Arroz Dana contaminado com vírus mortal do Paquistão, é verdade?

Sem dúvidas, ter informações sobre o alimento que está sendo consumido e ter conhecimento da procedência do mesmo, é muito importante. Além do mais, saber como o alimento foi feito, de que forma foi embalado e outras informações são extremamente necessário. Por isso, a história de que o arroz dana contaminado com vírus mortal do Paquistão, tem gerado bastante medo nas pessoas. Mas, será que a história é verdadeira? veja a seguir mais informações sobre o caso.

Arroz-Dana-contaminado Arroz Dana contaminado com vírus mortal do Paquistão, é verdade?

Arroz Dana contaminado com vírus mortal do Paquistão, é verdade?

Apesar de existir essa preocupação por parte dos consumidores, geralmente, autoridades responsáveis pela qualidade dos alimentos se encarrega de retirar lotes de produtos de circulação. Isso ocorre em casos de alimentos contaminados ou que possua algum problema problema capaz de afetar a saúde do consumidor. No entanto, com essa história não foi visto a Anvisa retirar produto de circulação ou multar alguma empresa.

Segundo publicações postadas nas redes sociais e bastante compartilhada, o arroz Dana, importado do Paquistão, está contaminado com um vírus letal, bastante conhecido em países árabes. Além do mais, de acordo com as publicações os paquistaneses teriam subornado autoridades para fazerem com que o arroz passasse rapidamente pela alfândega e depois distribuísse por todos os mercados. A seguir veja a mensagem que está sendo compartilhada nas redes sociais.

“Um amigo que trabalha na alfândega me diz que chegou uma remessa de arroz e que os padrões de saúde não foram respeitados, porque traz um vírus que só é visto no Paquistão. O arroz vem daí e os árabes pagam e subornam para que os produtos sejam removidos e já os distribuíram.  O arroz é chamado de “Dana” e o pacote é azul e diz feito no Paquistão. Por favor, não compre, é muito contaminado … Compartilhe esta informação! com seus entes queridos e outras pessoas.”

Portanto, sem dúvidas, a repercussão do caso gerou bastante pânico em diversos consumidores em vários países, pois, e com razão, por ser a contaminação por um vírus mortal. Mas, será que essa se trata de uma história verdadeira ou é apenas mais uma informação falsa sendo espalhada? A seguir veja maiores informações.

Entenda melhor de onde surgiu a história do arroz dana contaminado:

Para entender melhor essa história que aparenta ser bastante absurda é preciso analisar todos os contextos, começando pelos lugares que a notícia se espalhou. Pois, em vários países a história se espalhou de forma diferente, possuindo versões espalhadas na Angola, Brasil e vários países de língua espanhola. Sendo assim, já começa a soar estranho o fato de ter variadas versões.

Além do mais, a notícia também tem todas as características de uma fake news, além de tom alarmista, texto vago, erros de português e ausência de fontes confiáveis citadas. Além do mais, a notícia se espalhou em diversos países de língua espanhola, gerando ainda mais desconfiança. Além de tudo, o governo do Panamá precisou desmentir publicamente a informação por conta das proporções tomadas.

Outros países também foram obrigados a desmentir a informação para evitar o pânico da população que estava acreditando na notícia. Para finalizar, é importante deixar claro que não existe nenhum caso de arroz Dana contaminado confirmado pelos órgãos responsáveis. Sendo assim, essa é mais uma história falsa com intuito apenas de gerar pânico na população.

Por isso, é importante deixar claro a necessidade de sempre buscar informação em fontes confiáveis sobre o assunto. Pois, notícias como essa podem causar bastante pânico nas pessoas de forma desnecessária e sem nenhum fundamento real.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Arroz Dana contaminado com vírus mortal do Paquistão, é verdade? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário