ANATEL Telefone 0800: 103 e 1331 (Como ligar e fazer reclamação)

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é a reguladora dos serviços de telefonia e também de internet em todo o território nacional, com suas concessionárias espalhadas pelo país. Desta maneira, a empresa também é a grande responsável por toda a estrutura fornecida para o país.

anatel-telefone-0800-103-e-1331-como-ligar ANATEL Telefone 0800: 103 e 1331 (Como ligar e fazer reclamação)

Consequentemente, também é a responsável por eventuais falhas e reclamações dos usuários. Para isso, é possível usar alguns canais de comunicação para reclamar desses eventuais problemas que surgem em qualquer lugar do Brasil. Então, neste post, vamos falar um pouco sobre esse assunto e ver como resolver os problemas.

Qual o telefone da Anatel?

Atualmente, o número para ligação 24h na Anatel é o 0800 33 2001. Desta maneira, é um canal gratuito entre o consumidor e a empresa, que poderá receber críticas e sugestões sobre os serviços oferecidos pela estatal fornecedora de energia no Brasil.

Outra possibilidade de contato com a empresa é através do número 133, também gratuito, e que tem a mesma função. Desta maneira, são diversas maneiras de entrar em contato com a Anatel para relatar possíveis problemas e reclamações. E ainda tem o número 1331.

Entretanto, vale também lembrar que a Anatel não resolver diretamente os problemas dos consumidores. Entretanto, como responsável geral pelo abastecimento de energia no país, ela é um importante mediador entre o consumidor e as diversas operadoras de energias existentes no mercado brasileiro.

Outros números da Anatel

Contudo, como a Anatel é uma empresa de abrangência nacional, ela também tem outros números de atendimentos, espalhados por vários estados brasileiros. A seguir, veja o número da Anatel em outros estados:

  • Anatel São Paulo (11) 2104-8800
  • Anatel Rio de Janeiro (21) 2105-1850
  • Anatel Belo Horizonte (31) 2101-6100
  • Anatel Curitiba (41) 3219-7000
  • Anatel Salvador (71) 3616-5301
  • Anatel Belém (91) 3323-2100
  • Anatel Porto Alegre (51) 3230-1900
anatel-telefone-0800-103-e-1331 ANATEL Telefone 0800: 103 e 1331 (Como ligar e fazer reclamação)

Qual o tempo de espera?

Caso tenha feito uma reclamação formal de alguma operadora de telefonia via Anatel, o prazo de resposta previsto é de dez dias, segundo a própria Anatel. No entanto, dependendo do que for, a resolução acontece até mesmo antes disso.

Tudo vai depender da complexidade e também da demanda da própria Anatel. Afinal de contas, se trata de uma empresa estatal que atende clientes por todo o país.

Além disso, outro ponto importante que vale ressaltar no post é que a Anatel também tem um aplicativo próprio, possível de baixar no telefone celular. Outra possibilidade é ir pessoalmente a alguma sala cidadão, no entanto, essa possibilidade só existe em algumas cidades, não em todas.

Atualmente, as principais reclamações dos clientes são em relação às linhas de telefonia celular. Afinal de contas, em tempo de alta conectividade, todo mundo precisa muito da internet e muitas vezes ela falha. Desta maneira, vale a pena sempre ter os melhores planos para um melhor serviço.

Contudo, nem sempre temos o melhor atendimento e, com isso, é preciso buscar uma ajuda da Anatel, justamente para intermediar o atendimento e garantir que o problema do cliente consumidor seja resolvido.

anatel-telefone-0800-103-e-1331-como-ligar-e-fazer-reclamacao ANATEL Telefone 0800: 103 e 1331 (Como ligar e fazer reclamação)

Atribuições da Anatel

A Anatel surgiu em 1997, como a primeira agência reguladora de telefonia no Brasil. Naquele momento, o Brasil ainda engatinhava na telefonia celular e vivia a euforia da privatização da telefonia, o que barateou custos e melhorou o acesso dos cidadãos aos telefones.

Assim, a empresa passou a ter as seguintes atribuições, segundo consta em seu site oficial:

  • Implementar, em sua esfera de atribuições, a política nacional de telecomunicações;
  • Representar o Brasil nos organismos internacionais de telecomunicações, sob a coordenação do Poder Executivo;
  • Administrar o espectro de radiofrequências e o uso de órbitas, expedindo as respectivas normas;
  • Expedir ou reconhecer a certificação de produtos, observados os padrões e as normas por ela estabelecidos;
  • Compor administrativamente conflitos de interesses entre prestadoras de serviços de telecomunicações;
  • Reprimir infrações aos direitos dos usuários; e
  • Exercer, relativamente às telecomunicações, as competências legais em matéria de controle, prevenção e repressão das infrações da ordem econômica, ressalvadas as pertencentes ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Então, “conforme estabelece a Lei 9.472/1997, a Anatel é uma entidade integrante da Administração Pública Federal indireta, submetida a regime autárquico especial e vinculada ao Ministério das Comunicações. É administrativamente independente e financeiramente autônoma”, diz trecho da nota no site.

Assim, vale lembrar que essa entidade se torna cada vez mais importante, à medida que as telecomunicações avançam, não só no Brasil, mas como também em todo o resto do mundo.

Por isso, uma agência reguladora como a Anatel é mais do que essencial para conseguir mediar os problemas e também prover um serviço com o mínimo de qualidade, atendendo as necessidades mais imediatas e urgentes dos usuários de internet e da telefonia em si.

Ainda mais hoje em dia, quando o trabalho no sistema home office teve grande avanço em todos os cantos do país.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news ANATEL Telefone 0800: 103 e 1331 (Como ligar e fazer reclamação) O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário