Atacado e Varejo: Qual a diferença e exemplos

Entender a diferença entre atacado e varejo pode ser muito útil, em especial na hora de realizar compras. No Brasil, temos ao nosso dispor diversos meios de comprar produtos, e vários deles ainda causam algumas dúvidas nos clientes.

atacado-e-varejo-qual-a-diferenca-e-exemplos Atacado e Varejo: Qual a diferença e exemplos

Fazer compras em supermercado pode ser uma atividade complexa, apesar de ser uma das principais necessidades humanas. E se você já ouviu falar em atacado ou varejo, mas não consegue distinguir os dois formatos, fique tranquilo pois isso é bem comum.

Por esse motivo, nós decidimos criar esse artigo, para contar tudo o que você precisa saber sobre as duas formas de venda, e quais são as principais diferenças entre elas. Além disso, vamos contar quais os benefícios de cada uma das opções.

Assim sendo, se você é um comprador assíduo, fique ligado no texto a seguir, pois vamos contar tudo o que você precisa saber sobre os sistemas de vendas.

Afinal, o que é varejo?

Para que você entenda a diferença entre atacado e varejo, você precisa entender o que cada termo significa. E em primeiro lugar, vamos falar do formato de vendas chamado de varejo.

Sempre que vamos a um supermercado comum, vemos poucas coisas no estoque, que visam atender o consumidor direto. Esse termo se refere às pessoas comuns, que compram produtos para consumo próprio, e por isso não precisam de grandes quantidades de produtos.

Portanto, se esse for o seu caso, você deve se dirigir a uma rede varejista. Um dos principais itens que essa modalidade oferece, é a assistência de compra.

Isto é, sabe quando você se dirige a uma loja e algum vendedor vem para te auxiliar e mostrar os produtos da loja? Pois é, esse é um grande exemplo de varejo, que além disso possui outra característica importante.

Assim se refere a quantidade que será comprada, pois o varejo atende a pequenas necessidades, para consumo diário ou mensal. Portanto, o estoque dessas empresas costuma ser reduzido, e as lojas costumam ser menores.

Porém, apesar do estoque ser reduzido, este ainda é bem vasto e com certeza irá atender a todas as suas necessidades.

atacado-e-varejo-qual-a-diferenca-e-exemplos-1 Atacado e Varejo: Qual a diferença e exemplos

E o que é atacado?

Agora que você já sabe o que é varejo, é hora de entender o que significa as vendas no atacado. Nessa modalidade de venda, muito usada em fábricas de roupas e também supermercados, o consumidor deixa de ser o final.

Portanto, as vendas costumam ter como foco revendedores ou restaurantes, que por sua vez oferecem os produtos aos consumidores finais. Enquanto o varejo tem como foco clientes que compram em quantidades menores, o atacado já é o oposto.

Ao se dirigir a um supermercado atacadista, por exemplo, será possível entender o que estamos falando mais de perto. No modelo varejista, vemos prateleiras com poucos produtos, e apenas para consumo próprio.

Nas opções do atacado, vemos prateleiras enormes, recheadas de produtos e caixas lotadas. Pois, nessa modalidade, as vendas costumam ser feitas pela quantidade e isso garante diversos benefícios aos clientes.

Um dos principais benefícios é que retira a necessidade do consumidor contatar a indústria que fabricou o item. O público-alvo dos atacados são aqueles que possuem CNPJ, e que não querem ter de negociar com as marcas.

Assim, o atacado realiza a compra e a negociação com a indústria e revende para o cliente varejista. Essa modalidade é uma das mais usadas por pequenos empreendedores, que estejam iniciando no mercado.

E um ótimo benefício desse modelo de vendas são os preços, que costumam ser bem mais em conta que no varejo. Portanto, se você quer comprar em quantidades maiores, essa é a melhor forma.

atacado-e-varejo-qual-a-diferenca Atacado e Varejo: Qual a diferença e exemplos

Atacarejo

Algumas redes de vendas criaram formas de unir os dois formatos de vendas, e daí surgiu um novo termo: o atacarejo. Nesse formato, que une as diferenças entre o atacado e varejo, garante que todos os tipos de consumidor serão atendidos.

Com base nisso, se você for consumidor final ou até mesmo possuir um estabelecimento, saiba que pode usufruir dos benefícios que esses dois modelos oferecem,

E sua principal diferença para os outros termos, é que os atacarejos conseguem oferecer preços mais baixos no atacado e varejo.

Exemplos de atacado e varejo

Agora que você já conhece os dois modelos e a união de ambos, é hora de conhecer os principais exemplos.

Dentre os maiores exemplos de varejistas que temos no Brasil podemos citar:

  • Casas Bahia;
  • Ponto;
  • Americanas e muitas outras marcas.

Além disso, podemos citar redes de supermercado como Extra e Carrefour, que apesar de venderem alguns itens no atacado, tem como foco o varejo.

Já nas redes de atacado, de fato, podemos citar:

  • Makro;
  • Assaí e a Megafort Distribuidora.

Esses são apenas alguns exemplos, que tiveram como foco as maiores redes do país, mas é possível encontrar muitas outras marcas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Atacado e Varejo: Qual a diferença e exemplos O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário