Água cortada: Como religar e o que fazer
Teve a sua água cortada e não sabe o que fazer? Aprenda essa e outras informações importantes no textos de hoje. Esperamos que faça uma boa leitura e que o nosso artigo te ajude de alguma maneira.
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Água cortada
São poucas as pessoas que nunca tiveram algum problema financeiro. Para alguns, essa fase pode durar mais tempo, para outros se resolve com uma facilidade maior. Mas é comum encontrar pessoas que precisam escolher quais contas pagar.
Quando isso acontece, diversos fatores são observados no momento da escolha. Isso é, é necessário compreender quais são as necessidades principais e quais as prioridades, sejam elas individuais ou para uma família inteira. Um dos fatores mais observados, por exemplo, é em relação a alimentação. Não é a toa que a maioria dos endividados atuais se endividaram utilizando o cartão de crédito em supermercados.
E falando em cartão de crédito, na maioria das vezes, ele não é visto como prioridade. Em algumas situações, nem mesmo contas básicas, como luz ou água são pagas. Mas quando isso acontece, você sabe o que fazer? Você sabe qual o prazo permitido por lei para a distribuidora cortar o fornecimento da água? Fique por dentro dessa e de outras informações aqui. Além disso, saiba o que fazer caso a sua água seja cortada, juntamente com algumas dicas para saber como religar.
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O que fazer se a sua água foi cortada?
O primeiro passo ao ter o fornecimento de água cortada é compreender o motivo do corte. Se você acredita que foi um engano, por exemplo, o primeiro passo é juntar os boletos, de preferência acompanhados dos comprovantes de pagamento, para apresentar na empresa responsável for fornecer água no seu estado.
Já se o corte aconteceu devido ao atraso de pagamento e você está ciente disso, é importante conhecer quais são os seus direitos. O primeiro e mais importante deles é em relação ao aviso prévio. Isso porque, desde junho de 2020 foi criada uma nova legislação federal sobre o tema, que exige que as empresas fornecedoras de água ou de energia notifiquem os clientes sobre o corte de água antecipadamente.
As concessionárias precisam informar inclusive o dia exato em que o fornecimento de água será cortado. Além disso, o corte não pode acontecer nos dias de sexta-feira, sábado ou domingo. Também não pode acontecer nas 24 horas que antecedem a um feriado.
Essas alterações na legislação garantem ao consumidor, não apenas uma última chance para pagamento do boleto em atraso, mas também possibilitam que o cliente ao menos se prepare, uma vez que ficar sem água certamente vai gerar diversos transtornos.
A notificação informando sobre o corte da água deverá ser enviado pela empresa com um espaço de pelo menos 15 dias de antecedência, e esse comunicado pode, inclusive, ser anexado na conta de água mensal. Caso você tenha algum boleto em atraso, a orientação é que sempre leia os seus boletos com cuidados, para o caso de ter algum aviso em aberto.
Agora que já conhece um pouco sobre as regras do corte de fornecimento de água, que tal aprender um pouco sobre a religação do serviço?
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Como acontece a religação da água cortada
Uma vez que o serviço de água for cortado por falta de pagamento, ela só poderá ser religada após o pagamento dos boletos em aberto. Após o pagamento dos débitos, a empresa tem até 48h para religar o serviço, independente de se tratar de área urbana ou rural.
Após o pagamento o cliente precisa solicitar a religação e deve manter-se atento aos prazos. Por exemplo, se a solicitação for feita até às 18h de dias úteis, o prazo de religação serão de 48h, contados a partir das 8h do dia seguinte a solicitação.
No entanto, se a solicitação ocorrer após as 18h de uma sexta-feira ou durante o fim de semana, o prazo de 48h passam a ser contados apenas a partir das 8h da próxima segunda-feira.
Outra informação importante de ressaltar é que as concessionárias podem cobrar uma taxa para religar a água, e o mesmo acontece no caso de corte de energia elétrica, assim como os boletos em atraso e os juros e multas referentes ao atraso.
Um dos períodos em que houve mais atraso nas contas de água foi durante a pandemia, quando diversas pessoas ficaram desempregadas ou foram impedidas de trabalhar. Na época as concessionárias começaram a parcelas os boletos, facilitando assim o pagamento e impedindo assim a inadimplência de seus clientes e diminuindo seus próprios prejuízos.
Mesmo após a pandemia, ainda é possível solicitar um parcelamento ou acordo, caso essa seja a melhor opção para você. Para isso, bastante entrar em contato com a concessionária, através de telefone, site ou qualquer outra opção de contato que a empresa forneça aos seus clientes. Para mais informações o ideal é acessar o site oficial da concessionária responsável pelo seu estado.
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