STF autoriza o monitoramento do WhatsApp, Facebook e Redes sociais, é verdade?

Um dos grandes problemas que temos em nosso país são as Fake News, e uma delas afirma que o STF autorizou o monitoramento de redes sociais. Pois é, de acordo com uma publicação que circula pelo Whatsapp e outras redes, o país iria ter uma espécie de censura.

stf-autoriza-o-monitoramento-do-whatsapp-facebook-e-redes-sociais-e-verdade STF autoriza o monitoramento do WhatsApp, Facebook e Redes sociais, é verdade?

Porém, a informação ainda se estende, e afirma que essa mudança iria ocorrer em escala global. Nesse sentido, a informação afirma que em um suposto dia, não específico, tudo seria registrado e gravado.

Portanto, se você quer entender melhor o que está acontecendo, fique tranquilo pois iremos contar tudo no texto a seguir.

Disseminação de Fake News

O país enfrenta uma onda de notícias falsas que aumenta a cada dia, e em várias delas temos uma suposta censura sendo instalada. Nesse sentido, todas as redes sociais seriam controladas pelo Estado, e não poderíamos mais expressar nossas opiniões.

Além disso, em uma nova informação, divulgada no início de 2024, afirma que o Supremo Tribunal Federal está envolvido nisso. Pois, segundo a Fake News, o STF autorizou a medida que permite o controle e monitoração das redes sociais.

Essa informação logo começou a ganhar força, e passou a ser difundida nos chamados Grupos dos Whatsapps. Dessa forma, alguns usuários começaram a ficar em pânico, e a ideia da instalação de uma ditadura aumentou ainda mais.

De acordo com a notícia, que não especifica uma data para instalação do sistema, todas as mensagens, chamadas e mídias seriam gravadas. Então, um órgão específico passaria a monitorar.

Por fim, a informação afirma que essa mudança faz parte de um acordo global, firmado entre os governos dos países e as mídias sociais. O objetivo seria monitorar todos os usuários e eliminar a privacidade.

stf-autoriza-o-monitoramento-do-whatsapp-facebook-e-redes-sociais-e-verdade-1 STF autoriza o monitoramento do WhatsApp, Facebook e Redes sociais, é verdade?

Informação verificada

Para eliminar a difusão das notícias falsas, os meios de comunicação mais importantes do país realizam investigações. Dessa forma, quando um texto é colocado em redes sociais, os usuários podem enviá-lo para portais.

Com isso, jornalistas analisam as notas, entram em contato com as fontes e verificam se a informação é real. Então, isso foi feito com a notícia que afirmava que o STF havia autorizado o início da monitoração das redes sociais.

Portanto, a informação é falsa, e não existe nenhuma menção dessa autorização em meios oficiais. Além disso, o STF divulgou uma nota, onde esclarece que essa informação, tão difundida nas redes sociais, não procede.

Contudo, essa não é a primeira ocasião em que temos essa mensagem rodando as plataformas sociais. Em diversos momentos temos textos que alertam sobre a monitoria das redes e gravação de conversas privadas.

O objetivo principal dessas FAKE NEWS é espalhar o caos, e com isso instalar o medo. Por esse motivo, é essencial verificar em canais confiáveis, como por exemplo o portal Boatos.org.

Há cerca de 5 anos temos o texto sendo enviado para grupos de Whatsapp e isso vem se tornando um problema. Pois, além de espalhar medo e diversas outras emoções, ainda diminui o respeito pelos órgãos oficiais.

Outras notícias falsas

As informações estão se tornando cada vez mais subjetivas, e isso está se tornando um problema. Pois, um dos pilares de um jornalismo de respeito é a objetividade, e sem isso perdemos a veracidade das notícias.

Ao aceitar as redes sociais como principal meio de se informar, deixamos de ter informações reais. Pois, apesar do cunho político dos canais de comunicação, eles continuam sendo a melhor maneira que temos de nos informar.

E caso queira verificar se uma nota, vista no Whatsapp ou outra rede social, é real, é só dar um Google.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news STF autoriza o monitoramento do WhatsApp, Facebook e Redes sociais, é verdade? O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário