10 melhores papéis para desenho em 2024
Olá querido(a) leitor(a) desenhista! O texto de hoje foi feito de maneira especial para você que está procurando por um papel para desenhar. Falo isso porque no presente artigo irei compartilhar com você uma seleção completa dos 10 melhores papéis para desenho em 2024. O desenho é uma das primeiras manifestações estéticas que se tem registrada. Para se ter uma ideia, o desenho existe desde a Pré-História como uma forma de linguagem expressiva. A prática obteve muita valorização durante a Idade Média, período em que ganhou o status de arte. O desenho foi um divisor de águas no estudo da anatomia humana, servindo para retratar os órgãos. Nesse contexto, o papel para desenho surge como suporte desenvolvido exclusivamente para fazer desenhos artísticos, técnicos e outros trabalhos gráficos. Na atualidade existem vários tipos de papel para desenho, cada um com características próprias que os tonam adequados para o uso de materiais de desenho como lápis, grafite e giz. Algumas coisas devem ser levadas em conta na hora de escolher o papel ideal para você. Existe vários tipos de papéis para desenho como o Offset, manteiga, canson e kraft. Confira agora quais são os 10 melhores papéis para desenho em 2024.
1- Bloco de Desenho Canson
Se você está procurando por um bom papel para desenho e não abre mão do custo-benefício, essa pode ser a melhor opção para você. Essa opção de papel possui uma superfície granulada, que promove maior aderência aos materiais, garantindo vivacidade nas cores. O bloco conta com papéis de gramatura 200 g/m2, oferecendo excelentes opções para trabalhos artísticos. Esse papel é especial para técnicas secas, como desenhos com lápis colorido e giz pastel, além de colagens.
2- Bloco Kraft Clairefontaine
Se você está procurando por um papel para desenho em Kraft, esse da marca Clairefontaine pode ser a melhor opção. Os papéis são de gramatura igual a 90 g/m2, sendo resistente e flexível, ideal para desenhos e impressões. O papel Kraft é bastante parecido com o papelão, fabricado com fibras naturais e não branqueadas, possui uma cor marrom. Além disso, o papel é esmaltado em máquinas e, por isso, possui uma face lisa e outra fosca.
3- Caderno para Desenho Académie Tilibra
Agora, se você quer desenvolver suas habilidades de desenho com um papel offset, essa é uma boa opção. Esse caderno para desenho da Tilibra é composto por papel offset 150 g/m2, uma excelente gramatura de papel para desenho, com folhas bastante resistentes. Por possuir essa resistência, essas folhas têm excelente suporte para os usuários desenvolver suas habilidades.
4- Papel para desenho Nostalgie – Hahnemühle
Esse bloco de papel para desenho é excelente para produzir suas artes. O papel possui uma gramatura de 190 g/m2, sendo indicado tanto para técnicas secas quanto para as que usam água. O Nostalgie possui uma textura que possibilita fazer croquis e esboços, com uma superfície levemente granulada que permite o fácil deslize do lápis. A empresa alemã Hahnemühle é uma das mais tradicionais na produção de papéis de arte no mundo e grande artistas do século XVI utilizaram seus papéis.
5- Bloco Croquis papel manteiga – Canson
Esse é o papel Canson do tipo manteiga com 59 folhas para desenhar. Esse produto é muito utilizado em escolas e em cursos artísticos livros por ser especialmente desenvolvido para esboços e estudos artísticos. É um papel para desenho A4 leve e com gramatura 40 g/m2. E versatilidade é a palavra que melhor define esse papel, podendo ser utilizado com carvão, grafite, giz de cera, lápis de cor e giz pastel.
6- Bloco Aquarela Canson
Esse é um papel encorpado, ótimo para técnicas mistas e com a qualidade da fabricante que é reconhecida no setor. O papel possui uma textura canelada e é bastante encorpado. A gramatura do papel e de 300 g/m2 e vem com 12 folhas. É um papel muito bom para pinturas com aquarela com tinta acrílica, mas também pode ser utilizado para técnicas secas como o giz pastel, o giz oleoso e o lápis de cor.
7- Bloco Graf It – Clairefontaine
O bloco GRAFT IT! é um papel com gramatura de 90 g/m2, sendo um papel ideal para desenvolver atividades de artes gráficas. O produto vem com 80 folhas de tamanho A5, e é grampeado na parte superior, permitindo usar como caderno ou destacar as folhas.
8- Bloco Lavis – Clairefontaine
Esse é um papel para Desenho Técnico e Pinturas bastante versátil. Além de ser útil para o desenho técnico, o produto também permite desenvolver atividades secas como caligrafia. Você pode utilizá-lo também para técnicas molhadas de aquarela, pinturas com tinta acrílica e guache. A gramatura das folhas é de 200 g/m2.
9- Bloco para Desenho Graf – Cis
Esse é um bloco com bom custo-benefíco com a qualidade reconhecida da Cis. Esse bloco para desenho Graf é largamente utilizado por estudantes e artistas e possui 20 folhas com gramatura 200 g/m2, indicado para a realização de desenhos em técnicas secas.
10- Papel para desenho Trident
Se você está procurando por um bloco de papel para desenhos maiores, essa pode ser uma excelente opção. As folhas são brancas e levemente texturizadas com uma gramatura de 200 g/m2. O produto pode ser uma ótima opção para desenhos no formato A3.
O site mais atualizado de 2024!