Assédio moral no trabalho: Lei 2024, o que fazer e como provar

O assédio moral no trabalho é um problema comum e que afeta milhões de trabalhadores em todo o país. Em geral o colaborador que enfrenta o problema passa por situações humilhantes e que o constrangem, gerando problemas psicológicos bem graves.

assedio-moral-no-trabalho-lei-o-que-fazer-e-como-provar Assédio moral no trabalho: Lei 2024, o que fazer e como provar

Porém muitos ficam com medo de realizar denúncias por não saberem o que diz a lei e como é possível comprovar a situação. Além disso é importante que você saiba como agir diante dessas situações, para não enfrentar o problema de cabeça baixa.

Por esse motivo decidimos criar esse artigo, onde iremos falar sobre a lei de assédio moral no local de trabalho e como provar. Além disso vamos falar sobre as melhores formas de resolver a situação e como abrir um processo judicial, caso necessário.

Assim se você está passando por esse problema ou conhece alguém que está, o texto a seguir é para você. É só continuar a leitura!

Assédio moral no trabalho: entenda o que é

Em primeiro lugar vamos falar sobre o que é o assédio moral no local de trabalho e como ele pode ser prejudicial. De maneira simples o assédio moral no trabalho é a exposição de colaboradores a situações que o façam sentir humilhado ou constrangido.

Porém um dos problemas é que o assédio moral ocorre de maneira repetitiva e que pode se prolongar por um longo período. E o grande problema dessa situação é que ela acontece enquanto o trabalhador exerce suas funções laborais.

Muitas pessoas acabam não enxergando a maldade presente na conduta assediadora, visto que pode parecer uma simples brincadeira. Contudo o assédio moral no trabalho é algo bem grave e prejudica a saúde do colaborador e o respeito que este precisa ter em seu ambiente de trabalho.

Além disso o assédio moral no trabalho ocorre de diversas formas, como você vai conferir abaixo:

  • Vertical descendente: esse tipo de assédio moral no trabalho ocorre quando um superior na hierarquia da empresa começa a apelidar ou constranger um subordinado;
  • Vertical ascendente: quando um subordinado encontra informações secretas sobre a empresa ou superiores e começa a usá-las como ferramenta de chantagem;
  • Organizacional: estimulação de competições agressivas entre colaboradores, feita pela própria empresa;
  • Horizontal: assédio moral realizado por colegas que exercem o mesmo cargo, mas que apelidam e debocham dos outros colaboradores. Nesse sentido, além dos problemas de saúde gerados, a própria empresa pode vir a sofrer com um clima desagradável.
assedio-moral-no-trabalho-lei-o-que-fazer Assédio moral no trabalho: Lei 2024, o que fazer e como provar

Lei 2024 sobre assédio moral no trabalho

Quem determina o crime de assédio moral no local de trabalho é o Código Penal, que em sua Lei 216 estabelece os critérios para assédio. Nesse sentido temos não apenas o assédio moral como também o sexual.

Em ambos os casos, o trabalhador será assediado, porém em um deles o assédio tem cunho sexual e o outro é moral. Portanto qualquer forma de constrangimento que vise diminuir ou conseguir uma vantagem sexual é crime.

Porém esse crime é ainda mais grave se o responsável pelo assédio tiver um nível superior na hierarquia da empresa. Além disso, se a vítima do assédio tiver menos de 18 anos, a pena irá aumentar ainda mais.

O ideal é que a vítima não fique calada, visto que apenas a denúncia é capaz de acabar com a situação. Para isso é importante descrever tudo muito bem e nesse momento você deve escrever tudo, com o máximo de detalhes possível.

Lembre-se de anotar todos os horários, datas, locais e nomes de quem realizou o assédio moral. Com isso você consegue informar as autoridades sobre o crime e provar de uma maneira mais efetiva.

Como faço para provar uma situação de assédio moral no trabalho

Em primeiro lugar é preciso acabar com o medo e o silêncio e denunciar o assédio moral no trabalho. Porém é importante que você saiba que deve provar o assédio moral, visto que a justiça trabalha com provas.

Nesse sentido você deve apresentar alguns documentos que comprovem o assédio moral e abaixo você confere o que pode usar:

  • Mensagens de e-mail;
  • Gravações;
  • Planilhas com as metas criadas pela empresa;
  • Gravação de cobranças ou xingamentos;
  • Testemunhas;
  • Mensagens de WhatsApp.

Portanto o colaborador que se sentir lesado por essas questões poderá usar e-mails e mensagens em apps como o WhatsApp. Além disso é importante que você saiba que situações de assédio moral são consideradas crime.

assedio-moral-no-trabalho-lei Assédio moral no trabalho: Lei 2024, o que fazer e como provar

Indenização

Sabemos que nenhum dinheiro é capaz de reparar os problemas causados pelo assédio moral no local de trabalho. Porém em alguns casos é preciso uma indenização para pagamento de tratamento médico.

Portanto converse com um advogado e solicite a abertura de um processo judicial e pronto. Em alguns casos a empresa pode ser obrigada a pagar até R$2 milhões, sendo isso uma ótima maneira de ser ressarcido dos danos causados pela má conduta. E lembre-se: assédio moral no trabalho é crime!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Assédio moral no trabalho: Lei 2024, o que fazer e como provar O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário