Aluguel Social 2024: Como Funciona, Cadastro
O aluguel pode pesar no orçamento familiar, e muitas famílias acabam perdendo a moradia por não terem condições de bancar as despesas do mês. Para conseguir ajudar esses cidadãos, existe o aluguel social 2024, sendo uma iniciativa para quem está com dificuldades financeiras.
Na prática, as famílias que utilizarem o aluguel social 2024 recebem um voucher do governo para complementar o pagamento do aluguel. Quer saber como funciona? Então continue lendo este artigo, vamos explicar tudo isso.
O que é o Aluguel Social 2024?
A nova política do aluguel social 2024 deve ser uma ajuda financeira aos cidadãos de baixa renda no pagamento de aluguel.
O projeto deverá fazer parte do Programa Casa Verde Amarela. A modalidade está com uma estrutura feita pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, sendo qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
O aluguel social 2024 tem como principal objetivo amenizar o programa de déficit habitacional, que está chegando a 5,9 milhões de moradias no país, de acordo com os dados divulgados pela Fundação João Pinheiro.
Nesse total, encontram- se pessoas que não possuem moradia, que vivem em locais inadequados e que pagam quantias altas de aluguel.
Hoje, existem iniciativas ligadas ao aluguel social, como foco em situações de calamidade pública e remoção das áreas de risco. Com o novo modelo do Governo Federal, o foco é utilizar a iniciativa para conseguir complementar a renda da família que paga aluguel.
Sendo assim, o projeto deverá contar com diferentes modalidades, como a construção de um parque habitacional para o aluguel social 2024, e a distribuição do voucher para que o cidadão complemente o pagamento mensal do próprio aluguel.
Conheça casa verde amarela
O programa Casa Verde Amarela é um programa habitacional do Governo Federal criado para ser um substituto do Minha Casa Minha Vida. As linhas de atuação são o financiamento habitacional, regularização fundiária e melhoria de várias residências.
Uma das metas deste programa é conseguir beneficiar até 1,6 milhões de famílias de baixa renda com o financiamento habitacional até 2024, através da redução na taxa de juros e a alteração na remuneração do agente financeiro.
Além disso, também existe o objetivo de regularizar 2 milhões de moradias e promover melhorias de 400 mil até o ano de 2024.
Direito ao Aluguel Social 2024
O aluguel social 2024 deve ser destinado à famílias de baixa renda, podendo atender as famílias que atualmente utilizam mais de 30% da renda com o pagamento de aluguel.
Isso é algo caracterizado como ônus excessivo, impedindo que as famílias façam uma administração financeira que torne possível que eles tenham recursos para a aquisição da casa própria.
Comparado com o programa Casa Verde Amarela, faz financiamentos para as famílias com faixas de renda diferentes, podendo chegar até a ter uma renda mensal de R$7 mil.
Na realidade não existe um valor do aluguel social 2024, pois cada família apresenta uma situação diferente que merece uma avaliação única. Porém, sabemos que o valor entregue no auxílio não ultrapassa R$500,00 por mês.
Além disso, o programa não está presente no Brasil inteiro, veja os Estados que são participantes do programa aluguel social 2024:
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- São Paulo
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
Portanto, procure a prefeitura do local onde mora para consultar se sua cidade participa do programa do Governo Federal.
Atualmente, todas as famílias que desejam obter o aluguel social 2024 devem se informar na prefeitura da cidade, descobrindo se ela oferece o programa.
É importante dizer que não são todos os estados que possuem a modalidade do aluguel social, e a partir da implementação do projeto no programa Casa Verde e Amarela, cidadãos do Brasil podem solicitar o benefício. Antes de fazer seu cadastro, é preciso ter:
- Cadastro no CadÚnico no município onde a casa está alugada
- Ser maior de 18 anos ou emancipado
- Residir na cidade em que aluga a casa no mínimo 3 anos
Além disso, leve os seguintes documentos para fazer sua inscrição:
- Seu RG e CPF, do cônjuge ou parceiro, e de todos os dependentes
- Comprovante do estado civil
- Comprovante de energia e água da casa
- Comprovante de renda: Previdência Social, Carteira de trabalho (mesmo sem registros)
- Holerite, se houver
- Comprovante de aposentadoria ou pensão
- Resumo do CadÚnico (Cadastro Único), que deverá estar inscrito e atualizado em até dois anos do ato da inscrição
- Algum documento que comprove os tópicos anteriores
- Caso tenha alguma pessoa portadora de deficiência na família, é necessário apresentar um laudo médico com a avaliação da deficiência, contendo a Classificação Internacional da Doença (CID)
- Comprovar que realmente mora na cidade em que alugou o imóvel (faça isso utilizando o título de eleitor, comprovante de votação, entre outros)
Tendo todos esses documentos e cumprindo todos os requisitos, sua inscrição no aluguel social 2024 será concluída com sucesso junto à prefeitura de sua cidade.
O site mais atualizado de 2024!