dia 6 de janeiro. Acontece que a eleição não foi unânime e uma pessoa em específico tinha o desejo de tomar a coroa e seu nome era Guilherme, o Duque da Normandia. Guilherme era primo de Eduardo, o Confessor, o qual prometeu a coroa da Inglaterra, fazendo-o sucessor do Reino. Obviamente que ver Harold sob o controle do reino não deixou Guilherme muito feliz, e em outubro daquele ano Guilherme invadiu a Inglaterra com um exército de 7 mil soldados e derrotou o exército de Harold no que ficou conhecida como a Batalha de Hastings. Naquele momento, o Reino da Inglaterra ganhava o seu primeiro rei normando e perdia o última rei anglo-saxão.

Já na Itália, em 1355, Carlos IV da Boêmia era coroado o Imperador Romano-Germânico e Rei da Itália. Esse na verdade era um dos títulos mais importantes naquele período e tinha uma conotação religiosa muito grande, sendo que o Imperador, mesmo que depois de eleito por um grupo de príncipes, só recebia o título após a coroação por parte do Papa. Esse título dava ao Imperador o dever de proteger a Igreja Católica, o que era tido como uma grande honra para os líderes da época. Antes de se apossar do título de Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Carlos IV havia de tornado Rei da Boêmia e da Germânia, duas regiões de grande influência em todo o império.

datas-marcantes-seis-de-janeiro-dez-fatos-historicos 6 de Janeiro 2024: 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes

Século XIX

No século XIX, dois eventos importante ganharam espaço no dia 6 de janeirono Brasil. O primeiro deles foi no ano de 1809, na chamada Invasão de Caiena. Nesse dia, a junção de soldados das forças britânicas, luso-brasileiras e portuguesa metropolitana deu início a invasão a Colônia de Caiena e Guiana, que mais tarde viria a ser a Guiana Francesa. Acontece que no período ocorriam as Guerras Napoleônicas, e a sede do Reino de Portugal agora era no Brasil, justamente por conta da expulsão da nobreza portuguesa do país de origem por Napoleão. Por Caiena fazer fronteira com o Brasil, a Invasão funcionou como uma espécie de retaliação em uma série de ataques a territórios franceses na América do Sul.

O segundo grande evento no Brasil, e talvez muito mais conhecido foi a Cabanagem, que se iniciou em 6 de janeiro de 1835. Também conhecida como Guerra dos Cabanos, essa foi uma revolta popular que durou cinco anos na então Província do Pará, cujas principais demandas era o enfretamento da pobreza na região e aumento da importância política da província nos assuntos do Império do Brasil.

Outro fato curioso do dia 6 de janeiro ocorreu no ano de 1838, quando Alfred Vail fez a primeira demonstração pública do seu equipamento de sistema de telégrafo que foi o grande precursor do Código Morse. Na verdade, Vail trabalhava para Samuel Morse e juntos os dois são tidos como inventores da telegrafia.

seis-de-janeiro-dez-fatos-historicos 6 de Janeiro 2024: 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes

Século XX

O dia 6 de janeiro de 1929 foi um dia histórico para o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, porém não de uma forma muito boa. Acontece que nesse dia, o então Rei Alexandre I decidiu abolir a Constituição do Reino, e introduzir uma ditadura, criando assim o Reino da Iugoslávia. Ironia ou não, nesse mesmo dia e ano, uma conhecidíssima Santa, a Teresa de Calcutá, nascida em território iugoslavo, chegava em Calcutá para iniciar o seu trabalho com os mais necessitados pela Índia.

Outro marco histórico ocorreu no dia 6 de janeiro de 1950, quando o Reino Unido reconheceu a legitimidade da República Popular da China, assim proclamada em 1949. O país foi o primeiro grande ocidental a assim o fazer, o que fez com que outros países seguissem o exemplo.

Século XXI

Chegando ao presente século, outros dois eventos que deram o que falar ocorreram no dia 6 de janeiro. O primeiro deles em 2016, quando a Coreia do Norte realizou o quarto teste com mísseis nucleares, algo que foi muito criticado por todo o mundo, com destaque para os EUA e a Coreia do Sul, e a grande aliada China. Já em 2023, a democracia norte-americana foi posta em teste quando os apoiadores de Trump invadiram o Capitólio como forma de protesto pela vitória de Joe Biden, algo que resultou na morte de cinco pessoas, além de mais de 50 feridos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 6 de Janeiro 2024: 10 Fatos históricos e acontecimentos marcantes O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário