Água cortada: Como religar e o que fazer

Teve a sua água cortada e não sabe o que fazer? Aprenda essa e outras informações importantes no textos de hoje. Esperamos que faça uma boa leitura e que o nosso artigo te ajude de alguma maneira.

agua-cortada-o-que-fazer Água cortada: Como religar e o que fazer

Água cortada

São poucas as pessoas que nunca tiveram algum problema financeiro. Para alguns, essa fase pode durar mais tempo, para outros se resolve com uma facilidade maior. Mas é comum encontrar pessoas que precisam escolher quais contas pagar.

Quando isso acontece, diversos fatores são observados no momento da escolha. Isso é, é necessário compreender quais são as necessidades principais e quais as prioridades, sejam elas individuais ou para uma família inteira. Um dos fatores mais observados, por exemplo, é em relação a alimentação. Não é a toa que a maioria dos endividados atuais se endividaram utilizando o cartão de crédito em supermercados.

E falando em cartão de crédito, na maioria das vezes, ele não é visto como prioridade. Em algumas situações, nem mesmo contas básicas, como luz ou água são pagas. Mas quando isso acontece, você sabe o que fazer? Você sabe qual o prazo permitido por lei para a distribuidora cortar o fornecimento da água? Fique por dentro dessa e de outras informações aqui. Além disso, saiba o que fazer caso a sua água seja cortada, juntamente com algumas dicas para saber como religar.

agua-cortada-como-religar Água cortada: Como religar e o que fazer

O que fazer se a sua água foi cortada?

O primeiro passo ao ter o fornecimento de água cortada é compreender o motivo do corte. Se você acredita que foi um engano, por exemplo, o primeiro passo é juntar os boletos, de preferência acompanhados dos comprovantes de pagamento, para apresentar na empresa responsável for fornecer água no seu estado.

Já se o corte aconteceu devido ao atraso de pagamento e você está ciente disso, é importante conhecer quais são os seus direitos. O primeiro e mais importante deles é em relação ao aviso prévio. Isso porque, desde junho de 2020 foi criada uma nova legislação federal sobre o tema, que exige que as empresas fornecedoras de água ou de energia notifiquem os clientes sobre o corte de água antecipadamente.

As concessionárias precisam informar inclusive o dia exato em que o fornecimento de água será cortado. Além disso, o corte não pode acontecer nos dias de sexta-feira, sábado ou domingo. Também não pode acontecer  nas 24 horas que antecedem a um feriado.

Essas alterações na legislação garantem ao consumidor, não apenas uma última chance para pagamento do boleto em atraso, mas também possibilitam que o cliente ao menos se prepare, uma vez que ficar sem água certamente vai gerar diversos transtornos.

A notificação informando sobre o corte da água deverá ser enviado pela empresa com um espaço de pelo menos 15 dias de antecedência, e esse comunicado pode, inclusive, ser anexado na conta de água mensal. Caso você tenha algum boleto em atraso, a orientação é que sempre leia os seus boletos com cuidados, para o caso de ter algum aviso em aberto.

Agora que já conhece um pouco sobre as regras do corte de fornecimento de água, que tal aprender um pouco sobre a religação do serviço?

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Como acontece a religação da água cortada

Uma vez que o serviço de água for cortado por falta de pagamento, ela só poderá ser religada após o pagamento dos boletos em aberto. Após o pagamento dos débitos, a empresa tem até 48h para religar o serviço, independente de se tratar de área urbana ou rural.

Após o pagamento o cliente precisa solicitar a religação e deve manter-se atento aos prazos. Por exemplo, se  a solicitação for feita até às 18h de dias úteis, o prazo de religação serão de 48h, contados a partir das 8h do dia seguinte a solicitação.

No entanto, se a solicitação ocorrer após as 18h de uma sexta-feira ou durante o fim de semana, o prazo de 48h passam a ser contados apenas a partir das 8h da próxima segunda-feira.

Outra informação importante de ressaltar é que as concessionárias podem cobrar uma taxa para religar a água, e o mesmo acontece no caso de corte de energia elétrica, assim como os boletos em atraso e os juros e multas referentes ao atraso.

Um dos períodos em que houve mais atraso nas contas de água foi durante a pandemia, quando diversas pessoas ficaram desempregadas ou foram impedidas de trabalhar. Na época as concessionárias começaram a parcelas os boletos, facilitando assim o pagamento e impedindo assim a inadimplência de seus clientes e diminuindo seus próprios prejuízos.

Mesmo após a pandemia, ainda é possível solicitar um parcelamento ou acordo, caso essa seja a melhor opção para você. Para isso, bastante entrar em contato com a concessionária, através de telefone, site ou qualquer outra opção de contato que a empresa forneça aos seus clientes. Para mais informações o ideal é acessar o site oficial da concessionária responsável pelo seu estado.

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Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
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