Alistamento Militar Feminino 2024: Inscrições

Caro Leitor, as mulheres são isentas do Alistamento Militar obrigatório, conforme a Constituição, por tal motivo o assunto não é muito comentado. 

Mas podem servir voluntariamente no Exército, Marinha ou Aeronáutica. A quantidade de vagas oferecidas é menor quando comparado ao número de vagas para o sexo masculino.

Inscrições para o Alistamento Militar Feminino 2024

Para as mulheres que desejam ingressar dentro das Forças Armadas existem duas formas para o Alistamento Militar: Por intermédio de concurso público ou por voluntariado, porém se quiser seguir carreira, deverá prestar concurso público.

alistamento-militar-feminino Alistamento Militar Feminino 2024: Inscrições

Para informações dos editais que serão futuramente lançados entre no site: 

https://www.eb.mil.br/web/ingresso/mulheres-no-exercito/-/asset_publisher/6ssPDvxqEURl/content/mulheres-no-exercito

Requisitos para mulheres ingressar para carreira Militar

  • Prestar concurso público
  • 1,55 m de altura
  • Brasileiro nato, para Oficiais
  • Brasileiro Nato ou Naturalizado, para Praças
  • Não pode ser casado ou ter dependente, para EsPCEx/ESA
  • Conferir idade mínima conforme cada edital e cargo

Como é a carreira militar feminina

As mulheres recebem as mesmas orientações básicas que os homens. É importante saber, antes do Alistamento Militar, que as funções e os cargos são iguais nas Forças Armadas. Assim, recebendo também a mesma remuneração.

Mulheres na Aeronáutica

Caro Leitor, as mulheres só puderam fazer o Alistamento Militar Femino na Aeronáutica a partir de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, quando quatro enfermeiras integraram a equipe.

Inscricoes-alistamento-militar-feminino Alistamento Militar Feminino 2024: Inscrições

Atualmente existem diversas formas de Alistamento Feminino na Aeronáutica, sendo elas:

  • Concurso EPCAR: que equivale ao Ensino Médio regular, na Escola preparatória de Cadetes do Ar
  • Concurso AFA:  para Academia da Força Aérea, setor que cuida da logística da organização e da parte administrativa.
  • Concurso EEAR:  Escola de Especialistas da Aeronáutica, se tiver diploma de nível superior nas profissões existentes no edital.

Mulheres no Exército Brasileiro

A primeira mulher a ingressar no exército brasileiro foi Maria Quitéria de Jesus, da Bahia, em 1823. 

Ela se disfarçou de homem – chamado Soldado Medeiros – para se juntar ao exército lutando pela independência do Brasil. Algumas semanas depois, sua verdadeira identidade foi revelada.

 No entanto, Maria Quitéria foi autorizada a continuar servindo no exército, sua importância na batalha devido à sua destreza com as armas e seu comportamento na batalha.

No entanto, foi somente durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, que as mulheres puderam fazer o Alistamento Militar Feminino oficialmente nas forças armadas brasileiras.

Foi quando 73 enfermeiras foram enviadas para o campo de batalha, das quais 67 eram enfermeiras hospitalares e 6 eram especialistas em transporte aéreo. 

Os membros do serviço se ofereceram para a missão e serviram em quatro hospitais do Exército dos EUA. Elas foram as primeiras a servir nas Forças Armadas brasileiras. Formas de ingressar no Exército Brasileiro:

Mulheres na ESA

Fazer o concurso da ESA é uma das possíveis portas de entrada para mulheres no exército brasileiro. No entanto, uma vez aprovadas, os candidatas serão encaminhados para a Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), pois a ESA só aceita homens.

Para entrar no concurso da ESA na área geral, que tem vagas separadas para homens e mulheres, os candidatos devem ter ensino médio completo, ter entre 17 e 24 anos e ter pelo menos 1,55 m de altura.

alistamento-militar-feminino-Inscricoes Alistamento Militar Feminino 2024: Inscrições

No campo geral, as mulheres alistadas no serviço militar  podem optar por ingressar nos seguintes setores: tipografia, intendência, manutenção de comunicações, aviação e material bélico.

Dentro do Exército, ainda não são autorizadas a ir para a área de combate e de armas, como a infantaria, artilharia, cavalaria, também não podendo escolher as áreas de Engenharia e Comunicação.

Há também as vagas sem distinção de sexo, são as vagas gerais, na área da Saúde e de Música, havendo apenas a limitação de idade, sendo de 17 até os 26 anos.

Carreira das mulheres na Marinha brasileira

A participação feminina na Marinha começou em 1980, quando o Almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, Secretário de Estado da Marinha, propôs a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha (CAFRM).

O CAFRM é composto pelo Corpo Auxiliar de Mulheres Oficiais (QAFO) e pelo Corpo Auxiliar de Mulheres Soldados (QAFP). 

Tais formações foram extintas em 1997, quando as mulheres foram autorizadas a ingressar em divisões que já existiam nos homens, ou seja, passaram a integrar o efetivo regular da Marinha. 

Existem várias possibilidades de entrada das mulheres da Marinha:

  • Escola Naval (EN);
  • Corpo Auxiliar de Praças (CAP); 
  • Quadro Complementar de Intendentes (QC-IM);
  • Quadro Técnico (QT);
  • Corpo de Saúde da Marinha – Quadro de Médicos (CSM-MD); 
  • Corpo de Saúde da Marinha – Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CSM-CD); 
  • Corpo de Saúde da Marinha – Quadro de Apoio à Saúde (CSM-S); 
  • Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM); 
  • Quadro de Capelães Navais (CAPNAV); 
  • Serviço Militar Voluntário para Oficiais temporários (SMV-OF); e 
  • Serviço Militar Voluntário para Praças Temporários (SMV-PR).

Desde desse ano de 2024, as mulheres poderão fazer o Alistamento Militar Feminino no Colégio Naval e na Escola de Aprendizes Brasileiros.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Alistamento Militar Feminino 2024: Inscrições O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário