Quem são as 10 personalidades mais buscadas na internet no ano de 2023

Nomes mais procurados se envolveram em polêmicas e assuntos políticos durante o ano

nomes-mais-buscados-no-ano Quem são as 10 personalidades mais buscadas na internet no ano de 2023

Políticos, ex-BBBs, artistas e até juíz estão incluídos na lista dos 10 nomes mais buscados na internet em 2023. Além de ocupar a primeira colocação nesta lista, o futuro presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva (PT), ocupa a quinta posição na lista “Buscas do ano” e terceiro lugar na lista “Virou meme”.

Os índices são levantados pela ferramenta Google Trends, que além da categoria “Personalidades”, categoriza os volumes das procuras realizadas no Google como “Acontecimentos”, “Mortes”, “Como danças (coreografia)”, “Como fazer”, “Como ser”, “Esportistas”, Música (letra)”, “O que é”, “Podcasts”, “Por que” “Quanto Custa”, “Receitas”, “Séries”, “Shows”, “Virou Meme” e “Buscas do Ano”. 

E todo esse volume de buscas no Google alavancou o tráfego de sites de notícias, como o Mais Minas, por exemplo, que é um portal regional de Minas Gerais. 

Veja quem são as personalidades mais buscadas no Brasil, na plataforma.

Personalidades mais pesquisadas pelos brasileiros em 2023

Antigamente quando uma pessoa tinha grande repercussão nas mídias, seu nome ficava na “boca do povo”, agora podemos dizer que está na palma da mão. Milhões de pessoas buscam diariamente por assuntos que viralizam. Ficou mais fácil encontrar informações, basta digitar o nome da personalidade do momento no Google e pronto, diversos artigos veiculados em sites de notícias aparecem. Em contraponto, a desinformação também pode ser grande, já que qualquer pessoa pode ter um site de notícias. Cabe ao leitor avaliar as fontes e os veículos de imprensa onde busca se informar.

As pessoas mais pesquisadas pelos brasileiros possuem histórias diferentes. Saiba quem são!

1º lugar: Lula

Presidente do Brasil por dois mandatos, Lula é uma das figuras políticas mais populares do país. Seu nome foi muito comentado durante 2023 principalmente por causa das Eleições presidenciais, em que foi eleito pela terceira vez com 50,90% dos votos válidos.

Os últimos 10 anos da vida de Lula foi cheio de reviravoltas. Ao mesmo tempo em que é considerado um dos melhores políticos brasileiros, sobretudo pelos programas sociais como o “Minha Casa Minha Vida”, “Bolsa Família”, “Sistema de Cotas”, “PROUNI”, entre outros, teve seu nome envolvido em um dos maiores escândalos de corrupção investigados no Brasil, o que lhe rendeu uma prisão de 580 dias em Curitiba, no Paraná.

Depois disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu anular a condenação do ex-presidente por compreender que a 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba (PR), que tinha como juiz federal Sérgio Moro, não teve competência durante o processo. Lula então se tornou elegível e ganhou as Eleições.

Com uma história semelhante a de milhões de brasileiros, Lula é popular por ser um nordestino de família simples que conseguiu chegar ao cargo executivo mais alto, a presidência do Brasil. Desenvolveu um papel importante na luta pelos direitos trabalhistas, quando liderava greves em São Bernardo, na região ABC Paulista, em São Paulo. Por causa de sua liderança sindical acabou sendo preso durante a ditadura militar, período em que além das lutas de classe, militava em prol dos direitos humanos.

2º lugar: Klara Castanho

A atriz Klara Castanho começou a trabalhar muito cedo na TV, aos 8 anos, idade em que atuou na novela do canal SBT, “Revelação”. Mas antes disso Klara já trabalhava como modelo, suas primeiras fotos profissionais foram tiradas quando ainda era bebe, aos 9 meses de vida.

A jovem ganhou mais visibilidade depois de atuar na novela “Viver a Vida”, da Rede Globo, em que incorporou uma vilã-mirim. Ela foi premiada no Melhores do Ano em consequência do papel, mas o autor Manoel Carlos precisou fazer uma adaptação na novela após decisão judicial. De acordo com a Justiça, Klara poderia sofrer agressões verbais ou mesmo físicas por pessoas que não sabem diferenciar personagem de uma pessoa comum.

Mas não foi essa a polêmica que fez com que o nome de Klara Castanho fosse um dos mais buscados em 2023. Acontece que depois do vazamento da informação de que aos 21 anos a atriz entregou um filho para adoção, a atriz não teve mais paz e precisou desvendar toda a história por detrás do fato.

Klara confirmou que engravidou depois de ser vítima de abuso sexual. Os sites que divulgaram a adoção do bebê apagaram os artigos e pediram desculpas e o hospital onde o parto e a adoção ocorreram abriu investigação para saber se de fato foi a enfermeira quem repassou a informação.

Também em 2023, Klara Castanho protagonizou a temporada 2 da série “Bom dia Verônica”, ao lado de Reynaldo Gianecchini e Camila Márdila, que fazem Matias Carneiro e Gisele, pai e mãe da menina Ângela. E neste caso foi o contrário ao invés da vida imitar a arte, foi a arte que imitou a vida, pois a séria trata de estupro.

3º lugar: Rodrigo Mussi

O primeiro eliminado do BBB 2023, reality show transmitido pela TV Globo, Rodrigo Mussi não teve seu nome em destaque por causa das já tradicionais polêmicas que acontecem dentro da casa e sim porque sofreu um acidente que o deixou entre a vida e a morte. Na ocasião foi submetido a uma cirurgia na cabeça e cirurgia múltipla na perna. Rodrigo Mussi ficou internado na UTI durante 40 dias.

Rodrigo tinha 37 anos quando o acidente aconteceu. Sua recuperação foi acompanhada pelo Brasil que se solidarizou com o modelo. Agora já recuperado, Mussi estreou como apresentador no programa “Café com Mussi”, em que seu primeiro entrevistado foi Reynaldo Gianecchini. O programa irá tratar do tema superação, entre outros.

4º lugar: Roberto Jefferson

Deputado Federal pelo Rio de Janeiro de 1983 a 2005, Roberto Jefferson fez carreira política. Ele foi a primeira pessoa a denunciar o esquema de corrupção chamado “Mensalão”, o qual também participou sendo condenado pelo STF pelas práticas de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, mas teve a pena reduzida por colaborar com as investigações.

Em 2023 Roberto Jefferson voltou a ser preso após pedido realizado pela Polícia Federal e acatado pelo ministro da justiça Alexandre de Morais. O motivo? Seu envolvimento no inquérito que investiga a organização e funcionamento de uma “milícia digital” cujo objetivo é atacar a democracia brasileira. O inquérito é um desdobramento de outro que investiga os atos antidemocráticos. Segundo documento, a organização de divide em grupos de produção, publicação, financiamento e núcleo político, há indícios de que o grupo foi abastecido com dinheiro público.

Foi concedido ao político então o direito de prisão domiciliar, porém a decisão foi revogada por descumprimento das restrições da prisão domiciliar, como por exemplo, usar as redes sociais, o que o foi proibido fazer. No dia 23 de outubro de 2023, durante o fatídico episódio que ficou nacionalmente conhecido, dois agentes da polícia federal foram atingidos por estilhaços provocados por tiros disparados por Roberto Jefferson, que tentou resistir à prisão, o que colocou seu nome em evidência.

5º lugar: Jair Bolsonaro

O atual presidente do Brasil ficou na quinta colocação de personalidades mais pesquisadas da internet. Isso porque além do cargo público, Jair Bolsonaro (PL) costuma soltar muitas falas polêmicas e também participou das Eleições presidenciais, a qual perdeu. Depois de perder as Eleições, não aceitando o resultado das urnas, apoiadores de Bolsonaro foram às ruas pedir intervenção militar. Muitos estão até hoje aguardando o fechamento do STF entre outras medidas antidemocráticas que eles acreditam que o exército e polícia deveriam executar.

6º lugar: Jade Picon

A influenciadora digital e modelo Jade Picon protagonizou a primeira fase do BBB 22, momento em que “hitou” bastante na situação de uma rica que não sabia desenvolver atividades corriqueiras dentro da casa, como varrer, por exemplo. Ela emplacou um romance com Paulo André (PA), mas fora do programa a relação não foi adiante.

Amada por muitos e odiada na mesma proporção, Jade Picon é uma personalidade que divide opiniões. Depois de sair do BBB, estudou um pouco de teatro e se aventurou na novela “Travessia”, da Globo. Na pele de Chiara Rossi Guerra, Jade recebeu bastante críticas, sobretudo pelo sotaque carioca, que para muitos ficou “forçado demais”.

7º Simone Tebet

A atuação de Simone Tebet nas Eleições de 2023 surpreendeu muitas pessoas. A mdebista, senadora pelo Mato Grosso do Sul, se demonstrou firme durante os debates e conquistou o voto de milhares de brasileiros, se consolidando à frente de Ciro Gomes (PDT), nome que para muitos terminaria o primeiro turno das Eleições na terceira colocação.

A advogada e professora Tebet também teve importante atuação na CPI da Covid no Senado.

8º Alexandre de Moraes

Odiado pela maioria dos apoiadores de Jair Bolsonaro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tem o nome buscado ao longo de todo o ano, não apenas no Google, como também no Twitter. Isso porque suas decisões afrontam constantemente aqueles que militam pelo golpe militar e fechamento do senado e STF.

Com tantas responsabilidades, Morais acaba sendo alvo de muita veiculação de notícias falsas (fake news), além de memes, insultos, xingamentos, etc.

9º Padre Kelmon

A figura religiosa que tomou conta da internet durante as Eleições tem nome e sobrenome: Padre Kelmon (PTB). Com uma participação caótica nos debates presidenciais, o padre, que ao final das contas nem padre era, acabou virando chacota Brasil adentro. E como a internet não perdoa, Kelmon virou meme, principalmente depois da polêmica fala da candidata Soraya Thronicke em que ela chama Kelmon de “padre de festa junina”.

10º Chris Rock

O nome de Chris Rock já é bastante conhecido por causa da série “Todo Mundo Odeia o Chris”, mas neste ano o que o enfatizou foi o acontecido durante a cerimônia do Oscar, quando ele fez uma piada com o cabelo de Jada Pinkett, esposa do ator Will Smith. No vídeo que viralizou em diversos países, ao ser chamado para receber o prêmio, Will Smith simplesmente deu um tapa no rosto de Chris Rock na frente de todos e das câmeras, e gritou “Não fale nada sobre minha mulher” e “Tire o nome da minha mulher da sua boca”.

O assunto reverberou por semanas. Smith pediu desculpas para Rock depois e muitas pessoas pesquisaram também sobre Alopecia, a doença que acometeu Jada e fez os cabelos caírem.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Quem são as 10 personalidades mais buscadas na internet no ano de 2023 O site mais atualizado de 2024!

Equipe de Redação do Hábito Pragmático (HPG). Todo conteúdo passa um processo de elaboração, verificação e aprovação antes de ser publicado aqui no HPG e periodicamente os artigos são revisados e atualizados para manter uma informação de qualidade. Pragmático significa Prático, Realista e Objetivo, e é exatamente essa a nossa proposta, fornecer um conteúdo de qualidade, prático e de fácil compreensão.
Deixe seu comentário