Governo
Aposentadoria Integral INSS: O que é, Valor
Neste artigo, veremos um pouco sobre a Aposentadoria Integral. O que é isso e como o valor é calculado.
- Além disso, você verá ao longo do texto:
- Documentos para dar entrada na aposentadoria;
- Como dar entrada na aposentadoria e criar conta gov.br;
- Como consultar o andamento do pedido;
E então, vamos começar a ver sobre o assunto?
Aposentadoria Integral o que é e valor
A Aposentadoria Integral é quando o beneficiário recebe o valor completo de seu salário. Depois da Reforma da Previdência, é realizada uma média das contribuições do segurado. Essa média se dá para todos os salários do segurado, a partir do ano de 1994.
Para ser calculado o valor da Aposentadoria Integral, é feita essa média e colocado um coeficiente em cima dela, que reduz o valor. Esse coeficiente depende da forma como você está se aposentando.
Por exemplo, se é a aposentadoria por idade, o coeficiente é um. Agora se a aposentadoria é por tempo trabalhado, o coeficiente é outro e por aí vai.
Hoje em dia, esse valor integral é um pouco mais difícil de ser conseguido, mas ainda é possível. Vamos ver como conseguir ter uma aposentadoria integral?
Como conseguir Aposentadoria Integral
Para conseguir uma aposentadoria integral, em grande parte dos casos, existe um período mínimo de contribuição com o INSS. Esse tempo, acaba diminuindo os efeitos do coeficiente. Com isso, o tempo de contribuição deve ser:
- 40 anos para homens
- 35 anos para mulheres
Está prestes a se aposentar ou conhece alguém nessa situação? Caso queira saber como calcular a aposentadoria, fizemos um texto completo sobre isso. Você pode conferir clicando aqui.
Agora que você já sabe sobre o que é a Aposentadoria Integral e como o valor é calculado, então vejamos todo o procedimento de dar entrada no benefício.
Para dar entrada na Aposentadoria Integral, documentos solicitados
Antes de dar entrada em sua Aposentadoria e saber se irá receber o valor integral, você deve reunir os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
- CPF;
- Comprovante de Residência atualizado;
- Carteira de Trabalho;
- Número do PIS/PASEP ou do NIT;
- Carnês de Contribuição, para comprovar que é um segurado;
- Extratos CNIS. Para saber tudo sobre esse documento, basta clicar aqui;
Como dar entrada na Aposentadoria Integral?
A solicitação do benefício é toda realizada de forma online, seja pelo site ou através do aplicativo Meu INSS.
Para realizar o pedido pelo site, você deve acessar o site do Meu INSS e então entrar em sua conta gov.br. Caso não possua essa conta, não tem problema, mais à frente veremos como realizá-la.
Para realizar o pedido pelo aplicativo, é só baixá-lo em seu dispositivo. Ele está disponível para Android e iOS.
Em ambos é necessário ter a conta gov.br. Veremos então como criá-la.
Como criar conta gov.br
Para criar sua conta gov.br é ficar mais perto de conseguir sua Aposentadoria Integral, basta seguir os passos abaixo:
- No mesmo site do Meu INSS ou no aplicativo, clique em entrar na conta gov.br. Assim, digite seu CPF. Caso não tenha uma conta, o sistema irá informar e então você pode começar o processo de criação;
- Para isso, escolha entre as opções de acesso, como: CPF, Internet Banking, Validação Facial, entre outros;
- Assim, sempre que for entrar na conta, um desses meios anteriores será utilizado;
- Coloque as informações que o sistema pede e então crie uma senha;
Pronto, sua conta já foi registrada no sistema e agora é só entrar no Meu INSS com os dados dela. Por lá, é só entrar com uma nova solicitação e seguir os passos da plataforma, para dar entrada na aposentadoria.
Já conseguiu dar entrada na Aposentadoria? Então veja a seguir como você pode acompanhar o processo de análise.
Consultar processo no site INSS
Realizar uma consulta no site do INSS é uma das formas de ficar por dentro do seu benefício. Assim, para realizar a consulta, siga os passos abaixo:
- Primeiramente, acesse o site oficial do Meu INSS. Para isso, basta clicar aqui e você estará diretamente na página de login;
- Você deve fazer o login com os dados da sua conta gov.br;
- Assim que estiver dentro do sistema, você verá uma página onde tem acesso a diversos serviços que pode consultar;
- Escolha a opção de Solicitações e então você conseguirá ver todas as informações de seu pedido;
Consultar processo INSS aposentadoria Meu INSS aplicativo
Outra forma de consultar se sua Aposentadoria Integral está sendo analisada, é através do aplicativo. Para isso, siga os passos abaixo:
- Primeiramente, baixe o aplicativo em seu dispositivo, caso ainda não o possua;
- Com isso, quando abrir a aplicação, é só colocar as informações de acesso da conta gov.br;
- Assim que estiver no sistema, basta ir na opção de solicitações, assim como no site. Por lá, você vê o andamento do pedido;
Por fim, compartilhe o artigo nas redes sociais. Assim, mais pessoas podem saber sobre a Aposentadoria Integral.
Programas Sociais
Bolsa Verde 2022: Valor, Quem Tem Direito, Cadastro
Se você reside em alguma área de preservação florestal já deve ter ouvido falar sobre o Bolsa Verde 2022.
Neste texto vamos trazer as principais informações sobre Bolsa Verde 2022: Valor, Quem Tem Direito, Cadastro. Confira!
Bolsa Verde 2022: sobre o programa
O programa Bolsa Verde 2022 foi criado durante o mandato da ex-presidente Dilma no ano de 2011.
O principal objetivo do programa Bolsa Verde 2022 é estimular a preservação ao meio ambiente.
Para alcançar este objetivo, o Governo Federal, através do Bolsa Verde 2022 irá prestar auxílio para famílias que se enquadram nos requisitos estabelecidos para o cadastro ao programa.
Se você se interessa em verificar se a sua família se enquadra nos requisitos do programa Bolsa Verde 2022 não deixe de verificar o próximo tópico.
Bolsa Verde 2022: Quem tem Direito
É importante que você saiba que o Bolsa Verde 2022, como qualquer outro programa governamental, irá atender apenas pessoas ou famílias que se enquadram em diversos requisitos.
Veja cada um dos requisitos exigidos pelo programa Bolsa Verde 2022 abaixo!
O primeiro requisito exigido pelo programa Bolsa Verde 2022 é o enquadramento da família em situação de extrema pobreza.
Para isso, a família interessada no recebimento da família interessada no recebimento do benefício Bolsa Verde 2022 deverá ter renda de até R$85,00 mensais por pessoa.
É importante que você saiba que esse valor poderá ser atualizado. Dessa forma, é essencial que você fique por dentro de todas as novidades referentes ao programa Bolsa Verde 2022.
O segundo requisito para cadastrar a sua família no programa Bolsa Verde 2022 é a inscrição de sua família no CadÚnico.
Saiba que a inscrição no CadÚnico, necessária para a participação no programa Bolsa Verde 2022, depende de requisitos próprios, por isso vamos tratar sobre isso no próximo tópico.
O terceiro requisito para o recebimento do benefício oferecido pelo programa Bolsa Verde 2022 é a necessidade da família interessada residir em área de conservação ambiental.
Esse requisito é essencial, já que o objetivo primordial do Bolsa Verde é desestimular que famílias de extrema pobreza retirem seu sustento através de ações que denigrem o meio ambiente.
O último requisito exigido para que a pessoa receba os benefícios do Bolsa Verde 2022 é que a família seja beneficiada dos benefícios do Bolsa Família, atual Auxílio Brasil.
É importante que você saiba que, atualmente, os requisitos para o recebimento do Auxílio Brasil são o enquadramento da família em situação de pobreza e inscrição no CadÚnico.
Agora que você já sabe, de forma geral, sobre todos os requisitos do Bolsa Verde 2022 é importante que você conheça algumas informações específicas sobre alguns deles.
Bolsa Verde 2022: CadÚnico
A inscrição de sua família no CadÚnico é essencial para a participação no programa Bolsa Verde 2022. Mas o que é preciso para realizar esse cadastro?
Para realizar o Cadastro Único de sua família e se enquadrar em um dos requisitos exigidos pelo Bolsa Verde 2022 é necessário que a família receba:
- até meio salário mínimo por pessoa ou
- até três vezes o valor do salário mínimo no total
Caso você se interesse em cadastrar a sua família no CadÚnico e receber o Bolsa Verde 2022 você poderá realizar a solicitação em alguma das unidades do CRAS com os seguintes documentos:
- certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- documento de identidade
- RANI
- Carteira de Trabalho
- Título de Eleitor
É importante que você saiba que deverá levar pelo menos um desses documentos de cada integrante da família interessada em participar do Bolsa Verde 2022 para se cadastrar no CadÚnico.
Realizado o CadÚnico de toda a família interessada em participar do Bolsa Verde 2022 é necessário que se analise se a família se enquadra nos requisitos do Auxílio Brasil.
Bolsa Verde 2022: Valor
É importante que você saiba que o valor do benefício do Bolsa Verde 2022 é de R$300,00 a cada três meses.
Assim, se você for beneficiário do programa Bolsa Verde 2022 não deixe de consultar o cronograma para verificar quando será o recebimento da próxima parcela do seu benefício.
Saiba que os valores das parcelas de sua família pelo Bolsa Verde 2022 ficaram disponíveis a cada 180 dias, que podem ser utilizados através do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.
Lembre-se que o banco responsável pelos Cartões Bolsa Família ou Cartão Cidadão é a Caixa Econômica Federal, assim, a sua parcela do Bolsa Verde 2022 também estará disponível por ela.
Bolsa Verde 2022: Cadastro
Caso você e sua família se enquadrem nos requisitos para o recebimento do benefício do programa Bolsa Verde 2022, o gestor do programa em sua localidade irá encaminhar um termo.
Esse termo trata-se do termo de adesão do Bolsa Verde 2022, que deverá ser assinado pelo representante da família se comprometendo a conservar o meio ambiente.
Pronto! Agora que você já sabe sobre os principais requisitos exigidos pelo Bolsa Verde 2022 não deixe de consultar se sua localidade é abrangida pelo programa.
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